A primeira vez que toquei nesse jogo, fiquei de certa forma decepcionado. A nave se movia muito devagar, os tiros eram fracos e o jogo não tinha bombas. Isso acabou dando aquela sensação de que ele era muito superestimado. Mas eu decidi jogar mais um pouco e entender suas mecânicas, então aí que o jogo acabou roubando a minha alma e me viciou nele... peak demais.

Por mais estranho que pareça, além de um shoot 'em up, RSG também compartilha de um sistema de RPG dentro dele, permitindo a evolução de sua nave enquanto você vai jogando. Ao invés de ter aquela clássica tela de selecionar uma nave, a daqui é só uma e ela possui 6 tiros diferentes, que são muito úteis em várias situações específicas, tendo 3 tiros principais, o tiro reto padrão, o tiro teleguiado, e o tiro mais forte que se divide para dois lados na diagonal. Os outros 3 são combinações desses mesmos 3, o raio que possui um sensor para perseguir o inimigo, o tiro para trás e o radar que atira em todos os inimigos dentro de sua área. Todos eles são úteis de sua forma, nenhum vai ficar de lado a não ser que tu saiba se virar muito bem com outros. A nave também possui uma espada, capaz de anular tiros roxos, com a recompensa de coletar vários tiros sendo um grande ataque capaz de dar um dano imenso. A organização desses recursos muda de acordo com o modo que você joga, Saturn ou arcade.

O modo Saturn te dá fichas limitadas, mas quando você morre, aparece uma opção de salvar o progresso de sua nave, agora tu podendo reiniciar o jogo com o mesmo nível em que estava na última jogada. O empurrão maior ainda é o aumento da quantidade de créditos, dando mais aquela sensação de evolução e cada vez você indo mais e mais longe (minha forma preferida). O modo saturn também adiciona um estágio extra, novos chefes pra te fuder- e te obriga a ir em todas as fases do game.

O modo arcade por outro lado, te dá infinitos créditos, mas agora você não consegue salvar o progresso de sua nave, tendo que zerar o jogo inteiro na raça. Pode parecer mais chato, porém o modo arcade é mais curto, pela seleção de duas rotas e menor quantidade de chefes comparado ao de saturn. O que mais brilha nesse modo mesmo, é a estratégia de evoluir a arma e a diferente forma de aumentar os pontos do jogador, por conta de um sistema chamado "chain". Chain funciona pela divisão de cores que ocorre nos inimigos, sendo elas vermelhas, azuis e amarelas. Quanto mais inimigos você matar da mesma cor, mais pontos você ganha, mudando a forma agitada de tentar sobreviver, para uma forma de se focar à jogar de uma maneira calculada, ao invés de focar em sobreviver. Outro método bobinho de pegar pontos, é usando a arma de radar para achar cachorros escondidos pelas fases, ajudando bastante na pontuação também, no modo saturn anotando quantos cachorros você pegou. Por último, os pontos (e xp) também se desenvolvem pelos chefes.

os chefes em si, não são uma grande massa para atirar, e sim uma máquina com vários pedaços responsáveis pelos seus ataques. Logo, em uma luta de chefe, o foco não é matar ele, e sim cortar cada pedaço do seu corpo, para ganhar xp ou tirar perfect com o intuito de ter mais pontos... você também pode só matar ele pelo ponto fraco, mas lá pra frente tu vai acabar se prejudicando. Seus ataques são bem variáveis e cada boss se diferencia do outro, não são apenas naves na parte de cima da tela atirando, são maquinarios te cercando com paredes, inimigos de grande tamanho se movendo tendo a fraqueza na cabeça, etc. São várias criaturas criativas que vão te pegar desprevenido. Claro, chefes comuns que apenas atiram em você ainda existem, mas ele também possui suas mecânicas para agitar a luta. Agora juntando isso com o sistema de espada e várias armas para serem usadas em momentos específicos, torna essas lutas bem divertidas.

O level design do jogo também se destaca aqui, não apenas te jogando inimigos, mas sim tendo um level design diferente em algumas, mudando aquela repetição de sempre ser uma linha reta, sendo sessões bem desafiadoras que vão te exigir atenção.

A trilha sonora daqui é bem no estilo mais clássica, sem muito daquela animação sonora que tem em outros jogos do gênero. Por mais chato que pareça, ela funciona muito bem, principalmente combinando com a tensão gerada pela estética e pelos desafios do jogo. Com as mais especiais sendo as 3 últimas melodias do jogo, cinema total. Não recomendo escutar elas no YouTube, e sim jogar o jogo logo, seu fi de rapariga 😡. Assim como a história, infelizmente sofrendo por conta do jogo só ter lançado no Japão originalmente, então tu depois vai ter que ir em site de 2010 pra ver tradução de falas do jogo, não sendo muito necessário também, o jogo consegue explicar bem o que está acontecendo e o final te pega de jeito.

Por mais que esse tipo de jogo afaste muitas pessoas, ele tem 5 opções de dificuldade, indo do very easy até o very hard, com cada uma adicionando inimigos pela fase e dando mais uma habilidade para o chefe te pegar desprevenido, e também pode alterar a quantidade de vidas por crédito. Eu recomendo mais a versão de saturn por ser mais grudenta, por outro lado, o modo arcade não perde seu peso e ainda continua muito divertida.

Radiant silvergun agora tem meu respeito e tá na minha lista de jogos que tenho que obrigatoriamente rejogar a cada período de tempo, ele é uma grande masterpiece e vai te cativar com certeza. Mesmo o emulador de saturn sendo uma droga, caso não queria comprar a versão da steam, ele vale cada segundo. porra, mermão, tem como jogar de dois aqui, como tu deixa uma pedrada dessas passar? Agora irei chamar todos os meus amigos para jogá-lo... ah, esqueci de tomar meus remédios.

Reviewed on Mar 30, 2024


2 Comments


1 month ago

Queria até tentar entrar nesse gênero de cabeça, mas só de olhar o tanto de tiros na tela que parece um show de epilepsia. Me da pesadelos kkkk, um dia vou tentar dar uma chance, ouvi algumas pessoas falando de vários jogos bons do gênero, maldito Frost.E também descobri que tem muitos jogos deste gênero com uma estética de anime e por isso me chamou atenção, sim, meu lado Weeb tá falando mais alto :/
@kuan Touhou é aquele com mais dessa estética de anime, mas é tanto jogo que não sei por onde começar kkkkkk.