Reviews from

in the past


the atmosphere and themes of this game is amazing especially while playing during cold rainy nights ... definitely had panic attacks getting chased by Chris Walker for the first time ..

The best horror game ever imo. That shi got my blood PUMPIN.

𝐎𝐁𝐒: 𝐀𝐒 𝐕𝐄𝐙𝐄𝐒 𝐐𝐔𝐀𝐒𝐄 𝐒𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄, 𝐄𝐔 𝐏𝐎𝐒𝐒𝐎 𝐂𝐎𝐋𝐎𝐂𝐀𝐑 𝐔𝐌 𝐒𝐏𝐎𝐈𝐋𝐄𝐑 𝐀𝐈 𝐍𝐎 𝐌𝐄𝐈𝐎, 𝐄𝐍𝐓𝐀𝐎 𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐏𝐎𝐑 𝐒𝐔𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐏𝐑𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐀 𝐄 𝐑𝐈𝐒𝐂𝐎.

SUSTINHOS UI UI UI... (TOME CUIDADO COM A PERFEITINHA DO FALLENZÃO ELA É FATAL)

Enfim partindo pra review, eu não sou um dos maiores apreciadores de jogos de terror maaaaaas de vez em quando eu gosto de tomar uns sustinhos, e Outlast é isso ele sim possui uma história bem trabalhada por trás que por sinal não é bem explicada pelos personagens e sim por textos que você encontra pelo mapa ao decorrer da jogatina, e pra ser bem sincero eu curti bastante essa experiencia pois NUNCA tinha realmente terminado nenhum jogo de terror na minha vida (sim eu sei que LITTLE NIGHTMARES é considerado terror, mas estou falando de jogos que realmente querem te deixar com medo não que little nightmares não queira, A FODA SE VOCÊS ME ENTENDERAM), e eu levei muitos sustos mas as perseguições era oque mais me deixavam com medo a sensação de ter alguém te perseguindo é horrível, e ainda bem que não lotaram de jumpscare se não ficaria chato.
Agora falando um pouco sobre a gameplay, os gráficos são ok até porque a maior parte do jogo se passa no escuro e tu nem nota se ao teu redor tá bonito ou não, a movimentação é bem boa, e bem perto da realidade, e não tentando transformar o protagonista em um Superman.
Afinal você está lá apenas para filmar e relatar os acontecimentos depois, e você não é nenhum tipo de lutador ou herói então apenas se esconda e fuja.
Não tenho muitos pontos negativos, até porque não tenho muitos parâmetros pra esse gênero já que não joguei muitos jogos nesse estilo.

PORPETÃO DO KARAIO me perseguiu até o final esse MALDITO🤬🤬!

E não enche o saco falando que faltou isso ou aquilo, apenas falo oque lembro que no caso é quase nada.

Enfim essa é apenas a opinião de alguém que ama jogar vídeo jogos☝️🤓.

Проходил на иксбоксе по подписке. Купил на PC, чтобы поддержать разработчиков, ибо они этого заслуживают. Даже спустя 10 с лишним лет Outlast ощущается и играется отлично. Такая концентрация шокирующего контента и жуткой клаустрофобной атмосферы до сих пор нигде не была нигде мной замечена. Разве что в других проектах Red Barrels.

was hyperfixated with this game back in 2013-2015. 100% this game and did some for fun speedruns too, many inside jokes with my cousins with this too.

É comum hoje em dia olhar pra Outlast apenas como um jogo que tenta te surpreender com sustos datados e te entreter com um loop de gameplay pouco variado, mas honestamente eu acho esse um dos melhores jogos de terror já feitos por tudo que ele se propõe a fazer e por não tentar ser algo a mais que isso, ele faz coisas básicas de uma maneira tão boa e cheia de personalidade que o torna um clássico, ele prova que uma obra não precisa ser super genial ou inovadora para ser uma experiência divertida e marcante.

Seu ponto alto é sem dúvida sua atmosfera, que é bem apresentada com sua trilha sonora que provoca ansiedade nos momentos calmos da gameplay, mas que também provoca desespero quando você está sendo perseguido/procurado por algum dos vilões desse jogo. Outlast tenta o tempo todo de passar uma sensação de desolação, e a trilha sonora com violinos contrastantes com barulhos altos e metálicos nunca falha em te proporcionar isso.

(Leves spoilers nesse seguimento, nada demais, mas vale apena avisar)
Os vilões são uma das partes mais memoráveis de Outlast, claro que ninguém lembra do paciente aleatório que te segue em uma parte, mas o Chris Walker, os Gêmeos, o Doutor e o Walrider certamente ficam na sua cabeça quando você termina ou re-joga esse jogo, é fácil sentir empatia com essas pessoas que ainda que tentem te matar o tempo todo, são todas vitimas da Murkoff e não merecem todo o sofrimento que passaram, as vozes dos vilões também são ótimas e os tornam memoráveis. O barulho fantasmagórico que o Walrider faz quando aparece, o som das correntes do Chris Walker e o barulho antes da trilha sonora dele iniciar, até mesmo algo simples como o som da tesoura do Trager e suas falas sobre economia (ou seja lá que ponto ele queria provar quando ele cortou alguns dos meus dedos) mesmo essas coisas básicas tornam os vilões carismáticos e também influenciam na gameplay, avisando quando eles estão próximos.

Todas as partes do asilo são sujas e em ruinas, contribuindo para o ar claustrofóbico que o jogo passa, o cenário te dá opções de correr e se esconder que permitem que você ainda possa sobreviver mesmo após ser encontrado, porém nunca te dá espaço o suficiente pra se sentir seguro, além do mais, ao invés de uma lanterna clichê para te ajudar a explorar os cenários pouco iluminados, o jogo te dá uma câmera de visão noturna que não só o torna mais "único" como também permite seu protagonista silencioso se expressar com suas notas caso você esteja com a câmera ligada durante cenas específicas.

É verdade que os jumpscares bregas acabam diminuindo um pouco a eficácia desse jogo em criar tensão, mas ainda sim todo o trabalho e cautela que é tido nos personagens, lore, trilha sonora e design não pode ser ignorado por um problema tão bobo (e a frequência de ditos sustos não é tão grande quanto a de Until Dawn por exemplo😒)

Em conclusão, eu não acho que a repetitividade de Outlast é um problema já que ele é relativamente curto. Eu também discordo de quem diz que os sustos escriptados diminuem a qualidade do jogo, eu acho a atmosfera dele incrível e admiro todo o trabalho envolvido na criação de sua história e em como ela é contada, em geral esse é um dos meus jogos de terror favoritos de todos os tempos e eu acho a DLC ainda melhor que o jogo base, não posso dizer o mesmo da continuação já que não cheguei tão longe nela. (OBS: Eu recomendo pra uma primeira jogatina o modo Difícil ou Pesadelo, esse jogo não é tão difícil e no normal você tem muitas baterias.)

Outlast remains as one of the pillars of horror gaming years later, despite the franchise's overall lack of success.
It is scary, tense and you never feel safe. In a game where you cannot fight back, Outlast uses the limited defense against you at every turn.

I love this game so much. I'm so sad I didn't play this game sooner. Outlast is now on my shrine of best horror videogames ever. Love the story, aesthetic, and run away and hide gameplay. If you love horror video games and haven't played Outlast, stop now and play it.