Reviews from

in the past


Final Fantasy IV pode ser debatido como o jogo mais importante da franquia, ao menos dentro dela mesma, mesmo com diversas entradas, cada uma sendo muito única, o IV ainda é mantido vivo em todos. Inclusive o meu título favorito da série e o mais recente quando estou escrevendo isso, o Final Fantasy XVI que usa o IV na intenção de subverter diversos dos seus plots como o tema de irmandade dentro do jogo, que de forma análoga cria uma história de redenção para Golbez/Clive onde ele aceita a verdade por trás de seu passado obscuro e da sua relação com seu irmão, o final de ambos os jogos tem diversas semelhanças em plot, não quero entrar em spoilers pesados de ambos os jogos, mas para além dos paralelos nos jogos mais recentes da franquia, o IV cria a base de uma história mais dubia e cinza, refletindo sobre o maniqueísmo inicial da franquia e ainda assim mantendo essas bases dicotômicas na relação entre bem e mal. É um jogo que acima de tudo explora humanos como humanos, como seres complexos que são ambíguos, e explora isso abordando temas como colonialismo, genocídio, preconceito, luto e acima de tudo redenção, Final Fantasy IV é sobre mostrar que não somos definidos por onde nascemos, é um de nossos traços, sempre estamos abertos a mudanças e precisamos dessas mudanças sejam elas felizes ou tristes.

O 3D Remake eu considero uma excelente forma de experienciar esse clássico, além de diversas melhorias de qualidade de vida, ele ainda tem uma direção muito apropriada para as cenas do jogo e a dublagem ajuda muito nisso.

- Fun RPG with basic elements but an actual story this time.
- The style and art is actually good with some of the enemies having interesting designs.
- There is an actual plot in this game and it is good for the time it came out.
- OST is good but sadly not that memorable.

The NDS remake of this game makes it flawless.
It is considerably better than the previous ones. For the first time the characters have a significant background, the story is much better and the gameplay is improved.

This right here was the game and version that got me into the series. The graphics, while a bit dated due to their nature, are very charming. While the party composition is a bit more limited compared to the GBA and PSP versions, the augment system helps shake things up a bit. There are some things that are there to challenge veterans and certainly filtered me for a bit when I was younger. I think this version is worth playing, but mainly if you are already a fan of this game and want a new way to experience it.