Reviews from

in the past


Na segunda tentativa, desencalhou legal.

Logo que lançou comecei uma playthrough, mas acabou não vingando, tenho fallout new vegas como meu rpg ocidental favorito, e tinha muita expectativa para essa volta da obsidian ao gênero, imaginei que não tinha sido dessa vez, que o nv era um incidente pontual, felizmente, estava errado.

Graças a série de fallout (mto boa tbm btw) voltei pra franquia e nada me tirava da cabeça o outer worlds preso no backlog com umas 10h de jogo, dps de fazer a run mais rápida possível de fallout 4 e fazer um boneco no new vegas criei vergonha na cara e baixei Outer Worlds.

De início, ainda tava com um pé atrás, mas passei por 2 grandes cliques, primeiro, quando joguei pela primeira vez em 2020, atribui muito um papel de fallout new vegas no espaço pra esse jogo, quando agora, depois de alguns anos e o lançamento de outro querido da bethesda, tenho pra mim que ele se consagra mais como um starfield da obsidian do que qualquer outra coisa, quando você vai esperando uma vibe descolada da NCR nele e recebe enxurradas de propagandas exageradas pra denotar o futuro "capitalismo is bad" pode ser meio decepcionante, mas já indo pensando em outras mídias parecidas cough cough futurama cough, te faz aceitar melhor a ideia deles.

Quanto ao outro ponto que citei anteriormente, eu não costumo jogar as coisas da forma mais linear possível, inclusive muito me agrada quando eu sinto que minhas ações estão quebrando o jogo, e mais ainda quando ele percebe e me recompensa pelas minhas gambiarras, foi isso que me pegou no new vegas, e o que aconteceu aqui também, não vou entrar em detalhes pq já me estendi mais do que deveria, porém, digamos que tem uma boa sessão do jogo skipavel se você decidir ignorar alguns alertas e correr de inimigos, e quando você decide skipar ela, mas ainda sim fazer o resto do que te levaria até lá, o jogo considera muito bem seus caminhos e te recompensa por isso.

Novamente, isso aqui já tomou uma proporção maior do que eu esperava, em suma, muito divertido, em certos momentos me senti em episódios de futurama, outros em mass effect (inclusive, deu uma atiçada, deve ser o próximo da lista) e consegui aproveitar todos muito bem, também deixo aqui um salve para o fast-travel, estava com saudades dele depois de tanto tempo em dragons dogma 2, e um outro salve para dlcs com conteúdo interessante, não se vê mto ultimamente, mas a obsidian ainda é um dos reais casinhas.

it's like fallout on hallucinogenics, also i hate sci-fi so thanks for confirming that i guess

Surprisingly fun time this game but the ending is a bit of a fumble and a bit of a tumble.

Ate onde vao as corporacoes na busca pela dominacao da sociedade?
A colonia de bonança é dominada por um governo corrupto e tomada de grandes empresas que exploram o trabalhador dia e noite, recorrendo a todo tipo de abuso e metodo pra aumentar a jornada e eficiencia do trabalho. Morte, doenca, guerra e destruicao nao sao problema quando os no topo saem com mais dinheiro.
Como se Fallout, Mass Effect e Borderlands tivessem um filho, Outer Worlds (alias, dos mesmos desenvolvedores de Fallout New Vegas) é magistral, e vou comecar destacando os dialogos e escolhas. Poucos jogos conseguem naturalizar e expandir tanto a interacao com personagens, os dialogos sao muito diversos e as opcoes de onde se pode levar a conversa parecem infinitas, alem do mais, o jogo consegue carregar muito peso nas escolhas, influenciando todo o mapa, historia e relacoes, e na maioria das vezes, conseguem que seja muito ambiguo e que nada seja realmente "o ideal". Destaque para o humor que é certeiro e muito divertido (recomendo ir com uma run de personagem burro, tem falas bem engracadas).
O segundo melhor ponto sao so personagens, cada um mais incrivel que o outro, personalidades extremamente unicas e te ganham (ou perdem) facilmente, o que aumenta muito a imersao e a vontade de esgotar todo o dialogo dos NPCs. Destaque para os tripulantes da nave principal que sao muito carismaticos e tem quests muito legais que aprofundam bastante em cada um. Chega a ser dificil escolher quem levar, todos sempre tem adicoes para falar dependendo do contexto da situacao.
Outro ponto forte do jogo é a gameplay, o combate é simples mas muito divertido e dinamico, o DTT é MUITO foda de usar. A variedade de formas de conduzir uma missao é incrivel, da pra zerar o jogo inteiro sem dar um unico tiro se bobear. A maior tristeza é que no fim das contas é curto, e o final mais ou menos, mas vale muito mesmo assim, incluindo as dlc.
Resumindo, se quiser dialogos excelentes e naturais, personagens viciantes, gameplay solida e diversa e ver a verdadeira natureza do capitalismo, vai jogar isso logo.

O grande destaque é claramente os "companions", a maioria deles é bem construído e com personalidades únicas, tendo bastante espaço nos diálogos e tendo uma função importantíssima na gameplay. Muitos dizem que o jogo é fácil demais, não foi essa minha experiência... Joguei na dificuldade "Difícil" e no início passei por maus bocados, que significa que o jogo é bem balanceado de acordo com o nível que é escolhido, mas enfim, investir nas habilidades dos companions me fizeram morrer menos, e a partir disso tive mais facilidade pra ficar vivo, mas em nenhum momento se provou um jogo fácil. As habilidades dos companheiros são divertidas de se ver mas não são todas necessariamente úteis, suas opiniões sobre o enredo e diálogos são muito bem feitos e é um dos pontos altos do jogo, suas missões individuais são as melhores missões secundárias do jogo, mas nem todas são necessariamente complexas ou memoráveis.
O gráfico cartoonizado não faz muito o meu gosto, devido a isso levei mais tempo a me conectar ao jogo. Mas como isso é uma questão relativa, no que se propõe nesse quesito o jogo é bem feito, cenário internos e externos muito bem detalhados, coloridos e bonitos, a iluminação é ok, exceto a de seu personagem, sempre fica muito escura e mal dá pra você ver o seu boneco. Design de armas e armaduras é bem feito e condizente com a temática apresentada, assim como os inimigos, por mais que nestes (especialmente os humanos) falte uma I.A melhor, sempre vão pra cima de você sem amor a vida. As artes conceituais apresentadas ao viajar pelos planetas também são marcantes e bem feitas.
Gameplay do jogo é extremamente simples, Action RPG que introduz diversos atributos do que seria um RPG convencional mas dando a liberdade de se jogar com o que quiser. A trocação de tiro é simples mas é minimamente divertida, a variedade das armas de fogo junto com a habilidade de "slow-motion" é o suficiente pra divertir, já as armas brancas são diversas mas com o mesmo tipo de ataque e sem resposta corporal mais complexa por parte do inimigo. Já o sistema de stealth, achei um desastre... Nem ao menos possui um botão de executar o inimigo, para o início do jogo será um parto para quem escolher jogar assim. Upar no jogo é minimamente decente, as habilidades não são exploradas ao seu máximo e a partir de certo ponto do jogo não se enxerga tantas vantagens em as ter. Também apresenta o sistema de "defeitos", caso você sofra demasiado dano (ou algo assim) de alguma coisa você tem a opção de aceitar ter um fobia/dano desse algo em detrenimento de ganhar mais pontos para o personagem, a ideia é interessante mas não acho bem executada. Exploração é digna de um bom jogo da Bethesda, também é um dos pontos altos do jogo.
A história do jogo não é marcante, mas é carregada pelas boas interpretações dos personagens apresentados e o seu excelente senso de humor, que também é um dos seus pontos altos. O final é ok, as guildas tem o seu charme, apesar de precisarem de maior profundidade, mas tendo a relevar por ser um jogo mais curto dentro do gênero. As missões secundárias são esquecíveis mas é nítida a boa vontade dos desenvolvedores ao tentarem fazer histórias mais complexas, mas acredito que precisava de um enredo melhor... Mas tudo isso é compensado pela excelente exploração.
Merece ser jogado, especialmente pelos seus companheiros, 3 deles são muito bons.

Esqueci de mencionar, o principal e meu favorito aspecto de qualquer jogo para mim, TRILHA SONORA é claro!
Dito isso ela não é nada demais...


Pretty good overall! Halfway through I decided to go against the board completely and had a lot fun. Planet exploration was great and the main story held my attention the whole way through. I wish the combat was better and that some of the side stuff was a bit more intriguing.

If you didn`t grow up with Fallout: New Vegas, I recommend this game. If not, just play Fallout: New Vegas.

I've spent 32 hrs through the main game and the DLCs , i definitely liked it and its special world and humor

As a big fan of Fallout New Vegas I really enjoyed The Outer Worlds!

The worlds you explore are varied and very pretty to look at. There’s a lot of really solid characters and their dialogue is really good. The level system has that crunchy mechanic of putting points into different skills thing that I love. Combat while kinda simple is still satisfying to take down enemies.

I do get some of the complaints about the game. Do I wish there was a bit more exploration, yeah. Was the game a bit shorter then I thought with a bit of an anticlimactic ending, kinda (although the DLCs did help lengthen the game a bit). But those things weren’t enough to keep me from having fun being the captain of a ragtag space crew travelling from planet to planet helping out people along the way!


Technically well-made and fun role-playing space adventure that quickly loses narrative steam, unfortunately.
+ small but carefully crafted selection of planets with very distinct atmospheres and objectives
+ 2 sizable and (supposedly) great DLC stories included
+ stylized yet crisp visuals with beautiful color usage
+ intricate character customization through stats and skills
+ a couple interesting moral choices to make early on
+ solid core shooting gameplay
+/- consistently humorous dialogue
- insane amount of loot leading to some inventory frustration (which can be mitigated fairly easily, thankfully)
- very short main story with a rushed ending that gives no sense of accomplishment
- neglected companions who barely feel like part of your crew

Depois de 50 horas de gameplay, enfim terminei a história principal, sidequests e DLCs. O que posso dizer? Obsidian e RPG são duas coisas que deixo correr no meu sangue à vontade. E esse jogo me entregou exatamente o que eu esperava. O maior problema dele é ter uns erros que o tornam um pouco menos que perfeito. Problemas esses como pouca variedade de como lidar com inimigos agressivos (ele é bem mais focado em combate do que algo como New Vegas), cenários que em si tem aquele "muito grande e bonito, porém pouco substancial" e uma trama que demora a engatar. A introdução do jogo é legal, mas logo dá uma desacelerada que pode tirar o incentivo de alguns de continuar, mas o slow burn eventualmente fica MUITO bom. Lidar com facções, ideologias diferentes e uma trama interessante me atraíram BEM mais do que o lado humorístico do jogo. Pode ser puramente questão de gosto, mas quando eu realmente me vi entretido pela trama e compreendi as mecânicas do jogo, eu me vi voltando nele mais vezes do que antes, e terminei as DLCs com um vigor renovado. E além do mais, as duas DLCs desse jogo são bem diferentes do que se espera, no sentido de que são praticamente expansões de tão longas. Ver planetas, itens e centenas de personagens e coisas novas que são diretamente conectadas à história principal é bem recompensador. Dito isso, também fica um pouco picareta quando você se dá conta que se fosse a edição comum você perderia uma tonelada de catarse narrativa e lore interessante. Não que a história principal ficaria insuficiente por si só, mas que ela fica bem mais rica com esse conteúdo, isso eu posso atestar. Ademais, esses erros e problemas eu imagino que podem - e quero que façam isso - melhorar na sequência. Temos aqui um bom começo com uma base bem sólida que é anos-luz superior a muito triple A moderno. Não esperava menos da Obsidian.

This has to be the most unoffensive okayish game of all time. It certainly was a video game

ultima mid
every npc makes me want to hold w and left click waypoint to waypoint fallout4 type beat
it is self aware that it lives in the shadow of new vegas but just good enough to switch your brain off and have a zombie time skip experience
evil slime has been paint brushed over all surfaces. something is off.
cool helmet, mash potato mash potato

The game is a very competently put together Fallout style game but in space. With a well crafted world and an ok story, the thing is, it doesn't excel in any area, it's all just decent.

The higher frames and visual fidelity does make the game look prettier, but unfortunately the new lighting system makes it look like ass at various points, especially the characters faces, which sucks.

This new edition could have been an upgrade from the regular game since it has 2 decent expansions added to the base game, but the lighting issue puts a big but in the equation.

After finishing this game. I can confidently say that this game is mid. This is a decent filler game when waiting for other games to be released.

4 - пройду с удовольствием, будут ВАУ моменты

the biggest change in this next gen update is that they gave everyone creepy glass eyes as if they're all Victorian dolls

JOGAÇO!
até o momento é o meu TOP 1 jogo da obisidian. Todo os sistema de decisões e formas que ce pode finalizar as missões é algo que te puxa pro universo do jogo, todas as missões (incluindo side quest) são boas de fazer. a vibe do jogo é cômico e automaticamente fica divertido

I enjoyed this game a lot despite its flaws. I like the setting, worldbuilding, humor and dialogue, variety of playstyles and characters. Main story of main game, DLCs and most side quests were designed and written well enough to keep me engaged with the game. There are a lot of choice and consequence situations that effect the environment and your end game slides. Actions of the player character create a convincing reactivity around the game. As for combat, shooting and killing stuff feels fine, some guns, especially science weapons were quite fun to use. Melee weapons are OK to use and time slow mechanic is fun to use. I noticed few bugs but they were very minimal and don't get in your way while playing.
For flaws I have to say I didn't really find perks to be useful after some point in my playthrough. They didn't help me much and I didn't even notice their effect after let's say, 20th level on my long-heavy weapon oriented character. Also the the inventory system was difficult to use because every time before I was entering a combat, I had to open up the inventory look through all the names of my supplies and use the ones I needed that moment (e.g. a lotion for +10 armor rating or a drink that gives hp regen). This takes so much that it kills the momentum of the combat. Also, I didn't find the game too challenging despite playing on Hard difficulty. And I have to say the ending for the game felt a bit too rushed for me, as I was anticipating more activity on the last planet but the game ended fairly quicker than I expected. Another thing I noticed was that it's cool to have many different playstyles you can try each time you start the game but at the same I didn't find the main storyline to be fun and engaging enough to play the game 3-4 times but who knows maybe I'll play The Outer Worlds many more times...
As for Spacer's Choice Edition, the game had a rocky launch but it runs OK on PCs right now. This edition has a different color pallete than the original too, and I wasn't a big fan of it so I had to download ReShade and apply filters to my game according to my taste. This made my experience much better, but still having to do this part is a flaw for the game. This just doesn't come down to personal taste because some parts of the game without Reshade just looks so bright and exposed.

A gorgeous update to a nice enough Fallout-like from Obsidian. A capitalist satire that could have benefitted from being just a tad bit weirder. Still a nice play for those with a specific RPG itch to scratch.


Um FallOut melhorado!

Sempre fui fã da franquia FallOut e tava ansioso demais pra testar The Outer Worlds. Com a promoção da Epic, acabei pegando o jogo e tive a oportunidade de zerar essa obra-prima! Que jogo incrível, posso dizer que é um FallOut melhorado, com personagens cativantes, uma ótima história, gráficos lindos e uma gameplay que cadencia entre o intenso e o diplomático. Praticamente tudo no jogo consegui resolver com diálogo, mas com a opção de ser um Rambo também, e adorei isso, todas as decisões importam e pesam lá na frente, dá pra perceber conforme a história avança. Os companions são um dos pontos mais fortes na minha opinião, dialogam entre si, tem quests interessantes e opinam sobre as decisões do player, algo que eu via na franquia Dragon Age e fiquei surpreso quando encontrei aqui. Quero dizer que recomendo demais, a versão Spacers Choice tem os seus problemas de performance, mas consegui resolver com o DLSS.

Deem uma chance, o jogo é incrível!

I don't know, sauceless? Wasn;t in the mood? Don't wanna play a Besthesda-esque game that isnt oblivion, fallout 3/newvegas, skryim? Idk, just generally didn't care. I think this Spacer's Choice Edition looked very pretty when it wasnt way too dark.

Incredibly good game, a bit underrealized though its sort of to be expected with an indie game, wish it was just a tad more progressive politically, but is probably one of the most progressive games out there

The game is a bit too easy but I don't really mind that, the game as a whole is more narrative focused than anything else, the game is essentially a choose your own adventure novel that you get to shoot in, which plays to its strengths, much like its predecessor Fallout New Vegas
4.5/5, would be 5/5 if the game was more fully realized

Dentro desse gênero de RPG com os elementos de shooter ele acaba sendo mais do mesmo só que com uma boa execução.

Para mim o maior destaque é a gameplay que é bem divertida e dinâmica, apesar de sentir uma falta de complexidade nos companheiros.

Em questão de história ela é boa mas não é algo que se destaca no meio, me levando as vezes a até mesmo não ligar muito. O que mais interessou para mim foram os pequenos casos que você acha de cidade em cidade a cada planeta que visita, mas no fim o final é satisfatório.

A falta de variação dos inimigos e a facilidade que é matar eles acaba gerando poucos momentos de dificuldade ou até momentos de luta memoráveis, onde que para ser mesmo desafiador você precisa invadir um local e lutar com 20 inimigos ao mesmo tempo.

No final o saldo é positivo, mas com muita brecha para melhorar, para quem é fã de outras franquias como fallout provavelmente vai se divertir bastante, porem, não deixa de ser ruim para quem nunca jogou algo desse gênero.