Sinceramente não entendi o hate. Eu curti os gráficos estilizados e os efeitos ingame dos veículos. Sei que é opinião, mas é o primeiro NFS em muito tempo que mostra personalidade e que pelo menos estão tentando.

A história realmente é bobinha, chega a ser engraçado como TODO diálogo é genérico e passa aquela vibe “how do you do, fellas?”, mas qual jogo da franquia foi diferente? Ninguém joga NFS pelo enredo. Não incomoda, não é importante.

Como o jogo funciona? Você tem um calendário semanal para correr, e precisa juntar grana para a Eliminatória no sábado. Toda corrida, ganhamos nível de procurado que vai de 0 a 5 e se mantém até finalizar o dia. Não podemos repetir as corridas, e caso seja preso no processo, perde tudo conquistado neste dia.

Como todo caixista, estou acostumado com Forza Horizon, mas cansado de como funciona. Ganhando 4, 5 carrões numa bandeja de prata sem nenhum esforço e atraindo “fãs” casuais alucinados com os gráficos, que depois de 2 corridas já abandonam o game, mas contam como estatística pra poder dizer que atingiu 20 milhões de players. Migrar pra Unbound teve esse lado bom, nada é fácil e a sensação de mérito próprio está sempre presente. Risco e recompensa, baby.

O “lado ruim” de migrar foi a qualidade técnica, senti que está uns 2 degrauzinhos abaixo, isso me incomodou no começo, achei a jogabilidade dura demais e quase dropei, mas tudo é questão de costume e não é tão ruim quanto me parecia, pouco tempo e já estava sentindo prazer nas curvas. O sistema de nitro é o melhor que já vi num jogo. Temos um turbo azul (adquire correndo na contramão) e um superturbo amarelo (saltos, drifts e pegando vácuo), e é necessário saber onde usar e como administrar porque a IA aqui é selva, vi gente dizendo ser quebrada quando senti que os adversários simplesmente utilizam os mesmos privilégios de nitro que a gente.

O jogo possui alguns defeitinhos chatos, mas nada me incomodou tanto quanto O NÍVEL 5 DE PROCURADO.

Honestamente não me lembro de odiar tanto algo num jogo. Tentaram fazer algo parecido com GTA, com helicópteros e umas 8 viaturas na sua bunda, mas aqui não tem o Trevor com uma RPG pra mandar tudo pra pqp. Está sendo seguido? Corra aleatoriamente pelo mapa por uns 10min ou se esconda no matinho pois todos os objetivos ficam bloqueados. O real problema é que mesmo após as perseguições pararem, o alerta continua até o final do dia. Teve vez que após todo esse processo, estava quase chegando num objetivo e SHAZAM CARAI, um policial à paisana me avistou (sim, nem sempre mostram a polícia no mini-mapa). Dei pause, inspirei... expirei... e repeti todo o protocolo ao invés de tacar meu controle na parede. Não é satisfatório, desafiador, ou divertido, é apenas CHATO e IRRITANTE, pois toma tempo que você podia estar correndo de verdade. Estendeu meu gameplay de 2 a 3x mais do que deveria pra completar a campanha.

Customização, músicas, design, dificuldade, as mecânicas... Need for Speed: Unbound se sai bem nas suas ideias. A polícia me deixou maluco, mas no geral o joguinho realmente me agradou, sendo o primeiro desde os clássicos de PS2.
Acho que vale a pena dar uma chance já que está free no EA Play. Quase comprei antes de entrar no Vault por 100 janjas, e mesmo assim não tenho a sensação que me arrependeria.

Reviewed on Aug 07, 2023


2 Comments


8 months ago

Eu acho a estética que eles adotaram pra esse jogo muito bonita, é provavelmente o melhor Need for Speed em um bom tempo.

8 months ago

@Bertolomeu, muito gente descendo o pau nisso enquanto eu fiquei coletando coisa no mapa pra desbloquear outros efeitinho pros carros kk