E aqui estou eu novamente, reclamando de um gênero que não consigo gostar mas é como dizem: só podemos reclamar se jogar.

Para quem curte o estilo, Lies of P parece ser uma ótima recomendação, porém preciso destacar que diferente de várias análises que acompanhei, o jogo não é difícil ou com um sistema complexo, ele é só frustrante.

Difícil são Vagrus e Pathfinder :WotR que elevam questões básicas e saem de um padrão de combos. Dificuldade é muito mais do que apenas colocar pouco dano no personagem principal e muita vida nos inimigos.

Mesmo com minha experiência de "abandonar" jogos com a mesma ideia, acho que tenho propriedade para falar que Lies of P não é uma recomendação para quem nunca encostou em algo parecido, pois apesar de bem ambientado e com um enredo curioso, o jogo carece em sua resposta a comandos, tornando até elementos simples como correr e esquivar demorados e relativamente lentos quando comparados com outros.

Reviewed on Nov 21, 2023


5 Comments


6 months ago

Bom, senhorita, permita-me discorda de você, por favor? Gostaria de dizer que sou muito fã do gênero e que Lies of P me agradou muito, principalmente pq ele se desgarra da fórmula original da From. Sim estruturalmente são parecidos, mas seu combate, tem ideias diferentes, o parry por exemplo é um facilitador enorme, quando você mestra ele... E mesmo que pareça que a sua janela é mal feita... Ao treinar no manequim na frente do primeiro chefe, ou no hotel, vai notar que ela é mais precisa do que parece...

Eu queria destacar a trilha sonora desse jogo... Eu verdadeiramente recomendo a qualquer pessoa a ouvir Feel, é uma música que não só tem no Spotify como no YouTube, ela é maravilhosa...

E por último, queria comentar que, eu, considero jogar qualquer souls like como um hack'n slash um erro... Isso só vai levar a pequenas frustrações... Que por consequência, em algum momento lhe fará abandonar o jogo. Jogos como esse devem ser jogados com mais cautela do que qualquer outra coisa... Pois, apenas golpear pode dar certo... Até você encontrar o primeiro inimigo que não recua em um ataque seu... Isso em qualquer souls like vai te levar a morte certa.

Um jogo que eu recomendo pra quem tem nenhum contato com o gênero, ou se frustrou muito com outros, é Wo Long: Fallen Dinasty... Ele está no Game Pass, caso você assine o serviço, não considero ele um jogo melhor que Lies of P... Porém ele é mais tranquilo de pegar no tranco, pode se dizer... Uma boa dica pra esse jogo, Wo Long no caso, é sempre segurar o botão de defesa, com isso ao apertar o botão do parry quando um inimigo lhe golpear, a chance do parry encaixar é ridiculamente maior, acho que quase cem porcento...

Souls Like é um gênero estranho, isso acho que é inegavelmente... eu verdadeiramente acredito que a sua dificuldade tem muitas camadas que valem ser exploradas... Mas também sei que é um gênero bem brusco a primeira vista... Mas torço pra que um dia você goste!

6 months ago

@Simply_OverB Você tem total direito e apoio para discordar da minha opinião, mas posso discordar da sua discordância?

Treinei alguns minutos no manequim (no início até acreditei que era um inimigo real) e foi justamente ali que senti essa demora, mas achei interessante você dizer que ele sai da fórmula original, pois para uma pessoa de fora parece tudo muito similar.

Acho que não devemos destacar somente a trilha sonora, a própria ambientação conta uma história e isso em jogos como esse deve ser algo mandatório, pois na maior parte do tempo o jogador vai estar prestando atenção justamente a sua volta.

Dei uma olhada no Wo Long e vou tentar jogar futuramente, mas já me falaram que a melhor forma de realmente começar a jogar esse gênero é com o primeiro Dark Souls, você concorda com essa afirmação? Estou pensando seriamente em dar outra chance para o jogo, mas são tantos jogos que as pessoas acham "mais do mesmo" que fica até complicado pedir uma direção...

6 months ago

@Halullat Claro que pode discordar de minha discordância... Acredito que eu não vou discordar da sua discordância a minha discordância... Porém eu gostaria de dizer que, uma sensação que tive é que em geral, até dentro da comunidade Souls, no começo do Lies, muita gente não gostou do parry e da esquiva nesse começo... Mas, assim como aconteceu comigo, quando mais elas jogavam mais ela parecia melhorar, mesmo que de fato não mudasse... Não acredito que seja questão de habilidade, não acho que seja isso, mas sim de costume. Quando eu disse que a fórmula Souls aqui era um pouquinho diferente da original feita pela From, de certa forma me referia a isso... A comunidade estava acostumada com um Perry lento, e uma esquiva de rolamento... Mas por trabalhar esses dois aspectos de forma diferente, acaba que o "feeling" do jogo é diferente... Tipo tomar um picolé de limão, e um picolé de limão com leite condensado, ambos são de limão, mas de formas diferentes...

Agora sobre começar nos jogos souls pelo Dark Souls... Eu não sei se é uma boa ideia, talvez de fato seja, mas assim... Dark Souls, por ser o segundo jogo criado nessa fórmula, acaba por ser muito, mas Muito, mais lento que jogos como Lies of P por exemplo... E como você já se frustrou eu não sei se seria uma boa... Como essa fórmula ainda estava por crescer, acaba tanto que Dark Souls como Demon Souls, carregam um sistema de gameplay muito mais lento, e truncado, do que vemos hoje em dia... De fato posso dizer que Dark 1 é um jogo fantástico, muito pela sua trilha sonora, direção de arte, e principalmente, level design e construção de mundo... Mas também é quase inegável que o combate dele é muito mais truncado e até "Cru" do que vimos posteriormente..

No final eu não aconselharia, mas a decisão é sua. Acredito que souls em geral seja uma fórmula meio estranha a primeira vista, mas quando você passa a gostar, acaba realmente amando o que é apresentado.

Ah e mas umas coisa, é verdade que Pathfinder é um dos melhores rpgs dos últimos anos? Eu conheço pouco essa série.

6 months ago

@Simply_OverB Entendi seu ponto em relação a gameplay, se muita gente demorou para se adaptar e curtiu, então eles devem ter acertado em cheio e eu só não tive paciência para maximizar igual faço em outros jogos.

Obrigada pelas recomendações em relação ao Dark Souls, acho que no final vou esperar ter tempo disponível para o Wo Long mesmo, pois ficar batendo na mesma tecla pode causar ainda mais distanciamento com o estilo.

Em relação ao Pathfinder, posso dizer que não é só um dos melhores como, para jogadores de CRPG mais experientes, ele é o melhor! Sua riqueza em narrativa, classes, personagens e até mesmo em gerenciamento secundário criam um jogo perfeito pra quem curte passar horas explorando um ambiente e sentindo o peso das próprias ações.

Pena que pela sua complexidade ele não é recomendado para quem tá desenvolvendo os primeiros contatos com RPGs focados no método clássico.

6 months ago

@Halullat senhorita... Suas palavras sobre Pathfinder aqueceram meu coração! Eu acabei de terminar Planescape: Torment e já estava triste pq achei que não encontraria algum RPG no estilo clássico, mas que dessa fez fosse recente...

Vou tentar comprar os dois jogos e passar bons tempos neles... Eu já tô naquela de, "Por favor seja bom, por favor seja bom, por favor seja bom." E eu descobrir recentemente que a Dev do Pathfinder vai lançar um jogo novo em dezembro Também... Tomara que seja bem recebido!