4 reviews liked by leafcrunch


Minha tentativa de emular esse software não foi bem-sucedida. O mais próximo que cheguei foi usando esse guia. O processo é complicado: você precisa usar um ramo experimental do emulador SIMH, um programa que simula computadores anciões como o PDP7, a máquina em que Space Travel foi criada. Esse ramo experimental adiciona a funcionalidade de gráficos vetoriais, essenciais para usar o programa em questão. Como se trata de um ramo experimental, você tem que compilar o programa em sua própria máquina. Depois, você tem que baixar e compilar o sistema operacional UNIX original, que passou por um engenharia reversa miraculosa feita através do escaneamento do código assembly original.

Com o emulador e o sistema operacional em mãos, é teoricamente só uma questão de usar os dois, logar no sistema (usuário e password "Ken") e iniciar o programa Space Travel digitando "st" no terminal. Foi no penúltimo passo que encontrei uma barreira até o momento intransponível. Eu até consigo iniciar a tela de login do UNIX, mas logo meu processador e memória RAM vão pro espaço e meu sistema fica completamente irresponsivo. Pelo jeito eu preciso de um computador da NASA para poder simular um computador da NASA de 50 anos atrás.

Depois de várias tentativas através de diversas semanas, me contentei com o mais próximo que poderia chegar de pelo menos me informar sobre ST, que seria assistir a uma vídeo do jogo em ação. Isso se provou mais difícil do que pensava. Se você digitar "Space Travel" no Google ou YT vai encontrar milhões de resultados não relacionado ao game, e a adição de palavras chave como "Ken Thompson", "Unix" ou "Game" só te mandam para o mesmo texto da Bell Labs ou um vídeo pouco informativo que não mostra o game em ação. Tive que vasculhar bastante para enfim achar um vídeo de alguém que sucedeu onde eu fracassei: este vídeo de 20 minutos com míseras 271 visualizações em que o autor, depois de fazer todo o processo que descrevi acima, conseguiu emular o game e gravou o resultado.

Eu falo aqui "game" de uma forma um tanto generosa. Space Travel está no limite entre uma simulação matemática e um brinquedo interativo. É certamente uma peça impressionante, mas não necessariamente lúdica.

Qual foi a importância de Space Travel para a indústria e cultura de games? Provavelmente, nula. É um artefato que nunca saiu de seu meio acadêmico e não há relatos de designers que jogaram ou sequer ouviram falar dele e decidiram reimplementá-lo depois em sistemas mais acessíveis - algo que aconteceu com Spacewar!, The Sumerian Game e Lunar Lander, por exemplo. Agora, qual se a pergunta for sobre a importância de Space Travel para a área de computação como um todo, a coisa muda de figura. Poder rodar esse game foi literalmente uma das forças motrizes por trás do trabalho de Ken Thompson. Prova de que gamers podem fazer coisas fantásticas para sustentar seu vício.

Bought to laugh at how bad it is, ended up kinda liking it for its quirky weirdness.

I went into it for fun and I ended up getting really into the game and low-key loved the characters as I found the story and world interesting but sadly each time it gets good it ruins the engagement for itself

might be a little biased here