Veredito: Delicinha de coletaton.

Tinykin é daqueles que te fazem lembrar por que você gosta de videogame, ele traz aquela alegria boba e descompromissada de só pegar e se divertir. Tudo é uma delícia de fazer: as sessões de plataforma, a mecânica dos tinykins, explorar o cenário, caçar colecionáveis... tudo. É um coletaton típico, com duas novidades: a direção visual e a influência de Pikmin.

Tu tem o tamanho de um inseto, todo mundo menos você são insetos (inclusive não tem inimigos) e o jogo todo rola numa casa, sendo que refuncionalizaram os cômodos: a 1ª fase é a sala mas os percevejos construíram um templo religioso, as traças fazem festas no banheiro que os besouros limpam depois, e por aí vai. Aí você tem que explorar armários, camas, dispensas, e tudo parece um desenho animado - inclusive apesar do mundo ser 3D, o visual dos personagens é 2D. Tudo é bem aconchegante. Dá um sentimento muito grande de Toy Story.

Aí vêm os tinykins. Sabe como em outros coletatons você vai ganhando poderes ao longo do jogo (as técnicas em Banjo-Kazooie e os chapéus em A Hat in Time) pra acessar lugares novos? Aqui, quase tudo usa dezenas de criaturinhas ainda menores que você, cada tipo com uma habilidade diferente. Quer levar um bolo pro forno? Os tinykins carregam. Abrir uma passagem? Eles explodem ela pra você. Subir ali? Viram uma escada. Tudo funciona bem redondo, e eles são super fofos.

Algumas análises me deram a impressão de que Tinykin era PUTA QUE PARIU QUE JOGO FODAAAA mas, no duro, comigo foi só um jogo normal e gostosinho de jogar. Muito, MUITO gostosinho de jogar. ❤️ E sinceramente, acho que prefiro assim. Às vezes eu não quero algo incrível e fenomenal. Só quero ser feliz com um joguinho gostoso. E nisso Tinykin acertou em cheio.

Reviewed on Oct 16, 2022


7 Comments


1 year ago

Uma curiosidade besta é que deve ser a 1ª vez que jogo algo no ano de lançamento desde... o GameCube, acho? XD

1 year ago

Outra curiosidade idiota que acabei de perceber: botaram um microscópio na capa, mas não tem nenhum microscópio no jogo. XD

https://i.imgur.com/19ygPNr.jpeg

1 year ago

o plot twist é que NÓS SOMOS O MICROSCÓPIO (foi ruim essa dsclp)
Esse jogo é muito bonitinho.

Eu quase nunca jogo games no ano de lançamento, mas caraca, DESDE O GAMECUBE? O_O

1 year ago

@noventaporcento Acho que o último foi Resident Evil 4 ou Rock Band 1, uma porra dessas. =P

1 year ago

QUASE joguei Zelda Breath no final de 2017, mas olhei aqui no histórico de mensagens e só peguei ele emprestado no começo de 2018 mesmo. =P