2 reviews liked by re_doxi


Ótimo jogo que provavelmente era melhor em sua época. F.E.A.R. acerta em vários aspectos e ainda que tenha envelhecido mal em alguns outros, é bem divertido quase 20 anos após ter sido lançado.

A IA do jogo é definitivamente seu ponto mais comentado e prestigiado, esse jogo é de 2005 e os inimigos podem: Dar comandos um pro outro baseado no que você esta fazendo, criar coberturas usando objetos do cenário (empurrando mesas e armários) atirar granadas atrás de você te obrigando a sair do seu cover, detectar sua lanterna, usar fogo de supressão pra trocar de cover e se esconder nas sombras pra se tornarem mais difíceis de se enxergar, fora isso os malditos estão sempre trocando de cover pra nunca te deixar confortável com seu posicionamento e pra te flanquear, eu diria que meu único e maior problema com os inimigos é a capacidade surreal de só ficarem cientes da sua presença sem nenhum motivo aparente (que tira o fator de estratégia) a mira impecável (combinado com o dano absurdo deles) e o tanto de vida que eles tem, se esse jogo tivesse um Remake, ele devia beber das fontes de Tactical Shooters, por que combinaria demais com ele.

Agora sobre os inimigos mesmo, é um saco enfrentar todos fora os soldados básicos, os blindados são OK até, mas os Drones e os Soldados-Aranhas-Camuflados são um completo cu de se enfrentar, não tem tática alguma contra eles, é só rezar que você tenha mais poder de fogo e vida sobrando pra matar eles antes que eles te matem, os malditos "ED-209" até são justos, mas demoram muito pra morrer se você não tiver uma arma realmente boa, além de atirarem foguetes. Apesar dos inimigos não serem muito divertidos de se combater, o combate é até que maneiro, sendo sua mecânica principal o "Slow-Mo" que é bem brega, mas bem divertido de se usar e ajuda muito contra inimigos que simplesmente não erram bala por nada, você também pode virar a mira pra esquerda e direita quando quiser atirar mas sem sair do cover (como em Rainbow Six e outros Tactical Shooters) os recursos são até que bem posicionados, tendo upgrades de vida e Slow Mo permanentes escondidos pelo mapa, mas as vezes o jogo te enche de vida e munição, e outras vezes não te da nada.

Os gráficos e as animações são toscas, mas eu meio que vejo o charme do jogo nisso, a trilha sonora é bem meh/ruim e não ajuda muito os momentos de terror ou sequer de ação, os personagens são ok em sua maior parte e o VA é bem feito (principalmente dos inimigos.)

Mas o brilho mesmo é a história do jogo que é realmente muito boa e interessante, sempre sendo o ponto que me chama a atenção em F.E.A.R, é bem legal e divertido ir hackeando os Laptops e ouvindo mensagens pre-gravadas em telefones pra ir descobrindo mais da história e personagens, a vilã do jogo é muito bem feita e com certeza a Capcom se inspirou nela pra fazer a Eveline do RE7 (ainda que a desse jogo provavelmente tenha sido inspirada na Samara/Sadako)

Em conclusão, F.E.A.R. envelheceu meio mal e não foi perfeito em ser um jogo de terror e nem de tiro, mas sua IA e história são interessantes até hoje e carregam os pontos negativos do jogo, ele não é tão longo e nem tão curto, mas pode ser cansativo já que o núcleo de gameplay não é tão inovado com o tempo.

Simplesmente um dos melhores RPG que joguei, quest com amplas escolhas (até side quest). Eu ainda tenho esperanças da Microsoft entregar a Ip pra obsidian fazer um outro fallout.