Essa é a minha primeira análise do ano e vou começar com o infame Sonic the Hedgehog ou Sonic 2006 para os preguiçosos de plantão, comprei o jogo no natal do ano passado, ele é bastante controverso, já que foi lançado nos 15 anos da série e desapontou todos por não cumprir os requisitos mínimos de um jogo tecnicamente decente, infelizmente ele manchou a reputação da série por uma série de motivos, considerado como um dos piores jogos do Sonic de todos os tempos, Sonic the Hedgehog sofreu duras críticas na época, além de ter sido um dos jogos da série principal que menos venderam.

No começo do desenvolvimento, Sonic the Hedgehog seria um jogo bastante ambicioso, ele tinha a intenção de ser o MELHOR jogo da franquia, sendo o Sonic Adventure 3, porém o desenvolvimento teve vários problemas, por exemplo o prazo curto e a inexperiência do Shun Nakamura foram os principais problemas, resultando no jogo que todos conhecemos.

Falando dos gráficos, eles são bastante estranhos, os modelos dos personagens são muito bem feitos, podemos ver nos sapatos do Sonic que são bastante detalhados mas ao mesmo tempo os humanos são bastante esquisitos e bizarros, principalmente a princesa Elise, o rosto dela nas cutscenes é muito feio, os cenários também não são bonitos, as Town Stages são bem simples e faltam detalhes, a floresta de Soleanna é o maior exemplo disso, já que possui um enorme campo no meio da floresta porém super vazio e feio.

As Cutscenes também são hilárias de ruim, eles se movimentam de um jeito muito duro e as vozes não estão sincronizadas com o movimento da boca dos personagens, além algumas quedas de FPS, detalhe que não estou falando das Cutscenes feitas pela Marza Animation, porque essas daí são lindas demais, até para os dias de hoje.

O jogo possui três histórias principais, começando pelo Sonic, ele possui de longe o PIOR enredo dos três ouriços, já que podemos resumir a história sobre o Eggman sequestrar a Elise e o Sonic precisa salvar ela e é bastante vergonha alheia, principalmente nos momentos de "romance" entre o Sonic e a Elise, eu tenho muitos problemas com isso, o fato do Sonic ser um ouriço e a Elise ser uma humana realista não ajuda nem um pouco, ainda mais vendo as proporções dos dois personagens serem bem diferentes, outra coisa também é que eu fico com uma super pena da Amy, sempre achei ela bastante injustiçada nos jogos principais e nesse jogo é de longe a pior participação dela.

Se a história do Sonic é super cringe, a História do Shadow é muito boa, começando pelo próprio Shadow, ele mudou bastante nesse jogo comparado ao jogo passado por conta dos eventos finais, ele não é mais aquele Edgy estúpido, agora ele é um agente da G.U.N. mas não perdendo a essência do personagem, sendo assim a melhor participação do Shadow na minha opinião, a Rouge e o Omega também possuem uma participação importante, mas o ponto alto da campanha do Shadow é o novo vilão chamado Mephiles, ele é bastante carismático e perigoso.

E por último a história do Silver, eu achei bastante divertida, principalmente por envolver o futuro e o passado por conta da destruição que o Iblis fez no futuro, Mephiles possui uma participação também, ele foi o responsável por manipular o Silver e a Blaze, falando nela, a Blaze é basicamente um complemento do Silver e vice versa, enquanto o Silver é mais inseguro, Blaze é mais "durona", eles possuem uma ótima dinâmica.

O jogo possui as Town Stages que são a mesma coisa os Adventure Fields, ou seja, são os Hub World do jogo, existem três delas, Soleanna Castle Town, Soleanna New City e Soleanna Forest, não tem muito que dizer deles até porque não possuem tanto conteúdo.

Agora sobre a jogabilidade, também temos três:
1- Sonic: é bastante parecido com os jogos anteriores (série Adventure e Heroes), mas com a diferença é que no final de certas fases temos as Super-Speed Stages, são momentos em que o Sonic corre automaticamente com uma super velocidade e isso é bastante irritante, já que não temos um bom controle dele e os saltos deles são bastante perigosos, não podemos controlar direito ele no ar, assim aumentando muito as chances de você morrer, também existem duas fases que jogamos com o Sonic e a Elise, mas só muda o fato do Sonic ter alguns movimentos limitados e criar um escudo em volta dos dois.
2- Shadow: parecido com o Sonic, a gameplay do Shadow é mais focado no combate e nos veículos, sim, os veículos estão de volta mas não se preocupe, eles são ÚTEIS ao contrário do jogo do Shadow que são inúteis, até porque os veículos são obrigatórios em certos trechos da fase mas não são forçados, são bem legais, de longe a minha jogabilidade favorita do jogo.
3- Silver: dessa vez a situação é bastante diferente, primeiro que as fases não são de velocidade e sim usando os poderes psíquicos, ou seja, as fases são bem mais lentas comparada com os outros dois ouriços, segundo que até mesmo o jeito de matar os inimigos é outro, o Silver precisa usar objetos ou até mesmo inimigos para destruir obstáculos e etc.
-Resumindo: as três jogabilidades funcionam mas podiam ser mais polidas, principalmente do Sonic que foi a que menos gostei.

Além dos personagens principais, existem também os personagens secundários, eles servem de apoio para cada ouriço:
1- Tails pode voar, lançar bombas de anéis e só, andar com ele é puro sofrimento, o Knuckles pode planar, socar e escalar paredes, andar com ele é puro sofrimento.
2- Rouge é basicamente igual ao Knuckles mas ao invés de socar ela lança bombas (bem parecida com o Tails) andar com ela é puro sofrimento, Omega pode lançar raios e flutuar no ar, é o melhor personagem secundário de se controlar.
3- Amy usa o martelo Piko Piko para atacar os inimigos e pode ficar invisível se a gente segurar o botão B ? Que ideia hein... Além disso, controlar ela é um lixo e por último a Blaze, ela pode atacar os inimigos usando seus poderes de fogo e por incrível que pareça não é ruim de controlar.
-Resumindo: 90% dos personagens de suporte possuem controles horríveis, eles são bem lerdos e possuem uma jogabilidade muito fraca.

As fases são EXCELENTES, sério mesmo, o level design do Sonic 2006 é muito bom, é bastante parecido com as fases da Era Adventure, possuem caminhos alternativos e no geral são bastante divertidos, as fases são conhecidas como ACT Stages, elas são bastante criativas com temas variados:
-Wave Ocean: a fase da praia, bastante parecida com a Emerald Coast do Sonic Aventure 1.
-Dusty Desert: uma fase que se passa no deserto.
-White Acropolis: uma base do Eggman, é a fase de gelo do jogo.
-Crisis City: uma cidade destruída por Iblis, se passa no futuro do Silver.
-Flame Core: a fase de fogo e caverna, também se passa no futuro de Silver, afinal essa é a base do Iblis.
-Radical Train: uma estação de trem.
-Tropical Jungle: a fase de floresta.
-Kingdom Valley: uma fase de castelo.
-Aquatic Base: o laboratório aquático, é a fase com mais inimigos do jogo.

As fases do Sonic e do Shadow são meio parecidas em questão de estrutura, a diferença são as mecânicas que cada personagem tem, o Silver é diferente, as fases dele são maiores mas focadas em Puzzles, o ÚNICO problema com as fases desse jogo é um quarto bastante específico na Dusty Desert do Silver que pode frustar muitas pessoas, engraçado que essa sessão pra mim ou é ridiculamente fácil ou ridiculamente difícil.

Os chefes fazem parte dos ACT Stages e eles variam muito a qualidade, o Egg-Cerberus por exemplo é um ótimo primeiro chefe, mas a segunda forma do Iblis é bastante entediante e não posso esquecer do Silver, conhecido pelos inúmeros memes como It's No Use ou Take This, se você não entendeu o padrão de ataque dele, vai ser bem frustante.

Não existem apenas os ACT Stages, podemos encontrar nas Town Stages os Town Missions, são missões que podemos fazer com os NPCs do jogo, as missões possuem uma pequena variedade, desde passar por anéis laranjas até derrotar uma ordem de inimigos, cada ouriço possui suas próprias missões e pra falar a verdade, a maioria delas são bem mais ou menos, na verdade as missões em si são o menor dos problemas o real problema é...

O MALDITO, DESGRAÇADO, FILHO DA PUTA DO Loading, esse é o maior problema desse jogo, se o jogo INTEIRO fosse a exata mesma coisa mas sem os Loadings, ele seria bem melhor, tipo bem melhor mesmo, eles acontecem toda a santa hora e toda Town Mission tem no mínimo 3 LOADINGS:
Loading 1: falar com o NPC.
Loading 2: o NPC explica a missão.
Loading 3: Você completa a missão.

Os loadings si não são tão demorados, mas ainda é HORROROSO, quebra o ritmo do jogo, nas fases em si também possuem loadings, no começo da fase e na transição de gameplay (por exemplo quando as fases do Sonic viram aquelas sessões de Super-Speed Stages), pelo menos pra mim foi um obstáculo para fazer os Rank S no começo, mas eu me acostumei depois, o excesso de loadings é a prova definitiva que esse jogo foi apressado, já que definitivamente não precisava tanto de loading assim.

Sonic na sua gigantesca maioria tem músicas fenomenais, desde as músicas instrumentais até as cantadas, no caso do Sonic 2006 ela é de longe o maior ponto alto das músicas da série, ou seja, ele tem a melhor trilha sonora da série, se algum dia eu atualizar minha lista das trilhas sonoras favoritas, com certeza Sonic 2006 estará lá, minhas músicas favoritas são:
-His World (TODAS AS VERSÕES)
-All Hail Shadow
-Dreams of Absolution (antes de jogar eu não gostava dessa música)
-Wave Ocean (The Water's Edge)
-Kingdom Valley
-Crisis City
-Flame Core (Volcano)
-End of the World
-Solaris Phase 1
-Solaris Phase 2
-Jingle: Invincible

A fama do jogo é ser extremamente bugado e quebrado e blá blá blá, mas se eu falar que tive poucos bugs ? Exatamente, comprei o jogo achando que seria um festival de bugs e no fim das contas tive pouquíssimos, um dos bugs que tive foi que quando eu me prendia em alguma coisa, a câmera começava a girar loucamente, eu apenas andava para trás e esse bug se resolvia, outro que tive foi o Knuckles e Rouge escalando as paredes mas tive que apertar o botão A várias vezes para eles saírem porque estavam presos e por último o bug do Festival das Maçãs com o Silver, existe um bug que facilita essa missão bastante, fora isso, não tive muitos problemas com os bugs.

E essa foi a minha análise do jogo, se você não percebeu, eu AMEI esse jogo, peguei todas as conquistas dele no Xbox 360, ou seja, fiz o 1.000G, em questão de diversão virou um dos meus favoritos da série, mas tecnicamente é um dos mais fracos, porque apesar de ser divertido ele não tem o básico para ser um jogo de qualidade, ele ainda é um jogo apressado pra caramba e que falta bastante polimento em certas partes, mas ainda assim, SEM DÚVIDA é muito melhor que Sonic Heroes e Shadow the Hedgehog!!!!! Nós nos vemos na próxima Review e FALOUUUUUUUUU !

Quero agradecer ao @Kauandal001, sem ele, eu não teria comprado esse jogo !

Reviewed on Feb 14, 2023


11 Comments


1 year ago

Essa é com certeza, a review mais justa que eu já vi de Sonic 2006. Bom trabalho!

1 year ago

@Yansergamer94 obrigado !

1 year ago

O cara é o Hot Taker MESMO

1 year ago

Qualquer Sonic: existe.

Geno123:
- É MELHOR QUE HEROES!!!!

1 year ago

@CDX É bem isso mesmo

1 year ago

@CDX e @Yansergamer94 Heroes foi o ápice dos jogos ruins da série principal, nem Sonic 4 me deixa tão nervoso.

1 year ago

Geno123 com Sonic Heroes x eu com Majora de N64, os dois a 80, tu acha que um passa tanta raiva quanto o outro?

1 year ago

@CDX eu nem lembrava que você tinha ódio do Majora's.

1 year ago

@CDX Visto que você gostou do Project Restoration, acho que ódio do Geno por Sonic Heroes se supera, já que não teve patches pra consertá-lo (eu acho).

1 year ago

This comment was deleted

11 months ago

@Yanser94 Ressuscitando o tópico porque tava relendo esse seu último comentário e vi que na época não te mostrei isto: https://en.wikipedia.org/wiki/Sonic_P-06

Trailers das campanhas do Sonic, Shadow e Silver, que saiu faz poucos meses:
https://youtu.be/gfl58rsPRYU
https://youtu.be/fXF--sJ1Gxc
https://youtu.be/SCD5aQLlCD4

11 months ago

@CDX Eu já sabia da existência disso aí