Com certeza um dos melhores jogos do Switch, foi realmente uma surpresa, eu tinha gostado da demo mas o game completo é ainda melhor, e tem bastante conteúdo (talvez até um pouco demais), e é um jogo divertido, lindíssimo e caprichado.

A jogabilidade é muito boa e funciona perfeitamente, o esquema de controles é muito bem pensado e usado, o jogo te dá muitas opções de estratégia, o level design também é muito bom e te instiga a explorar tudo nas fases e buscar os 100%.

A parte técnica é ótima, gráfico é um dos mais tops do Switch, a trilha sonora é boa e gruda na cabeça e a performance do jogo é ótima, só achei os loadings muito longos, mas não é nada que atrapalhe muito.

O jogo também é bem de boa, não achei nada difícil, tem um chefe ou outro que é mais complicado mas no geral é bem de boa.

Eu fechei ele com cerca de 22 horas na campanha principal, mas no pós-game eu passei das 33 horas, sim, o jogo tem um pós-game bem longo e satisfatório.

Eu achei o game bastante sólido e com muito conteúdo, meu problema mesmo (fora os loadings) foram os diálogos, o game tem MUITO diálogo inútil, tem alguns que contribuem pra história, mas tem uns que são só pra encher linguiça, no final do pós-game eu já estava sem paciência. Uma coisa é ter diálogo útil, outra é ter diálogo só por ter, tem muitos que não acrescentam em nada no jogo, é só os personagens falando "Olha, você pode fazer isso" ou "Muito bem, você fez tal coisa", e é até surpresa o game estar em PT-BR sendo que tem tanto texto.

Como eu disse, um dos melhores jogos do Switch, eu me surpreendi demais jogando ele, e apesar dos pontos que eu citei, o jogo é muito divertido e vale a pena a compra!

Nota: 9/10


É incrível como conseguiram melhorar ainda mais esse que é um dos melhores jogos de todos os tempos, melhoraram a parte técnica, a jogabilidade, os controles e a trilha sonora, essa versão se tornou a experiência definitiva do jogo!

Eu não achei tão ruim, sério, pelas opiniões que li na internet achava que esse jogo ia ser muito pior do que ele realmente é, entendo as críticas e até concordo com algumas mas acho que teve alguns exageros por parte da comunidade.

O jogo adicionou muita coisa, roupas diferentes, Pokémon seguindo, novas mecânicas no Underground, não precisamos mais usar HM's, muitos lendários e Pokémon no pós-game... mas realmente faltou o conteúdo Platinum e essa é uma das minhas críticas ao jogo.

O visual Chibi eu achei feio nos trailers mas no jogo até que é bonitinho, e fica melhor ainda no modo portátil do Switch, também não encontrei nenhum bug.

Levei 35 horas pra fazer a maioria das coisas, ainda faltou Pokedéx, Poké Tower, alguns lendários e coisas no Underground.

O jogo é mais fácil que o original mas não achei isso ruim, sempre odiei fazer grinding em Pokémon, e tiraram isso de Sinnoh e ainda corrigiram a velocidade lenta da quarta geração, com isso eu gostei da experiência de jogar esse Remakes.

Como eu disse, o jogo não é ruim, tem suas falhas, como falta de conteúdo de Platinum, mas no geral é uma experiência bem divertida.

Nota: 7,5/10

Eu gostei do jogo mas esperava mais, vi muita gente falando que "era a melhor coisa de Pokémon em muito tempo", mas eu tenho minhas ressalvas, algumas coisa ele faz muito bem, já outras nem tanto.

A história eu achei fraca, esperava bem mais, achei que por ser no passado poderia ser bem mais explorada do que foi, os personagens são bem esquecíveis também, salvo um ou outro e só.

A Jogabilidade é a melhor coisa do jogo, finalmente Pokémon de um passo fora da casinha, o novo modo de captura usando recursos de furtividade, os Pokémon selvagens atacando o treinador, a exploração, o mundo semiaberto, tudo ótimo, é o melhor aspecto do jogo.

As batalhas contra os chefes Pokémon foram bem legais também, fugindo das clássica batalhas de ginásio, eu gostei bastante delas, algumas foram mais complicadas mas no geral foi tranquilo.

A dificuldade eu achei ok, no geral foi bem fácil, tanto as batalhas como as capturas (até os lendários), tirando alguns chefes, umas batalhas perto do final e outras no pós-game eu achei bem de boa.

Já a parte técnica eu achei fraca, a performance é até boa, vi pouquíssimas quedas de frame e quase nenhuma travada, e só presenciei uns 2 bugs (tipo algum Pokémon ficar preso ou entrar no chão), mas os gráficos são horrorosos, principalmente jogando na TV, no modo portátil os gráficos são até ok em algumas partes, mas na TV é muito feio, cheio de serrilhado, textura lavada, colisões de polígonos, sombra toda errada, tem partes mais próximas ao fim que fica sofrível, claramente sacrificaram os gráficos aqui a favor da performance.

O Pós-game tem bastante coisa também, essas coisas são meio repetitivas, tipo parar portais, pegar lendários ou fazer desafios de batalhas, mas é até ok, lembrando que eu não fiz tudo no jogo, faltou completar a Dex e enfrentar o Arceus, fora alguns desafios de batalha.

No geral eu achei o jogo bem divertido de jogar, a história é fraca, os gráficos são horrorosos e o conteúdo é um pouco repetitivo, mas no aspecto jogabilidade e diversão ele entrega algo legal, diferente e novo e sai da mesmice da série!

Nota: 7.5/10

Ótimo jogo, evolução natural dos dois primeiros jogos da série e ainda trouxe coisa novas que eu curti bastante, principalmente por ser um jogo mais focado na exploração e nas mecânicas do que nas batalhas.

A história é simples igual os jogos da série principal do Mario, então nem é um ponto a se falar, por isso vou focar no gameplay e na parte técnica do jogo.

A parte técnica do jogo é ótima, o gráfico é lindíssimo, é um dos melhores da plataforma Switch, os efeitos são incríveis e a expressão facial dos personagens são muito boas, assim como as suas animações, a iluminação do cenário é incrível e muito bem feita, o jogo é muito fluído e não tem quedas de frames, isso é incrível visto que ele é muito bonito.

Agora a jogabilidade, ela é muito boa, é a melhor jogabiliade de um Luigi's Mansion, uma melhora absurda se comparada ao segundo jogo, eu sei que o segundo jogo era pro 3DS e eles até fizeram o possível, mas não tem como, essa aqui é a melhor jogabilidade pra um jogo da série, os novos movimentos e a adição do Gooigi foram muito boas, esse é o jogo mais variado da série, mesmo se passando em um só local como no primeiro jogo, os devs foram muito criativos fazendo as mecânicas dele, e isso deixou o jogo muito divertido de se jogar, ele é mais focado na exploração do que nos combates, eu gostei disso, passei mais tempo resolvendo puzzles e procurando colecionáveis do que lutando, as nova mecânicas foram muito em implementadas na exploração.

Agora de parte negativa, eu achei o jogo "enrolado" em alguns momentos, por exemplo tem um gato chefe em determinado momentos, e a gente enfrenta ele justamente após vencer outros chefes, o problema é que ele fica fugindo e caçar ele é muito repetitivo e chato, pra mim ele foi só pra encher linguiça, assim como alguns andares que foram bem pouco explorados e meio "Fillers". Falando nos chefes, a grande maioria deles foram ótimos, porém foram fácies também, eu só achei o ultimo mais complicado, o resto foi de boa.

Aliás o jogo todo é bem fácil, eu fiz 100% nele e como eu falei só achei mais complicado o ultimo chefe, de resto foi de boa, até alguns puzzles foram ridículos de tão fáceis.

Pra finalizar, eu gostei do jogo, acho que ele é o melhor Luigi's Mansion dos três, apesar de ser muito fácil e um pouco repetitivo ele é muito divertido, cativante e tem mecânicas ótimas, é um dos destaques do console Nintendo Switch!

Nota: 8.5/10

É um jogo muito bom do Mario, uma grande expansão do que foi apresentado no 3D Land, sendo um jogo mais variado e com maior escopo que o anterior, porém eu ainda acho ele inferior ao dois Galaxy's e o Odyssey.

A parte técnica é impecável, o jogo é lindo e muito fluído, as música são incríveis e muito bem feitas.

A jogabilidade eu tenho ressalvas, eu não sou grande fã dessa jogabilidade mais puxada pros Marios 2D, preferia que seguisse a linha dos jogos 3D do bigodudo, mas ela ainda é boa, é só questão de gosto mesmo.

Porém oque definitivamente faltou nesse jogo foi ambição, esse jogo joga muito na safezone, os próprios desenvolvedores falaram que o foco deles eram os jogadores da serie "New" (que eu não gosto), então é um jogo mais "casual", se comparado aos outros jogos 3D do Mario esse fica muito pra trás, justamente por ser algo menos ambicioso, pro 3D Land funcionou por ser um jogo de portátil, agora aqui eu não consigo passar pano, principalmente por ser um jogo que saiu entre os Galaxy's e o Odyssey.

O jogo é até bem variado e criativo, os power ups novos são legais e o número de mundo é até bom, mas... ele é fácil demais, ele só começa a complicar nos mundos especiais, e só o ultimo mundo e suas 2 fases são realmente difíceis (a ultima é quase impossível).

Eu gostei dele ter diferentes personagens pra jogar e eles terem a jogabilidade na mesma vibe do Mario 2 de NES, dependendo do personagem a fase fica até mais fácil, e eu gostei dos fanservices á Mario Galaxy, quem é fã dos Galaxy's vai gostar do pós-game pelas suas referencias.

Eu fechei o jogo com umas 11 horas que subiu pra umas 15 pra fazer os mundo especiais, é uma duração até boa, mas é curta se comprado aos outros games principais do Mario.

Porém essa versão do Switch traz a expansão Bowser's Fury, apesar da jogabilidade ser a mesma, ela vai numa vibe mais mundo aberto e o esquema de fases lembra mais o Mario Odyssey e o 64, eu sinto que esse será o futuro dos jogos 3D do Mario e eu aprovo isso, ficou muito bom.

O problema da Bowser's Fury é ser fácil demais, mais fácil que o game principal, eu fechei ela em umas 3 horas que subiu pra umas 5 ou 6 pra fazer tudo nela, é bem curta e fácil, mas foi uma ótima adição e nos deram a direção que possivelmente a série irá seguir no futuro.

No geral, eu gostei do jogo, é como eu disse, ele joga na safezone e tenta agradar a galera mais casual da série "New" e não é ambicioso, mas oque ele se propõe a fazer ele faz bem, não é muito longo ou épico mas é extremamente divertido!

Nota: 8,5/10

Sem dúvidas e uma evolução considerável se comparado ao Returns, sendo bem melhor que ele, acho que ainda não chega no nível da trilogia clássica do SNES, mas é um game com muitas qualidades!

Na questão técnica não tem oque falar, o jogo é muito bonito até hoje e muito fluído, a jogabilidade é ótima e as diferenças de gameplay dependendo dos macacos auxiliares que você tem também são muito boas, a Dixie ta de volta e temos a estreia de Cranky como jogável na série.

A trilha sonora é SENSACIONAL, temos o David Wise de volta pra compor a trilha do jogo, e ele fez um trabalho magistral, as músicas novas são muito boas e os remixes das músicas clássicas estão simplesmente lindos, é realmente um trabalho primoroso!

Eu senti falta de mais animais jogáveis, ter só o Rambi jogável novamente e o Squawks como auxilio é broxante, em todos os games clássicos tínhamos vários animais jogáveis e aqui eles se limitam a apenas um, e ele ainda só aparece em poucas fases pra piorar.

Sobre dificuldade eu achei um pouco acima da média, o Returns já era bem difícil mas esse aqui ta ainda mais, tem umas fases bem complicadas, e se a pessoa quiser buscar os 100% vai penar muito, eu não fui atrás, terminei o jogo com 87% e ainda acho que fiz muito, peguei todas as letras KONG, abri todas as fases e peguei maioria das peças de quebra-cabeça, mas não terminei todas as fases secretas dos templos, elas realmente são muito difíceis e mesmo com os auxílios tem uma dificuldade alta, qualquer dia eu pego pra tentar passar de novo, lembrando que eu joguei no modo normal e não no modo do Funky Kong, pra quem não sabe na versão do Switch tem um modo do Funky Kong que deixa o jogo bem mais fácil, porém eu não joguei ele, pretendo experimentá-lo só em uma futura rejogada.

Eu achei o jogo bem curto até, terminei ele com pouco mais de 10 horas fazendo tudo que eu listei acima, se eu fosse atrás dos 100% iria estender pra umas 15, pra um jogo que ainda está a full price é um pouco salgado, porém ele tem fator replay assim como os clássicos.

E sobre a comparação com a trilogia clássica, eu reforço, nem o Retuns e nem o Tropical Freeze estão no nível dos clássicos ainda, pode ser nostalgia da minha parte, mas eu sinto que o feeling e aquele clima dark dos jogos do SNES não foram replicados ainda.

Além disso os Kremlings fazem falta, não interessa oque as pessoa digam, eles fazem falta, os inimigos bizarros das ilhas também, aqui eu sinto que é tudo muito "clean", sem aquela tensão dos games do SNES, o jogo é ótimo mas ainda não é como os clássicos.

No fim eu adorei o jogo, eu com certeza um dos melhores plataformas 2D do mercado, é divertido, viciante, tem uma trilha sonora fenomenal e um bom fator replay, ainda faltou aquele algo a mais pra chegar no nível da trilogia do SNES, mas eu ainda recomendo muito!

Nota 8,6/10

Finalmente, depois de meses, eu zerei Zelda Tears of the Kingdom!!! Eu não fiz 100% porque não sou louco, esse jogo é massivo e tem muito conteúdo, mas oque eu fiz já me deixou satisfeito!

Como o jogo tem semelhanças com BOTW, eu só vou falar o que eu achei das coisas novas:

Primeiro a história, ela é de fato melhor que a do BOTW, mas eu sou um dos que realmente gostei da história do BOTW, e apesar de ter coisas boas lá aqui eles fizeram de um jeito melhor dando mais desenvolvimento e foco aos personagens, porém ela não é perfeita, eu acho que a história do BOTW combina melhor com essa forma de "memórias" pra contar histórias, a do Tears fica muito deslocada dependendo da rota de exploração do mapa que você seguir, mas de qualquer forma a história ainda é boa.

Agora os poderes, a Ultrahand é de longe a melhor coisa do jogo, te permite fazer muita coisa e te dá muita liberdade, é a maior estrela do jogo, agora as outras eu achei apenas ok, em uma forma geral eu prefiro os poderes do BOTW, mas a Ultrahand é muito massa.

Sobre o Mapa, agora temos 3, os Céus, Hylure e as Profundezas, eu curti muito explorar os céus, foi muito divertido fazer tudo nele, Hylure é extremamente semelhante a do BOTW, mas tem suas diferenças como cavernas, poços e outras mudanças pra diferenciar do anterior, também foi divertido explorar Hylure mas foi um pouco maçante pela repetição e semelhança com o Breath, agora as Profundezas eu não curti, tanto que nem fiz tudo lá, eu fiz muita coisa mas não tudo, aquela forma de explorar com a escuridão achei bem chata e não me motivou a explorar tudo.

A trilha sonora ta no mesmo nível do jogo anterior, ou seja, eu prefiro a dos games anteriores aos Zeldas
Open World, é questão de gosto, mas eu prefiro uma trilha mais presente do que as partes mais contemplativas desse jogo e do BOTW.

As Dungeons finalmente estão de volta (e tem pelo menos umas duas que são muito boas), eu gostei bastante delas e dos chefes, foi uma adição muito boa no geral pois é um dos DNA's de Zelda e fizeram falta no game anterior.

Agora sobre o conteúdo geral eu fiquei dividido, o jogo tem MUITO conteúdo, porém as vezes menos é mais, em BOTW eu não senti tanto uma "barriga" de gameplay, quando o jogo estava começando a enjoar eu zerei ele, agora isso não aconteceu com o Tears, o Tears chega a ser ridículo em alguma partes, tem muita coisa pra fazer, mas também tem muita coisa "inútil", por exemplo, aqui tem muitos sets e armaduras pra coletar, mas sets uteis de verdade são os que já tinha no jogo anterior, dos novos poucos são realmente uteis, colocaram mais pra ter variedade e conteúdo, mas se eles não são tão uteis ou são muitos chatos de upar qual a motivação pra ir atrás?
O mesmo vale pras missões, tem muitas, mas as missões que realmente te dão recompensas úteis são poucas, qual a motivação pra fazer elas então?

O jogo tem várias coisas pra coletar, upar, fotografar, descobrir e cumprir pra pegar os 100%, mas eu não me senti motivado a sequer tentar fazer isso, justamente porque muitas coisas são chatas ou "inúteis", eu zerei o jogo com 150 horas, coletei todos os Shrines e upei ao máximo meus corações, estamina e baterias, porem não peguei todas as Light Roots (mas peguei cerca de 75% delas) e muito menos os Koroks (porque não sou louco), eu fiz muita, mais muita coisa, e mesmo fazendo muito e jogando por tanto tempo eu só fiz 67% jogo, e sim, eu me senti meio "enjoado" do jogo em alguns momentos, seja pela semelhança com o BOTW como pelas massivas coisas pra fazer, é por isso que eu disse que as vezes menos é mais, o jogo tem muito conteúdo, mas isso não deixou ele com uma "barriga" de gameplay... deixou ele com uma PANÇA DE CHOPE, se tivesse menos missões, sets e coisas pra explorar no mapa mas elas fossem mais divertidas e empolgantes esse jogo seria perfeito.

E sobre o game em comparação com anterior eu fiquei divididos, tem coisa que eu prefiro no BOTW e tem coisa que eu prefiro aqui, mas em um consenso geral... eu gostei mais do Breath, eu acho os Shrines de lá melhores, acho os Guardians melhores que os Zonais, e acho o clima pós-apocalíptico de lá mais intrigante, foras as habilidades que acho mais divertidas (só a Ultrahand eu achei melhor no Tears), sem contar que lá eu não fiquei entediado ou "enjoado" em nenhum momento e busquei fazer praticamente tudo (menos os Koroks)

É estranho dizer isso, o jogo tem coisas melhores e tem mais conteúdo mas eu ainda prefiro o anterior? Eu sei que é questão de gosto e experiência, e sei que eu sou minoria, mas é minha opinião...

Sobre bugs eu me surpreendi pois eu só achei 1! Um único bug em 150 horas de gameplay é absurdo, o trabalho de polimento da Nintendo com o jogo foi muito bom, mas não foi perfeito, o jogo tem uma performance ok, mas tem quedas de frame e não da pra ignorar isso, no anterior já tinha isso, mas aqui acontece com mais frequência, mas não é nada que a atrapalhe e nem é injogável como alguns disseram ai pela internet, a galera exagera quando fala da performance do jogo, as quedas acontecem mas não é nem de longe ruim como dizem.

Pra concluir, eu posso dizer que gostei muito do jogo, mas sim, ele tem uma grande "barriga" de gameplay, mas mesmo assim é um jogo que eu recomendo pra todo mundo, é um dos melhores do Switch e dos últimos anos, só isso já é motivo o suficiente pra jogar!

Nota: 9,3/10

Já adianto que gostei mais dele do que do original, com certeza as melhorias que colocaram aqui deixaram o jogo mais agradável de jogar (apesar de mais fácil)
Como é um Remake bem fiel eu vou focar mais nas melhorias:

A parte técnica do jogo é muito boa, os gráficos estão muito bonitos dentro das limitações do Switch, eles adicionaram cutcenes em alguns trechos da história e nos golpes especiais (depois eu comento), e essas cutcenes estão lindíssimas, eu senti quedas de frames minúsculas em alguns cenários de cidades, mas nada que atrapalhe, é bem tranquilo, e eu não tive nenhum bug durante jogo.

A trilhas sonora é SENSACIONAL, no original já era, mas aqui rearranjaram as musicas e ficou lindo! Chamaram novamente a Yoko Shimomura pra esse trabalho e como sempre a mulher não decepciona, a trilha sonora que já era boa ficou melhor ainda!

Agora a jogabilidade, eu achei bem melhor em um quesito geral, adicionaram vários atalhos, melhoraram os controles e adicionaram os especiais que são usados quando um contador chega em 100%, esse contador enche quando acertamos o tempo dos golpes, magias e defesas, inclusive ficou mais fácil acertar aqui pelo auxilio de uma "!" que adicionaram pra gente apertar na hora certa. Os especiais no geral são bem úteis (alguns são bem apelões), mas foi uma adição bem vinda.
Agora também é possível trocar de membros durante a batalha, e isso acabou com aquele de "usar a party errada" nos chefes. Agora é possível dar fast travel em qualquer lugar do Mapa que você já passou, só clicar no Mapa no menu e selecionar o lugar, adicionaram um bestiário e tipo um diário que resume a história, são extras bem legais. Isso tudo veio pra agregar a gameplay e tornou a experiência muito mais divertida, mas tem um porém, o jogo ficou muito mais fácil, eu não tive tanta dificuldade no original, mas no Culex e nos últimos chefes eu penei um pouco, aqui nem isso, eu venci todos facilmente.

Os acréscimos deixaram a jogabilidade mais fácil, mas eu também senti que está mais fácil de upar, fora que também está mais fácil acertar o mini game do Yoshi e dobrar a Xp, o jogo já não era complicado, aqui virou um passeio no parque.

O jogo também é relativamente curto, eu zerei com pouco mais de 14 horas fazendo quase tudo, vale lembrar que eu não fiz alguns extras do pós-games que foram adicionados nesse Remake, isso eu vou deixar pra depois, mas o jogo principal é bem curto.

Eu também acho o preço bastante elevado pra esse Remake, o jogo é bom e adicionaram coisas, mas na base ainda é um jogo de SNES, muito melhorado, mas ainda é, na minha opinião o preço deveria ser mais baixo, ainda mais pra gente aqui do BR onde o jogo não veio legendado.

Agora uma opinião impopular, eu acho que o jogo ousou pouco, ele poderia ter trazido mais coisas, o original já era um clássico e só refazê-lo já é bom, mas eles poderia ter adicionado novos cenários, novos mini games, monstros e etc.

Mesmo com poucos defeitos o Remake conseguiu superar o original na minha opinião, virou a forma definitiva de apreciar esse clássico, claro que a falta de legenda em PT-BR não ajuda mas ainda sim é a forma definitiva de jogar ele!

Nota: 8.8/10

Já adianto que é o melhor jogo 2D do Mario desde Super Mario World! Com isso em mente já sabemos que o jogo é no mínimo ótimo, mas ele ainda conseguiu me surpreender pela sua gameplay e criatividade.

A história não tem muito oque comentar, assim como todo jogo do Mario, ela nem é importante, eles estão no Reino Flor, o Bowser rouba uma Flor Fenomenal e começa a tacar terror no reino e os personagens da série tem que salvar o reino, simples e fácil, nada a acrescentar.

Os gráficos do jogo são muitos bonitos, o Anti-Aliasing é muito bom e a apresentação geral do jogo é excelentes, a trilha sonora desse jogo é daquele jeito, marcante e viciante, mantendo a tradição da série de sempre trilhas sonoras ótimas e memoráveis.

Mas o jogo brilha mesmo é na gameplay, quem me conhece sabe que eu não sou um grande fã da Série "New", os jogos eram extremamente semelhantes e a gameplay era mais travada se comparada ao Super Mario world, isso somada á outras coisas fez eu desistir daquela série, Mas aqui eles acertaram na mosca, a gameplay está uma delícia! Sério, a gameplay desse jogo está no ponto certo, muito refinada e muito precisa, acharam o ponto certo e colocaram ela mais puxada pro World do que pra série New e pra melhorar ela tem uma grande variedade. A variedade vem nas Flores Fenomenais que dão efeitos malucos nas fases e isso foi um playground pra Nintendo extrapolar a criatividade da série 2D e fazer coisas completamente fora da caixinha, e isso é ótimo, o jogo ficou muito variado e divertido, cada fase é única, e pra melhorar temos ainda as insígnias que dão poderes aos personagens, sejam elas com ações como pular mais alto ou usar um hookshot, ou auxiliares como um radar que detecta coisas escondidas, ou passivas como uma que te deixa invisível, as insígnias foram ótimas adições, elas variam mais ainda a gameplay e influenciam até na sua forma de jogar e até mesmo permite desafios que podem prolongar a vida útil do título.

Outra coisa pra variar ainda mais a gameplay são os personagens do título, o jogo possui vários e eles são divididos em 2 categorias, normal e "Fácil", os personagens normais são semelhantes e são compostos pelos heróis principais da série como Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad, etc.
Já os da parte "fácil" são os Yoshi's (em várias cores) e o Ledrão, esses do modo fácil não tomam dano, mas em compensação não podem usar Power Ups, por isso usei o "fácil" entre aspas, pq eles tem vantagens mas possuem desvantagens também.

Isso tudo somado, mostram o quanto o jogo é variado e a gameplay pode mudar de pessoa pra pessoa, na verdade aqui você meio que molda a dificuldade do jogo, dependendo do personagem e insígnia que você usa a fase pode ficar mais fácil ou não, depende muito.

E isso nos leva dificuldade, o jogo possui estrelas nas fases indicando o nível de dificuldade, elas vão de 1 a 5, mas é como eu disse, dependendo do personagens ou da insígnia que você usa na fase ela pode ficar bem mais fácil do que as estrelas indicam, e isso com a adição do modo online pode diminuir mais ainda, o modo online do jogo faz a gente jogar simultaneamente com os "fantasmas" de outros jogadores e se você morre os fantasmas podem te salvar, os fantasmas ainda podem colocar placas nas fases e elas também te salvam.

Então quando me perguntam sobre a dificuldade eu respondo: "depende", se você ligar o online e jogar com os fantasmas, usar insígnias roubadas, e selecionar os personagens do modo fácil o jogo fica bem de boa, agora se você não fizer nada disso você vai penar em algumas fases, o jogo próximo ao final tem umas fases bem complicadas, e aqui temos também temos um mundo especial igual no Super Mario World, e as fases desse mundo especial são bem difíceis, mais difíceis do que as do World, lá você realmente vai ser testado, e algumas fases desse mundo mesmo com as "ajudas" são bem difíceis.

Eu zerei o jogo com 99%, peguei todas os Golden Flags nas fases, todas as moedas roxas e todas as Sementes Fenomenais, todos os marcadores dos personagens, faltou só a ultima fase secreta super difícil, eu morri mais de 50 vezes e não consegui passar, eu nunca faço geralmente essas fases hyper difíceis dos jogos atuais do Mario, mas eu sempre tento, aqui eu realmente tentei mas não foi, porém eu não desisti não, ainda vou tentar passar, mas talvez não agora...

Levei cerca de 15 horas pra fazer tudo isso, o jogo não é tão longo mas é na medida certa pra esse tipo de jogo.

E sobre bugs eu posso dizer que eu não presenciei praticamente NENHUM, a única coisa são pequenas quedas de framerate em certos trechos mas nada que atrapalhe.

E com o defeito eu coloco os chefes do jogo, eu achei eles bem simples, tirando o chefe final que é muito criativo e divertido, os outros foram bem méh, definitivamente não acompanham o nível de qualidade do resto do jogo, sem contar que são bem semelhantes e fáceis também. E o fato do jogo só ter UMA fase especial após zerar também é um defeito, os jogos atuais do Mario são conhecidos por ter bastante conteúdo pós-game e aqui temos uma única fase e que só é liberada se você cumprir certos objetivos antes, definitivamente ficou devendo...

Pra encerrar eu posso dizer que Super Mario Wonder é um dos melhores jogos do Mario que eu já joguei e com certeza um dos melhores jogos do ano, ele tem gráficos bons, uma gameplay excelente, extremamente divertida e com uma variedade de incrível! Recomendo muito!

Nota: 9,5/10

Eu classificaria esse jogo como: "O jogo que não parou de me surpreender", é incrível como a minha experiência com ele foi gratificante e viciante.

Vou começar falando sobre a história, ela de uma maneira geral é bem opcional e não tão a profundada, mas eu sinceramente gostei, todo o conceito da Calamidade e das memórias eu curti, eu também achei a historia bem... triste, por diversos motivos, mas não vou dar spoiler, mas pra mim foi bem gratificante ir juntando as peças aos poucos até entender tudo que estava acontecendo, no final com todas as memórias recuperadas é bem legal ver todas em sequência e entender tudo daquele mundo.

Agora falando do gameplay, é a a melhor parte do jogo, esse é um Zelda de mundo aberto de verdade, e quando eu digo mundo aberto é mundo aberto mesmo, você pode ir aonde quiser e quando quiser, fazer os objetivos na sequência em que você quiser, liberdade aqui é tudo, eu não fui pesquisar mas acho que tem uma sequência certa pra fazer as coisas, porém eu fui fazendo "na doida" e explorando aos poucos cada área do meu jeito, e eu até acho que essa é a maneira "certa" de jogar, o jogo te joga no mundo aberto e fala "se vira" e eu me virei, aliás, eu tentei ao máximo não pegar informações na internet, fui jogar sem saber de nada e fiz cerca de 95% do jogo sem ajuda, só uma coisa ou outra que eu tive que pesquisar, mas q grande maioria do jogo eu fiz na tentativa e erro e descobrindo sozinho, acho que isso só potencializou a minha experiência com o jogo, e eu recomendo que todo mundo que vá jogar faça o mesmo, não busquem informações só "se virem" pra jogar.

As mecânicas de gameplay foram bem adaptadas dos Zeldas anteriores pra esse, você ainda se sente jogando Zelda e várias das bases estabelecidas no A Link to the Past e no Ocarina ainda estão presentes aqui mas com nova roupagem pro mundo aberto, eu vi que muita gente não curtiu as armas desgastarem, e eu também não curti no começo, mas quando você avança no jogo você percebe que faz sentido essa mecânica, alias todas as mecânicas foram muito bem pensadas pra estarem aqui.

Quer joias ou minério? Vai minerar! Quer comida? Cace ou colha! Quer Madeira? Derrube uma arvore! Quer comidas melhores e que curem mais? Cozinhe!

Eu adorei essas mecânicas de sobrevivência e que agregam ao gameplay!

A gameplay completamente livre, tanto na exploração como na forma de abordar os combates e usar as mecânica foram o ponto alto de jogo pra mim e que fizeram ele ser tão viciante, eu peguei os 120 Shrines mas não peguei todos os Koroks (porque tenho amor próprio), os Shrines e os Koroks são essenciais pra gamepaly pois com eles você vai aumentar os corações, a estamina e o espaço pra armas, não é obrigatório fazer tudo mas é bom pra melhorar o Link e pegar itens e equipamentos.

Nesse jogo só temos 4 dungeons, e elas são legais mas eu gostaria mais se tivessem as dungeons como nos games anteriores, fora que aqui elas são fáceis demais e poucos desafiantes, os chefes são bons mas também prefiro os dos outros jogos.

A trilha sonora é muito boa e casa perfeitamente como jogo, incluindo os rearranjos dos temas dos jogos anteriores, mas eu ainda prefiro a trilha mais épicas dos games anteriores, eu sei que não casaria aqui, mas é realmente questão de gosto.

De ponto negativo eu destacaria o clima instável, chove muito no jogo (as vezes seguidamente) e isso atrapalha MUITO, acho que não dosaram bem isso, da muita raiva explorar e escalar lugares com a chuva pra encher o saco, eu também não gostei das famosas "torres de sincronização" estarem presente no game, eu preferia que mapa já fosse todo aberto como é nos jogos da Bethesda por exemplo, eu sei que faz sentido pra lore isso, mas eu não gosto mesmo desse aspecto "jogo da Ubisoft".

Na questão de bugs o jogo me surpreendeu, porque quase não tem bug, tirando quedas de frames em momentos específicos e aqueles pequenos bugs do tipo armas entrando nas roupas ou itens sumindo no chão eu não vi quase nada gritante, de bug gritante mesmo só vi uns dois e olhe lá.

É por isso eu disse que o jogo não parou de me surpreender, além de ser um jogo sólido, com um mundo aberto bem construído e muito bem polido, ele é extremamente viciante e cativante, com uma boa trilha sonora e readaptando a franquia pra uma nova direção!
Ótimo jogo, ótima experiência, recomendo pra todo mundo que goste de um ótimo jogo e de uma experiência única! Eu tenho minhas dúvidas se ele virou ou não meu Zelda favorito, mas com certeza entrou pra minha lista de jogos favoritos no geral!

Nota: 9,8/10

Adiantando que eu gostei bastante principalmente por terem trazido de volta o estilo do Super e não do Fusion, mas ainda tem coisas que me fazem preferir o Super a esse:

Eu gostei bastante da jogabilidade, achei uma evolução natural de tudo que a franquia apresentou até agora nos jogos 2D, esse é de longe o Metroid 2D com a a melhor jogabilidade, é tudo muito natural e os controles são bem distribuídos mesmo com muitos comandos.

O estilo Metroidvania foi elevado ao máximo nesse jogo, os mapas são gigantescos, tem MUITOS segredos e muita coisa pra explorar, como todo bom Metroid você pode inclusive sair da "rota principal" e pular etapas no jogo (isso fez eu perder um save até kkkk).

A dificuldade do jogo é até alta, os cenários são tranquilos de explorar com um ou outro inimigo mais difícil, mas as batalhas contra os chefes são bem complicadas, algumas são realmente difíceis, eu penei muito no chefe final, até pegar os padrões apanhei muito, mas mesmo com a dificuldade alta eu tenho que dizer que essa foram as melhores batalhas dos Metroid 2D, e o jogo possui uma coleção de chefes muito respeitável, ainda não é no nível da do Prime 2 (que pra mim é a melhor da série nesse aspecto) mas ainda é muito bom. Nesse jogo também temos a presença dos E.M.M.I. que são robôs que nos perseguem em algumas áreas, eles são essenciais pra história e pro gameplay por fornecerem novas habilidades quando derrotados, e acredite, você vai morrer muito pra eles, pq se eles te pegarem é Hit Kill, você tem um pequeno intervalo pra escapar, mas acredite é bem curto e difícil de acertar, os E.M.M.I. contribuem muito pra dificuldade do jogo e são um desafio a mais que acrescenta a gameplay.

Os gráficos eu achei apenas ok, não são os melhores do console mas também não fazem feio, os cenários são até bem vivos, mas em detalhamento é bem ok, no nível do aceitável.

Agora a trilha sonora eu não gostei, achei bem fraca, ela só "tá lá", não tem nenhuma música marcante, pelo que eu andei pesquisando o compositor de todos os outros Metroids não participou desse jogo, então a trilha sonora ficou devendo, as musicas mais marcantes aqui são os remixes das músicas dos Metroids antigos.

Outra coisa é que eu achei o jogo meio "monótono" em alguns momentos, ele não chega a ficar chato mas em alguns POUCOS momentos ele fica muito repetitivo com o backtracking, coisa que eu não senti nos jogos anteriores, mas foram em bem poucos momentos mesmo.

Pra concluir eu gostei bastante do Metroid Dread ele entregou quase tudo que eu esperava de um jogo da série, ficou devendo na trilha sonora e nos gráficos, e mesmo sendo ótimo não reinventou a série como muita gente achava, mas ainda sim é um excelente game!

Nota: 8,8/10

Já adiantando que esse pra mim é o melhor Mario Kart já feito, era um dos jogos que eu mais queria jogar do Switch e pra minha sorte veio no bundle com o console e pude finalmente jogá-lo.

Pra começar vou elogiar os gráficos, são lindíssimos!!! Até hoje me impressiona o quanto esse jogo é estonteante, e impressiona mais ainda ver que versão original dele saiu em 2014 e já era muito bonita, realmente um dos jogos mais bonitos do Switch.

A trilha sonora é espetacular pra variar, as trilhas de todos os Mario Karts são boas, mas nesse a Nintendo se superou, é realmente MUITO boa, todas as pistas tem trilha sonoras sensacionais e muito boas e cansam perfeitamente como cenário e tema da pista.

A jogabilidade é a melhor de todos os Mario Karts, a franquia sempre teve jogabilidades boas, mas pra mim esse tem os melhores controles e a melhor física, principalmente pelas mudanças de jogabilidade durante as corridas, é realmente incrível o quanto a gameplay é intuitiva.

Gostei bastante da seleção de personagens e da seleção de pistas, são simplesmente as melhores da série, sei que os fãs queriam que um personagem ou outro estivesse disponível mas pra mim a seleção está ótima e muito variada pois tem vários personagens de fora do universo Mario.

O jogo tem vários modos de jogo e todos são exatamente divertidos de se jogar, mas eu senti falta de um modo campanha pra alongar mais a experiência single player porque o jogo tende a ficar enjoativo só jogando e rejogando os modos disponíveis por dias seguidos, Mario Kart é um jogo imortal quando jogado com os amigos mas pra Single Player precisa de algo desse tipo, por isso que pra mim a melhor experiência foi ir jogando ele aos poucos durante os dias pra não enjoar, e vou continuar jogando ainda mesmo começando outros games.

Eu não fechei todos os níveis de dificuldade nas Copas, falta pegar 3 estrelas em algumas corridas do modo 150cc e falta jogar o modo de 200cc, como eu disse são coisa que eu irei fazer aos poucos enquanto jogo esporadicamente.

E lembrando que eu joguei apenas o conteúdo do jogo base, eu não comprei ou assinei o Switch Online pra jogar as pistas adicionais e testar os personagens adicionais.

No fim afirmo que é um jogo excelente, o melhor Mario Kart já feito, é obrigatório pra quem tem um Switch, ele é extremante divertido de jogar, tanto sozinho como principalmente com os amigos, ainda bem que comprei o Switch com o bundle e pude jogá-lo!

Nota: 8.8/10

Já adianto que é o jogo mais fraco da série principal que eu joguei até agora, eu gostei de algumas coisas e a experiência no geral foi positiva, mas o jogo tem muitos defeitos e coisas mal exploradas.

Das coisas positivas vou destacar os designs dos novos Pokémon e dos personagens, os personagens estão muito bonitos e estilosos, acho que são alguns dos melhores designs de personagens da franquia toda, tanto os principais quanto os secundários.

Já os Pokémon novos são muito bons e tem um design muito bonito, eu gostei da grande maioria deles, as Galarians Forms estão muito legais e eu gostei bastante de explorar os mapas e encontrar esses Pokémon em situações variadas.

Eu também gostei da trilha sonora, a trilha é muito boa (assim como a maioria dos games da franquia), o jogo não tem uma trilha melhor que Diamond and Pearl e X e Y mas ainda sim é excelente.

Porém os defeitos do jogo são muitos, começando pela parte técnica, a parte técnica é fraquíssima, as animações são recicladas do 3DS, tanto a animação dos Pokémon quanto a dos personagens, é ridículo ver que usaram os mesmos assets dos jogos de 3DS aqui, aliás, é isso que Shield se parece, um jogo de 3DS só que em HD, a parte gráfica é fraca e não faz jus ao Switch, e pra piorar temos quedas de frame tanto no jogo como até nas cutcenes, e isso é inaceitável vindo de um jogo em um hardware superior ao 3DS.

Eu também não gostei do Dynamax e do Gigantamax, eu tinha um pé atrás com essa mecânica antes de jogar, e eu estava certo, essa mecânica é mais fraca porque em 90% do jogo você não usa ela, ela só é usada nas batalhas de ginásio, na Wild Área e em batalhas especificas, no multiplayer pode até ser útil, mas eu não jogo o multiplayer de Pokémon e para o Single Player a mecânica é mal utilizada, pra mim os Z-Moves e a Mega Evoluções eram bem mais legais e mais úteis na campanha dos jogos anteriores.

Eu também achei o jogo muito fácil, tirando a batalha final contra o campeão e uma batalha contra o rival no pós-game eu não tive dificuldade NENHUMA, Pokémon nunca foi super difícil mas aqui foi ridículo de fácil.

Eu também achei o jogo muito curto, em todos os jogos anteriores no meu estilo de jogar eu fechava com 30 e poucas horas e chegava ás 40 nos pós-game, aqui não fechei ele em 27 horas e o pós-game fechei com 30 horas, claro que eu não corri atrás de completar a Pokedex e fechar a Battle Tower, mas nos game anteriores eu também NÃO FAZIA ISSO e mesmo assim eles tinham mais coisas a se fazer, poxa, até X e Y que tem um pós-game ridículo eu tive mais coisas pra fazer do que aqui.

E pra fechar a história, a história do jogo é fraquíssima, a pior história de toda a saga, os personagens são mal desenvolvidos, os vilões são fracos, a trama principal é sem graça, eu tenho criticas a Sun e Moon mas em Sun e Moon pelo menos a história era boa, aqui nem isso.

No geral o jogo é divertido, assim como todo jogo da franquia, ele é divertido e até viciante em certo ponto, a formula de Pokémon é muito boa pois consegue fazer isso até em um jogo cheio de defeitos como esse, no geral eu me diverti mas não fecho os olhos pros defeitos dele.

Se fosse pra eu rejogar algum jogo de Pokémon esse aqui ficaria em último, como eu disse ele tem parte técnica, historia, desenvolvimento e mecânica principal fracos mas ainda é divertido e tem alguns pontos positivos, ainda me diverti jogando no final.

Nota: 6.5/10

Eu já tinha terminado o jogo faz um tempo, mas agora depois de tentar (e desistir) de pegar os 100% vou falar oque eu achei de Super Mario Odyssey!

Já adiantando que tecnicamente é o melhor jogo 3D do personagem de longe, nunca antes um jogo do personagem teve tanto conteúdo, tanto na campanha principal como no pós-game ele tem muita coisa pra se explorar e pegar, várias listas de coisa pra completar e comprar, realmente é bem satisfatório tentar pegar tudo nesse jogo, eu nunca imaginei que um jogo do Mario me prenderia por tanto tempo.

Acho que esse jogo tem a melhor jogabilidade da série, assim como as suas mecânicas que são muito boas e conseguiram renovar a série, trouxeram de volta o esquema de mundo aberto do Super Mario 64 e encheram os vários mundos dele de luas pra gente coletar.

A nova mecânica do Cap é muito divertida, capturar inimigos e mudar completamente a jogabilidade da fase é muito divertido, as capturas do jogo são muito boas (algumas são bem surpreendentes), os mundos do jogo são incríveis e muito bonitos, tirando um ou outro mundo, todos foram bem explorados e escondem segredos bem inusitados, o número de easter eggs que fazem referencia a toda a franquia do bigodudo são bem altos, e alguns desses easter eggs são bem legais e bem undergrounds. A nova mecânicas de alguns trechos ficarem em 8 bits eu gostei bastante também, antes de jogar eu achei que a Nintendo só ia usar a nostalgia e tacar esses trechos no jogo aleatoriamente, mas não, eles realmente contribuem pro level design e pro desafio geral do jogo!

Tecnicamente esse jogo é perfeito, eu não encontrei NENHUM bug, o gráfico é lindíssimo, mesmo o Switch não tendo a potências dos outros console esse game se destaca, de longe o jogo mais bonito do personagem.

A trilha sonora é SENSACIONAL, uma das melhores de toda série, ss musicas letradas são incrível e MUITO boas e viciantes, agora eu entendo porque a musica tema do jogo ficou tão famosa, todas as trilhas casam perfeitamente com os mundo e ambientes, até os remixes de músicas antigas ficaram ótimas!

Se for pra eu reclamar de algo seria só dos power ups clássicos que não existem aqui, eles meio que não fazem falta por causada mecânica de capturar, mas sei lá, ainda achei que poderia ter um ou outro, de resto eu não tenho reclamações!

Eu fiz cerca de 98% do jogo, ficou faltando algumas luas bem chatas de pegar e comprar todas as roupas (eu teria que farmar muito para tal), mas de resto eu fiz tudo e levei mais de 40 horas pra isso.

Eu posso estar me equivocando mas diria que esse se tornou meu segundo jogo favorito do Mario, ele ainda não passou o Galaxy 1 porque esse me cativou muito mais e pra mim sempre será insuperável, mas chegou bem perto pois o Odyssey entregou tudo que eu esperava e mais um pouco!

Eu sou suspeito pra falar porque sou fã do Mario, mas eu diria que esse é um dos melhores games da geração e um dos melhores jogos que a Nintendo já fez, eu quero muito saber como vão superar esse game no futuro...
Recomendo esse jogo pra todo mundo!

Nota: 10/10