Veredito: Um experimento científico que deu MUITO certo... mas ninguém gostou.

3D Blast sofre da mesma sina de Sonic Spinball: todo mundo odiou, então acabou não dando em nada. O que é uma pena, pois é o Sonic mais experimental até então, e eu adoraria ver a franquia continuar tentando coisas inusitadas. Mas parece que sou exceção, e todo mundo só quer um Sonic feito do jeito 'certo', e tudo o que foge a esse padrão precisa ser condenado e jogado no lixo porque é 'errado'.

Fazer o quê.

3D Blast é a 1ª tentativa de fazer um Sonic 3D, ainda no Mega Drive! Fazer um jogo de plataforma isométrico é extremamente difícil, e fico feliz de ter gostado tanto do resultado final. Algumas coisas incomodam: não tem Super Sonic e a câmera deveria ficar um pouco mais longe (não sei se ambas as coisas eram possíveis com a tecnologia de 1996), e agora em retrospecto fica óbvio que a mecânica dos flickies é completamente desnecessária.

Mas fora isso... é Sonic em 3D! Loopings, velocidade e sessões de plataforma em 3D, cara! E isso no mesmo console que lançou Sonic 1! Eu era muito criança na época pra saber, mas certeza que isso parecia bruxaria. Mano, aquele vídeo de abertura parece surreal até pra mim agora, que acabei de rezerar Sonic 1 e 2 em pleno 2022. Tecnomancia pura.

O espírito de Sonic foi muito bem traduzido pro 3D isométrico, tanto visual e sonoro (que delicinha as paisagens e músicas!) quanto as mecânicas. É curioso pensar que o caminho seguido pelos Adventure (e pelo que veio depois) poderia ter sido completamente outro se tivessem bebido dessa fonte.

Reviewed on Jul 26, 2022


24 Comments


1 year ago

PS: Graças aos fãs, hoje é possível jogar ele com Super Sonic e sem a mecânica dos flickies!

https://info.sonicretro.org/Super_Sonic_in_Sonic_3D

Certeza que vai ser a versão que vou jogar da próxima vez. =D
O maior problema que esse jogo tem é possuir a palavra "Sonic" no título. Se não fosse por isso, talvez seria bem mais aclamado na forma de Flickie 2.
E Jun Senoue, te amamos.

1 year ago

Pô, mas esse jogo não tem nada a ver com o Flicky original.

E ele é bem focado em velocidade, o que fode é a mecânica da coleta de bichinhos. Tirando isso, acho que encaixa bem como um spinoff de Sonic. :v

...Jun Senoue não trabalhou nesse, acho. =P

1 year ago

Também gosto bastante do 3D Blast apesar dele estar longe de figurar entre meus jogos favoritos da franquia.

Só gostaria de reafirmar e concordar com o que você disse sobre a experimentação. Sonic sempre se destacou entre as demais franquias de plataforma do mercado por justamente almejar ser diferente, seja em mecânica, gameplays ou narrativa.

Sonic Adventure ousou em trazer o ouriço para um mundo mais realista com um foco em narrativa nunca antes visto nos jogos do gênero. Sonic Heroes trouxe gameplay em equipes. Sonic Riders foi um jogo de corrida com pranchas voadoras e muito único mecanicamente. Sonic Unleashed tenta misturar plataforma com hack'n slash e por aí vai.

É inegável a importância que a experimentação e diferenciação teve em estabelecer a identidade da franquia assim como na consolidação de uma das fandoms mais apaixonadas e dedicadas que já vi.

Li sua análise sobre o Spinball e, por mais que eu não goste do jogo, concordo que muitos "fãs" fazem um rebuliço tremendo pela aparente "fuga da fórmula da franquia" quando o jogo É UM SPINOFF.

É triste ver o quanto isso impactou os últimos jogos do Sonic, principalmente os que foram lançados na última década triando algumas exceções como Lost World e Boom mesmo com o fracasso de ambos. Felizmente, me parece que a SEGA está voltando a experimentar com o Sonic Frontiers.

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

Assim, teve uma época que todo Sonic era diferentão dos anteriores. Depois de Heroes teve Shadow, e depois Secret Rings e Sonic 2006, pouco depois teve Unleashed, depois Lost World, etc

Mas acho que a tentativa de traduzir o espírito de Sonic para gêneros diferentes meio que miou com o fracasso crítico dos spinoffs. Quantos RPGs tiveram depois do Dark Chronicles? Os únicos spinoffs que vingaram foram os Racing e os Riders. E a Sega sugou tudo deles até não poder mais.

1 year ago

Tô zerando ele e é estranho como acho ele super legal e diferente ao mesmo tempo. Tipo, não é ruim, só é MUITO DIFERENTE. Também sinto muita dificuldade em me localizar em algumas fases pelo 3D e pelo tamanho do mapa.

Passei da metade do jogo hoje, to curtindo o experimento diferente da SEGA.

1 year ago

Sim, dá uma sensação MUITO ESTRANHA comparado com os clássicos, hahahaha! XD

Da próxima vou jogar com o Super Sonic e sem os flickies pra ver a diferença.

1 year ago

Sonic 3D Blast é um bom jogo, os visuais são excelentes, a trilha sonora é muito boa, pegar os Flickys pode ficar bastante repetitivo com o tempo, ele não é o melhor jogo da série, mas acho que merecia mais reconhecimento.

1 year ago

A fanbase de Sonic deve ser uma das mais controversas da história. Eu ainda não joguei nem metade dos jogos do ouriço pra opinar, mas tudo que foi lançado depois do 3 tem no mínimo algum criticismo, seja o que for, só por ser diferente.

3D Blast parece ser bem bacaninha pelo que vi, irei jogar algum dia.

1 year ago

@Hunyoshi, a fanbase do Sonic é um lixo mesmo.

1 year ago

A fã-base de Sonic tem fama de ser briguenta e tóxica, mas na minha (pouca) experiência com ela não vi nada disso. O que vi foi um monte de gente só com opiniões diferentes mesmo. O que me chamou atenção nela foi essa diversidade, além de paixão enorme pela franquia e uma criatividade e talento sem limites.

1 year ago

Hoje as opiniões são tão diversas que até a trilogia clássica do Mega Drive tem seus críticos, e até Sonic 2006 e Shadow the Hedgehog têm seus fãs! XD

As voltas que a Terra Plana dá, hahahaha!

1 year ago

Passando só pra corrigir minha resposta ao @noventaporcento: realmente, Jun Senoue trabalhou nesse sim.

Tá explicado como a música da 1ª fase dele foi parar na Windy Valley do Adventure 1. =P

1 year ago

@CDX fãs de Sonic 2006, nunca pensei que eu me encaixaria nisso.

1 year ago

@Geno123 Pra você ver, hahaha

Agora o próximo passo é ficar fã de Heroes? 👀
Só vi a resposta 6 meses depois...
Mas sim o Jun Senoue compôs a versão do Mega e reutilizou várias músicas no futuro, justamente por achar que não teve o reconhecimento que merecia.
O que vocês falaram sobre a experimentação tá certíssimo, e vimos a volta disso com o Frontiers, mas espero que consolidem esse gameplay e deixem isso mais pros spin-offs. Ainda assim acho que esse jogo não combinou muito com o personagem, justamente pelos flickies.
E boa sorte pra quem desejar me explicar como dá pra ser fã de Heroes.

1 year ago

Quando puder, @noventaporcento, joga ele com alguns dos mods que retiram a mecânica dos flickies e me diz o que achou.

Sobre Heroes, eu sempre zoo o @Geno123 com isso, hahaha. Mas pra ser sincero, zerei ele só 1 vez ainda na adolescência (algo entre 2005 e 2008) e lembro que gostei na época. Nada excepcional, mas um jogo do Sonic sólido e divertido. Tou curioso pra ver o que vou achar quando rezerar na jornada atual pela história da franquia. XD
Um dia quando eu entrar nessa jornada dos spin-offs, farei isso, que com certeza deve ajudar muito.
E o Heroes... eu tento gostar, mas num dá!

1 year ago

@noventaporcento Você tem que entender que os verdadeiros Heroes são os amigos que fizemos pelo caminho. :v

1 year ago

@noventaporcento "quando eu entrar nessa jornada dos spin-offs"

[Tails Adventure curtiu esse comentário]

1 year ago

Amigo, acho que você vai ter que se contentar em ser a última pessoa que zerou esse jogo até o fim dos tempos apartir de agora

1 year ago

Jamais!!!