Veredito: Muito estranho, mas é bom, só não precisava ser Sonic.

Imagine Sonic 3D Blast. Agora imagine Sonic 3D Blast sem sessões de plataforma, sem a sensação de velocidade, e com foco em puzzles de explorar a sala, a la Zelda. Este jogo é literalmente isso.

Você não tem pulo, só spindash. Você não corre, só anda e dá spindash. Cada fase tem só um objetivo: encontrar 3 chaves e depois achar a saída dentro do limite de tempo. E rolam umas fases bônus pelo caminho. O limite é sempre bem curto mas as fases são bem rápidas (de 30 segundos a 3 minutos por fase) então isso nunca vira um problema. É um sistema bem arcade, próprio para um portátil sem sistema de salvar: você tem que ser rápido na busca pelas chaves e ter um bom senso de direção. Tem até um extra no final pra quem zerar de perfect.

Os puzzles e labirintos são decentes, os inimigos e chefes são bons o bastante. Com exceção das últimas 2 ou 3 fases, que são obtusas pra caralho e que cada chave tá escondida atrás de 5 bullshits diferentes, a priori este era pra ser um jogo sólido.

O único problema mesmo é... cara, por que isso é um jogo do Sonic? Não é só a jogabilidade. Mas toda a parte visual, sonora, o enredo, os chefes, nada aqui lembra Sonic. Eu não acho ruim os spinoffs da franquia serem experimentais, não ligo mesmo. A lentidão de Tails Adventure e as mecânicas de Sonic Spinball não me incomodaram em nada. Mas esses jogos ainda pareciam spinoffs de Sonic, por mais defeitos que tivessem eles ainda davam a sensação de fazerem parte desta franquia.

Sonic Labyrinth só dá a sensação de um jogo bacaninha que poderia ser qualquer coisa, mas enfiaram Sonic pra ver se vendia mais. E esse, pelo menos pra mim, foi o grande calcanhar-de-Aquiles dele.

Reviewed on Aug 30, 2023


7 Comments


7 months ago

Eu gosto de chamar jogos assim como: Jogos B
Que é quando uma franquia grande faz um jogo menor em um estilo completamente diferente do habitual e não se preocupa em torna esse novo jogo familiar para quem consome a franquia, Super Mario tem vários exemplos disso, tipo Dr Mario???
Antigamente isso era bem vantajoso, dava a oportunidade pra franquia se expandir, e eles não gastavam tanto, só tacavam o personagem lá msm

7 months ago

Finalmente alguém que achou esse jogo ok, eu não acho ele ruim, pelo contrário é bom mas também penso que é meio distante de um jogo do Sonic.

7 months ago

@Lipeli O problema pra mim foi que este nem de longe foi o 1° spinoff, Sonic já teve trocentos jogos B antes desse, e todos eles se encaixavam bem no universo do ouriço. Nesse sentido, Labyrinth é uma anomalia, e foi isso o que me incomodou.

6 months ago

Joguei quando criança e lembro de achar o pior jogo que já tinha jogado na vida. SINIC LENTO? PQ SONIC ENTÃO? E é isso mesmo que você falou, pra vender. Você é um dos primeiros que vejo não falar que é horrível, e deu até uma vontadezinha de revisitar pra ver como é de verdade... mas daqui a pouco passa.

6 months ago

@noventaporcento Cara, eu me esforço pra avaliar os jogos pelo que eles são. E não pelo que eu queria que eles fossem, isso não é justo e não tem graça. Olhando por esse lado, Labyrinth é um joguinho arcade de labirinto bem sólido, com 3D isométrico e claras inspirações nos Donkey Kong e Pac-Mans da vida. Se ele não fosse Sonic, com certeza eu teria pegado muito mais leve.

A lentidão ABSOLUTAMENTE não me incomoda, primeiro porque é um spinoff (por isso até que não achei a lentidão de Tails Adventure um defeito também) e segundo porque o spindash resolve bem isso. Joguei com o dedo frenético no spindash e nunca senti que o jogo tava me obrigando a ir devagar, quando eu ia devagar é porque eu queria.

6 months ago

Você tá certíssimo. Se a ideia é avaliar o jogo em si, o que vale é o que ele é. Mas vai fala isso pro meu eu de 8 anos kkkkk
Mas justamente por você ter dado esses pontos positivos deu um pouco de vontade, mas também, se não fosse Sonic eu NUNCA iria atrás de um jogo desse.

6 months ago

@noventaporcento Pior que eu também não, hahahaha

Mas pra ser justo, a culpa não é só nossa. Porra, O QUE É que a Sega preservou do Game Gear hoje em dia além do Sonic? XD