Uma conclusão digna da saga. Seu design é mais próximo que o de Sorcery! 2, a começar pelo fato de se passar majoritariamente em uma única cidade, e o sucesso da quest depender principalmente da coleta de informações. Considerando que o segundo game foi meu favorito, isso é algo bem positivo para mim.

Algumas coisas apresentadas no game anterior ganham bem mais espaço aqui e há subversões no plot e mecânicas bem interessantes. No papel tinha tudo para ser o melhor da série e, num sentido puramente técnico, é difícil discordar disso.

Entretanto, ainda acho que o segundo game da série é o melhor, e esse aqui supera os outros por não muito. O problema? A recompensa.

Desde o primeiro game, Sorcery explicitamente deixa várias "sementes" no meio do caminho com a promessa de que veremos seus frutos no capítulo final. Chegado o desfecho da aventura, o resultado é... Não muito impressionante, para ser sincero. Talvez a culpa seja minha e minha experiência esteja sendo prejudicada por expectativas que criei. Talvez eu devesse considerar o jogo sob seus próprios méritos, não a partir daquilo que criei em minha cabeça. Mas talvez também eu pudesse ser um ser humano funcional, e estamos aí.

Dito isso, mesmo colocando minhas expectativas de lado, gostei mais dos encontros e as ramificações narrativas de Sorcery! 2 e até do 3 (que tem outros problemas, mas não vem ao caso). Não que o resultado seja ruim, muito pelo contrário: é uma história bem engajante e que valeu a pena experienciar.

Reviewed on Oct 22, 2023


4 Comments


6 months ago

your thoughts don’t really surprise me as i find that i rarely disagree with you and ALSO that this is how i feel about 80 Days as its runs funnel themselves into endings. i think i probably won’t mind as much here because i find the way Sorcery incorporates its bit of micro fiction a lot more satisfying than i do in that game but it’s easy for me to imagine the ways this will unfold even if i don’t know the specifics of how it will play out. as i always say, (privately, to myself,) an lpslucasps 3 stars is probably a poyfuh 4 stars

6 months ago

@poyfuh The lack of a good pay off didn't bother me very much with 80 Days, probably because that game was much more about the journey than the destination. That being said, part of the blame is certainly on me, for judging the game on the expectations that I created instead of on what it delivers.

6 months ago

Mesmo que parte da culpa seja sua, essa dificuldade de atingir expectativas é um risco que a obra aceita correr. Pelo menos quando fica jogando verde pro final da história.

6 months ago

Também fiquei um pouco desapontado com esse jogo, apesar de ter gostado dele.

Acho que no fim das contas havia uma tensão entre a fidelidade ao enredo original dos livro-jogos do Steve Jackson e a vontade dos escritores de trazer uma estória mais profunda e interessante. No fim das contas eles parecem ter buscado um meio-termo, tentando transformar o enredo original em algo além de um pretexto para as situações, mas sem alterar radicalmente a estória. O resultado foi que as partes originais (principalmente a história da Aliizi) se ressaltaram mais, mas o enredo não conseguiu alcançar todo o potencial para não divergir demais do original. Em uma realidade alternativa eu preferiria ter visto os escritores divergirem mais dos livros originais e criarem algo novo e mais interessante, mas imagino que para uma equipe de desenvolvedores com prazos e orçamento limitado deve ser algo difícil de conseguir.