Veredito: continua tão bom quanto sempre foi.

É engraçado pensar que RE4 virou um clássico. Quando lançou, alguns fãs de longa data da franquia criticaram que ele "era um bom jogo, mas não um bom Resident Evil". E saindo do remake do 1 direto pra esse, dá pra ver.

Enquanto os RE clássicos focavam muito mais numa atmosfera tensa e amedrontadora, que te deixava com o cu fechadinho enquanto pensava qual a melhor rota pra atravessar um mapa enorme sem encontrar zumbis, e o que levar pra estar preparado ainda deixando algum espaço no inventário pra uma possível chave... Resident Evil 4 é um jogo de tiro e ação, ponto. É um jogo que logo no tutorial você já tá alucinado tentando não morrer pra camponeses furiosos que te encurralam numa casa enquanto um maluco com uma motosserra faz de tudo pra decepar a tua cabeça.

Antes de RE4, era impensável na franquia um jogo super linear e que nunca falta munição, onde você não é só um humano frágil com uma pistolinha e sim uma máquina de guerra capaz de dizimar hordas de inimigos em poucos minutos.

Talvez na época os fãs dos Resident Evil clássicos tivessem um ponto válido (só ver o sucesso que foi o remake de RE2, que trouxe de volta a prioridade em te deixar com o cu na mão) mas não dá pra negar que RE4 é um puta jogo FODA no que ele quer ser. Não existe NENHUM momento de tédio neste jogo. Você mal se livra do cara da motosserra e já tá dizimando uma multidão com um rifle, você sobrevive por um fio em uma das melhores sessões de tower defense já feitas e logo depois têm 3 catapultas jogando bombas pra te matar. Nenhuma das suas armas é desperdiçada, nenhum inimigo ou chefe é chato, e você sempre tá com os nervos à flor da pele tentando sair vivo das situações mais cabeludas possíveis.

Minhas únicas reclamações mesmo são a sexualização de uma adolescente (não tããão acentuada, mas mesmo assim) e que a história é uma bosta. Agora que RE4 virou um clássico, galera acha a tosquice charmosa, mas a real é que o Leon não passa de um bobão com diálogos patéticos - "Vidas de insetos não se comparam a vidas humanas!!!" - que gosta de fazer piadas medíocres com um penteadinho ridículo. E pensar que o Leon dos jogos anteriores era um personagem tão bom...

De resto, continua um jogão e é provável que continue pra sempre. Ansioso pelo remake.

Reviewed on Aug 09, 2023


18 Comments


8 months ago

Sobre os diálogos patéticos, o que dizer de todas as interações do Leon com o Salazar? Kkkkkk

8 months ago

PS: A parte da ilha é tão redondinha quanto todo o resto do jogo. Vocês que são uns frescos com alergia a QTE. =P

8 months ago

@OGabrielMac77 Certeza que os dois estão secretamente competindo pra ver quem consegue ser mais imbecil. XD

- Mandei meu braço direito ir cuidar de você.
- Ué, seu braço direito sai?

8 months ago

Eu era mto novinho qnd joguei RE4 pela primeira vez e foi meu primeiro da franquia. Então não tenho vergonha de falar que pra um jogo de terror ele também funcionou muito bem pra mim na época.

PS: "...mas a real é que o Leon não passa de um bobão com diálogos patéticos". HOW DARE YOU???

No fundo sei que é verdade, mas eu amo essa cafonice dele, hehe

8 months ago

@OGabrielMac77, eu devo estar numa parte muito profunda do Backloggd pra alguém falar que não curte aqueles diálogos toscos e maravilhosos entre Leon e Salazar.

8 months ago

@CDX, cara eu literalmente coloquei essa piada do braço direito como exemplo na minha crítica do porquê eu amo o Leon, não fala mal dela na minha frente não, faz o favor.

8 months ago

@yLucas às 23:59:
- COMO OUSA falar mal da breguice do jogo???

yLucas à 00:00:
-...tá bom, eu sei que é verdade, mas vamos fingir que é mentira, faz favor.

:v

8 months ago

Falando sério agora: até acho que tem uma pitada de terror no RE4 que funciona bem, principalmente por causa da direção visual e sonora. Ele faz um uso muito competente do grotesco, a 1ª vez que morri com ácido na cara fiquei bolado com aquela cara toda cheia de corrosão do Leon.

Mas não dá pra negar que é uma pegada muito diferente dos jogos clássicos, com seu gerenciamento de recursos escassos e vibe amedrontadora em mapas labirínticos.

8 months ago

UN FORASTERO

8 months ago

@yLucas eu AMO a galhofa e os diálogos toscos, para mim esse é o charme e esse exemplo que o CDX deu é, de longe, o melhor de todos. Amo tbm quando o Leon manda o "não me lembro de querer fazer parte do seu script de merda". Po, isso é maravilhoso demais kkkkkk

8 months ago

Nunca joguei nenhum RE mas esse parece o mais legal.

8 months ago

O engraçado é que se antes era uma afronta dizer ''RE 4 é um bom Resident Evil'', hoje em dia a afronta é não gostar do jogo em si KKKKKKKK

E eu também concordo sobre a Ilha ser redondinha, sempre gostei dela tanto quanto o resto do jogo. Eu gosto... eu gosto dos diálogos patéticos... e eu estou vendo os caras falando sobre você ter achado os diálogos ruins mas ninguém refutou sobre o que você disse sobre o penteado do Leon... absurdo!

8 months ago

Boa review mano, concordo com quase tudo menos na parte do Leon, pra mim ele antes de RE4 só existia, não acho muito carismático ou interessante, ele só ta lá, e até gosto bem mais da Claire em RE2. Já em RE4 o Leon é de longe meu personagem favorito da franquia, eu amo o humor pastelão e debochado dele nesse jogo, sempre zoando com os vilões ao mesmo tempo tempo que consegue ser legit badass sem parecer só um personagem bobo e engraçado, pra mim é basicamente o arquétipo perfeito de protagonista de filme de ação galhofa, e a história ser esse clichê meio idiota só agrega pra esse clima todo, pq tu ve que a história é propositalmente galhofa e clichê, e eu adoro essa porra em RE4. Ah, o corte de cabelo do Leon nesse jogo também é muito foda, cabelinho de emo brabo, é tão iconico sapoha que levou pro resto da franquia esse cabelo dele ai kkkkkk concordo que é ridiculo, mas sei la, pra mim essa é a ideia msm

8 months ago

@IgorSales Pô, acho que o Leon do RE2 original era um bom personagem sim. Não era FANTÁSTICO mas dava pra empatizar com ele tentando salvar quem podia e com o arco que ele tinha com a Ada. No RE4 ele TENTA ser um badass de filme de ação, e nas cenas de ação até consegue, mas os diálogos estragam tudo.

Dito isso, muitos anos já que joguei o RE2 original então posso estar lembrando errado.

8 months ago

N senti dialogo patetico jogando o remake, como eram os originais

8 months ago

@CacadordeMaraja Mais um motivo então pra eu ficar ansioso pra jogar ele. =P

4 months ago

real!