Bio
Gosto de falar sobre as minhas experiências com vídeo jogos na internet [ele/dele]
Personal Ratings
1★
5★

Favorite Games

Persona 4 Golden
Persona 4 Golden
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Metal Gear Solid
Metal Gear Solid

037

Total Games Played

007

Played in 2024

006

Games Backloggd


Recently Played See More

The Walking Dead
The Walking Dead

Jun 17

Aperture Desk Job
Aperture Desk Job

Apr 26

Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Apr 06

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mar 26

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Mar 11

Recently Reviewed See More

Tem tudo que eu esperava de uma demo da valve. É muito bom jogar algo feito com carinho.

This review contains spoilers

No review anterior sobre o primeiro metal gear solid, eu comentei que tinha a memória muito viva do meu tio jogando metal gear, principalmente o metal gear solid 2.
Lembro dele passando por baixa dos guardar e um deles fazendo xixi (eu realmente preciso perguntar se isso acontece mesmo por que não rolou na minha jogatina) lembro dele passando a fase da água com a E.E, até lembro dele passando a fase com o Raiden pelado ( jurava que era no começo do jogo)

Fui muito entusiasmado para mgs 2, principalmente depois da introdução incrível com o Snake. Na qual, terminando o jogo, percebi que era o ponto mais alto do jogo. Eu acho que o Raiden não se sustenta como protagonista, me incomoda muito a falta de autoestima dele e todo aquele conflito de relacionamento insuportável. Tirando ele, eu amei todos os personagens, principalmente o jeito pastelão do vamp e o visual de final boss (entendeu? Hehe) do Solidus, o plot dele ser um ex-presidente dos Estados Unidos é algo MUITO foda que infelizmente não é comentado direito em mgs 4.

História
Snake e Otacon se juntam em uma organização não-governamental para destruir todos os metal gear, já que no primeiro jogo o ocelot espalhou sua planta pela internet. Após se infiltrar em uma base americana atrás de um modelo de metal gear que estaria sendo construído pros Estados Unidos. Ocelot aparece também e rouba o metal gear, derrubado o navio cargueiro.

Dois anos se passam e snake é dado como morto, após isso, um novo soldado chamado Raiden é mandado para uma base petrolífera para resgatar o atual presidente dos Estados Unidos e destruir o metal gear escondido lá.

Como eu disse antes, não acho que o Raiden se sustenta como protagonista, mas todo elenco de personagens é extremamente cativante e com muita personalidade. Porém, a história não me agradou muito, talvez pela birra que eu criei do raiden, acabei não me apegando a ela, parecia que tudo não tinha um peso, uma importância para a série. No final isso é melhor alinhado mas realmente não me convenceu.

Gameplay
Normalmente o pessoal reclama bastante dos controles do jogo, não posso negar que toda sua configuração de botões e miras estão bem datados, mas o jogo foi feito pensando nesse sistema, então é mais questão de se acostumar.
Nota futura - oie, aqui é o João do futuro. Eu estou revisando essa review depois de ter jogado mgs 4 e agora to no 3, realmente voltar a me acostumar com os controles antigos foi bem sofrido no começo, principalmente pelo snake não andar agachado, isso faz MUITA falta. Mas depois de uma horinha eu consegui pegar a manha de novo.

Vale a pena?
Eu gostei muito da minha experiência com mgs 2, não mais que o primeiro game mas revisitar as minhas memórias de infância foi algo muito gostoso.
As mecânicas são melhores, a gameplay é bem mais fluida (apesar dos controles difíceis) os personagens passam um ar mais carismático, mesmo assim, ele é o metal gear que eu menos gostei até agora. Vale super a pena pra quem gosta da série, mas se você só quer um joguinho pra se divertir, pula 3 logo.

BROTHEEER!!!!

Minha história com o jogo

Eu acho que Metal Gear foi a primeira franquia de videogame que eu conheci, meu tio era e ainda é apaixonado pela franquia. Tenho leves flashes de memória dele jogando a versão HD collection do xbox 360. Lembro de ver com muita curiosidade e fascínio, parecia algo tão complexo, tão difícil, algo que eu nunca imaginaria conseguir jogar.

Hoje, mais velho e sabendo um pouquinho de inglês, resolvi arriscar conhecer mais da franquia. Inspirado pelo Dash do pessoal do jogabilidade e as minhas memórias de infância, baixei o Metal Gear Solid no emulador de PS1, para eu poder jogar com texturas melhores e uma resolução maior (puro capricho).

Iniciei um pouco tímido jogando por uns 30 minutos, que viraram 1 hora, depois 2 horas, acabou que em um mesmo dia eu joguei 5 horas seguidas do jogo. Poxa, tinha meses que eu não tinha esse fascínio por algo, uma coisa que conseguia me prender ali sem eu conseguir notar as horas passando. Tudo me deixava apaixonado por aquela obra; os gráficos charmosos do ps1, diálogos e dublagens sem igual para uma época que não era comum todo esse carinho, controles que até hoje são bons de manusear. Kojima junto com uma equipe incrível de artistas, realmente transformaram uma coisa simples em um clássico sem precedentes.


História

A história foca na missão de Solid Snake, um soldado que foi retirado da sua aposentadoria para executar uma última missão. Snake, precisa entrar em uma instalação de descarte de armas nucleares e resgatar dois refens ao mesmo tempo que precisa acabar com uma organização terrorista que tomou conta dessa base, a FoxHound.

Acho que essa sinopse não passa 5% da história toda do game. É um trabalho de construção de personagem e roteirização tão divertido e incrível que eu não consigo explicar direito, só realmente vivenciando a obra.

Alert Point - Não posso deixar de falar dos momentos de misoginia, xenofobia e até racismo da obra. O jogo sim tem momentos incríveis mas é um fruto da sua época (1997), tendo vários estereótipos e diálogos que não caem bem e nem devem ser aceitos nos dias de hoje!

Gameplay

Em uma época que programadores não sabiam trabalhar com 3D até o lançamento de Super Mario 64. Metal Gear Solid segue um formato bem parecido com os Metal Gear originais mas muito bem adaptado para o 3D, principalmente seus menus dinâmicos, algo totalmente inovador e eficiente, usado até os dias de hoje em diversos jogos.

Vale a pena?

É um pedaço da história dos videogames e deve/precisar ser jogada pela nova geração. É uma loucura pensar que tudo isso foi feito no Playstation 1, em uma época que o 3D era extremamente complicado, uma época em que roteirização e dublagem para jogos era algo bem terciário. Vale a experiência para entender o porquê ele é um clássico, o porquê seus erros e acertos precisam ser comentados até hoje e o porquê algo consegue ser tão divertido, emocionante e engraçado tendo gráficos de pixel art.