Ótimo jogo para o início da série, recomendo bastante. É uma experiência de ação e plataforma espetacular que o jogo proporciona, além de ter uma ótima transição dos clássicos Mega Man de Nintendinho para um jogo intenso e rápido de SNES.
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

Mais evoluído que o primeiro da série, tem ajustes e mudanças mais chamativas, melhorias no designs de chefes e fases. Com a adição da mecânicas de parte do Zero, que é bem interessante.
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

O ápice da série Mega Man X na minha opinião. Tem de longe as melhores músicas de toda a franquia, os chefes e level design são sensacionais. Tem uma dificuldade maior que os outros, mas não é um difícil 'injusto'.
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

Jogo incrivelmente bem feito para a época, inovou em diversos fatores. Bem difícil porém não é injusto. Os designs das fases são muito bem feitas e a jogabilidade é realmente muito boa com várias perspectivas de câmera, alguns tendo side-scrolling e até uma visão frontal. O maior defeito do jogo na minha opinião é a física, que é muito pesada e 'inconsistente', mas de resto para oque a época proporcionava é realmente muito bom em quase todos os aspectos.

O ápice que Mega Man X nos ofereceu está aqui, o mais consistente, balanceado e divertido de jogar. Não é um jogo difícil (principalmente comparado ao MMX3) tem ótimas OST apesar de não possuir a melhor trilha sonora da serie na minha opinião e tem também o melhor level design da serie X, esse é um jogo que dá pra facilmente pegar e zerar em algumas poucas horas e se divertir. Simplesmente masterpiece.
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

Na minha opinião, aqui começa a decadência da série Mega Man X. O jogo é recheado de backtracking além de ter um história confusa e chega uma hora que passa dos limites tendo um efeito negativo na sua gameplay com o jogo, além de você ter que ter sorte para que o Enigma não falhe na sua operação depois de ter pego todas as partes entre as 16 horas. Um monte de personagens jogados do nada na série sem nenhum tipo de apresentação. A jogabilidade ainda continua muito boa de jogar, e a interface possui melhorias em comparação com a do X4. De resto não é um jogo ruim, porém tem um queda em comparação com seus antepassados.
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

O melhor de todos os Crash clássicos. Melhorou bastante coisas que o antecessor pecava, a física principalmente está muito melhor e mais jogável. O level design é tão bom quanto o primeiro, as fases também são bem mais fáceis que a do Crash anterior (oque não é um problema levando em consideração as dificuldades absurdas que algumas fases do Crash 1 tem). O controle de alguns novos gamemode são um tanto quanto esquisitos de controlar, como a mochila voadora e o urso, porém não acho que seja algo extremamente ruim, só dava para ser melhor.

Tente jogar isso por 1 hora e não se estressar. Jogo não é divertido de jogar, um dos piores jogos da franquia X (se não o pior). Level design desbalanceado, mecânicas confusas, algumas fases você é obrigado a resistir a uma grande quantidade de mobs que são praticamente impossíveis de desviar, oque deixa o jogo desinteressante e chato de jogar. As lutas deixam MUITO a desejar, um bom exemplo disso é a luta do High Max com a Blade Armor, que você precisa fazer os mesmos movimentos por mais de 5 minutos para que você consiga matar o boss. O maior acerto do jogo é nas OST que são muito fodas e pelo fato do Zero ser fudidamente apelão, oque deixa o jogo mais 'divertido'
Mastered em RA: https://retroachievements.org/user/zLunatiX

Um dos episódios mais insanos de toda a franquia When They Cry. Esse episódio introduz a personagem chamada Erika Furudo, que por sinal é genial a inserção dela como papel de detetive.

E o que não falta nesse episódio são momentos épicos, desde o balde água fria na Grande Cortes das Ilusões até o comeback MARAVILHOSO no último capítulo.

Aqui acaba uma das obras mais lindas e épicas que já tive oportunidade de consumir, e esse episódio não deixa a desejar em momento nenhum. Tudo oque umineko oferece de bom está presente nesse episódio. e o final.... ahhh esse final.

Era impossível criar um desfecho melhor que esse, simplesmente avassalador pensar que vai ser impossível encontrar uma obra melhor que essa.

2018

É bizarro como essa única bomba destruiu a saga X por completo, eles erraram em completamente tudo que tentaram nisso aqui.

Esse jogo é inacreditavelmente horroroso, eu não consigo acreditar que os desenvolvedores olharam para isso e acharam que dá pra lançar uma porcaria como essa. As cutscenes, dublagem, jogabilidade é absurdamente horrível, só de lembrar eu já fico enojado de tão ruim que é. Eles conseguiram errar até no menu, o menu desse jogo é uma das coisas mais irritantes que tem, nada prático e nada chamativo. Além disso, os intervalos depois que você termina uma fase até o menu de seleção de chefes ainda tem a proeza da Alia que fala todos os reploids e você é forçado a olhar um por um sem opção de avançar ou skipar.

Eles fizeram o favor de botar mira na porra do jogo, como se já não fosse suficiente ter que controlar essas pedra lentas que dizem ser os personagens ainda tem que prestar atenção onde mirar, e como se já não fosse o bastante eles ainda fizeram um level design horroroso que entope a tela de inimigo fazendo a mira ter uma convulsão em tudo que é inimigo.

O único ponto positivo (pois é, existe) é as OST, que sendo da serie MMX eles nunca decepcionaram nesse quesito.

Eu poderia escrever mais e mais defeitos que esse jogo tem (reploid rescue, X não estar disponivel de inicio, gráficos, chefes, e uma caralhada de outras coisas) mas não quero perder mais do meu tempo escrevendo algo com um jogo tão horrível.

Uma bela evolução em relação em quesito gráfico ao primeiro jogo. A parte gráfica é super mais bem feita e superior ao primeiro jogo (um adendo a fase do Hyleg Ourobockle que é simplesmente maravilhosa de bonita). Apesar de tudo, não é um jogo perfeito, sinto que fica cansativo nas últimas 3 fases dos guardiões (poderiam ter só feito um bossrush em uma única fase como no primeiro), e também o level design das fases são piores que a do primeiro, e creio que tenha poucos saves em relação ao tamanho das fases. Tirando isso é um bom game.

É um baita fanservice pra fan de Mega Man, admito que foi uma bela tentativa mas depois de algum tempo fica chato de jogar pelo sistema desbalanceado de grinding das fases fazendo ser extremamente repetitivo. Erraram por coisas bobas até porque os elementos que podiam fazer esse jogo ofensivo não foram mal utilizados (gatcha).