Bio
Ele/Dele | BR/ENG | Nerd | Fala mais sobre jogos do que realmente JOGA eles
Personal Ratings
1★
5★

Badges


1 Years of Service

Being part of the Backloggd community for 1 year

Best Friends

Become mutual friends with at least 3 others

Gone Gold

Received 5+ likes on a review while featured on the front page

Liked

Gained 10+ total review likes

Noticed

Gained 3+ followers

Favorite Games

Zero Escape: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors
Zero Escape: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors
Shin Megami Tensei IV
Shin Megami Tensei IV
Xenoblade Chronicles: Definitive Edition
Xenoblade Chronicles: Definitive Edition
Prey
Prey
Nier: Automata - The End of Yorha Edition
Nier: Automata - The End of Yorha Edition

053

Total Games Played

000

Played in 2024

028

Games Backloggd


Recently Reviewed See More

[JOGANDO] Imagina logo no primeiro jogo do seu estúdio você cria uma mistura de RPG, Puzzle, e Plataformer tão boa quanto esse jogo. Surreal.

Esse jogo é QUASE uma obra-prima.

A forma que esse jogo conta sua história é genial e algo muito raramente visto, e mesmo lidando com conceitos e estruturas extremamente complicadas, ainda tem uma escrita exemplar e muito forte. Mantendo o ponto narrativo, a maioria de seus personagens tem ótima caracterização e quase todos são muito gostaveís e bem mais profundos do que o jogador pode primeiramente imaginar.

Seus gráficos, assim como em todo jogo da Vanillaware, são fenomenais com cores fortes e saturadas, ambientes e iluminações de cair o queixo, e animações bem produzidas que demonstram a personalidade de cada personagem.

Sua jogabilidade se mostra em duas formas, Visual Novel e Estratégia em Tempo Real. Sua Visual Novel segue os avanços do gênero, com função de Log, todos os diálogos são dublados, uma flowchart/timeline para cada evento, assim como um sistema de keywords que mostra bem como cada personagem reage a informações e detalhes da narrativa. A qualidade de uma Visual Novel tende a ser tão boa quanto a qualidade de sua história, e isso o jogo tem em excesso.

Suas partes estratégicas também são muito bem feitas, com cada um dos seus 13 personagens jogáveis tendo forças e fraquezas em seu kit, e em dificuldades mais difíceis, conseguir ranks bons e cumprir missões opcionais podem ser um digno desafio, que pede que os jogadores usem bem e interajam com suas unidades de modo único.

Por que então eu digo que esse jogo é "quase uma obra-prima"? Eu só consigo pensar no quão bem faria pro jogo caso ele tivesse um pouco mais de tempo de produção para refinar alguns aspectos mais fracos. Minha principal crítica é como ele lida com subplots românticos, que muitas vezes parecem artificiais e subdesenvolvidos, salvo poucas e muito notáveis exceções. As vezes, personagens e estruturas interessantes se perdem no caminho enquanto o jogo muda o foco pra esse aspecto romântico, algo que poderia ter funcionado melhor com certo polimento adicional, mas não é o caso. Esses momentos são pontos infantis em uma narrativa majoritariamente madura, ao ponto de me fazer revirar os olhos em certos momentos.

O final do jogo também parece ter sido um tanto rushado, e não parece que tempo e/ou orçamento suficiente foi aplicado para concluír uma história grandiosa assim, infelizmente criando uma conclusão um tanto insatisfatória. Ah, antes que eu esqueça, o último nível do jogo é uma crescente de dificuldade COMPLETAMENTE absurda e fora da curva.

No geral, embora eu pense que o jogo é excelente em história e estrutura, alguns pequenos detalhes que impedem ele de atingir seu verdadeiro potencial. Ainda assim, continua sendo uma experiência única, com momentos impactantes e revelações fantásticas.