Minha relação com Persona 5 foi de "Jogo que nunca irei finalizar" para uma das melhores experiências que já tive com videogame. Sempre tive vontade de experimentar o jogo, mas me sentia intimidado pelo fato de o jogo exigir no mínimo 100h de jornada para ser concluído. Pois bem, entre idas e vindas, minha jornada se encerrou e com um sorriso no rosto, misturado com um certo cansaço que um jogo tão longo pode causar. Eu joguei apenas o primeiro palácio da versão vanilla de persona 5, então não sei opinar exatamente as nuances que as diferenciam de sua versão Royal (fora o palácio a mais e a extensão do desenvolvimento de alguns personagens).

Sobre a gameplay, é o melhor que um JRPG pode oferecer. Mesmo sendo relativamente complexo devido a quantidade exorbitante de sistemas concomitantes, me pareceu extremamente amigável a novos jogadores. Explorar o mementos é divertido, os palácios são interessantes (uns mais que outros).

A história tem alguns probleminhas ao meu ver, principalmente na sua escrita. Há algumas situações que eu considero relativamente problemático se tratando que a grande maioria dos personagens são menores de idade, mas nada que exatamente contamine a experiência. Os personagens são muito interessantes, sejam os protagonistas ou os antagonistas, mesmo que eu sinta falta de um protagonista (no caso, o próprio Joker) um pouco mais presente, tendo em vista que o personagem tem umas duas falas no máximo.

Falando especificamente dos palácios principais, infelizmente os dois primeiros são os dois que mais me interessei. Não que os demais sejam ruins, mas aquele sentimento de fascínio com os palácios foi diminuindo no decorrer do jogo.

Enfim, definitivamente um dos melhores jogos que já joguei e adoraria ter essa experiência novamente.

Reviewed on Nov 07, 2022


Comments