41 reviews liked by Albatroz


Antigamente, tinha um ódio mortal por sonic rivals como todo, por que? Porque enquanto todo mundo estava se divertido jogando sonic rush no DS, o PSP tinha um joguinho de corrida. Criei um grande ranço, ao ponto de nem querer jogar ele, mas com o tempo fui perdendo esse ódio gratuito, dando uma nova chance de mente aberta.

Como um jogo de corrida 2.5D, ele acaba tendo um level design bem capado. Uma linha reta, com obstáculos para desviar, plataformas e um tronco no chão (não sei o nome disso) para te jogar para cima ou dar um impulso para frente. Também possui inimigos, que são bem inúteis, se posicionado fixamente no cenário. Na campanha possui 6 zonas, cada uma possuindo 2 atos e um chefe no final. A melhor zona é a ultima, porque ela não é uma corrida 🎉. As zonas não tem nada de erro grotesco, o erro mesmo fica no seu adversário.

A corrida se baseia em em dois bonecos dando soco um no outro, até aí, ok, em execução, soa como uma corrida x1 no Mario kart, mas o jogador em segundo lugar possui um casco azul. Essa é a visão mais precisa que consigo descrever. A movimentação é bem simples, pulo, ataque físico/especial e spin dash. O que estraga a maioria das corridas são os ataques especiais, eles ficam espalhados pelo cenário, como uma item box, seu funcionamento determinado da posição do boneco, em primeiro armadilhas e em segundo ataques teleguiados, que vão te acertar no final e fazer você perder a partida inteira. O bot sempre irá ficar perto de você, independente da derrota ou vitória, existindo um imã que nunca deixa um muito longe do outro, tornando as corridas dependentes de sorte, pois as armadilhas não atingem o bot na maioria das vezes. No final, resulta em uma experiência frustrante em que nem as habilidades compensam, tem momentos onde não há nada que possamos fazer. Chefes fazem sua presença aqui, e eles são bem meia boca. O robô do eggman faz uma palhaçada e fica parado por um determinado tempo, então você tem que atacar 6 vezes para vencer do bot que também ataca o eggman, tornando uma competição de quem bate mais no chefe. Elas são fracas e bem fáceis, no entanto, espancar o bot enquanto o eggman fica invencível me trás uma enorme satisfação depois de 4 derrotas seguidas nas corridas.

Existe 4 campanhas aqui, sonic, shadow, knuckles e silver, qual é a diferença entre elas? Pouca coisa, as fases são as mesmas, apenas mudando o adversário delas. A mudança fica por parte da história. Eggman tirou fotos dos interesses de cada personagen usando uma câmera especial, capaz de transformar "tudo" fotografado em cartas. Então todos terão seus motivos para ir atrás dele por conta disso. Agora peço pra adivinhar a motivação do knuckles, tu vai gastar 2 neurônios pra isso. O que não gostei muito dela foi da forma como as corridas acontecem, o motivo delas é uma das piores escritas de sonic, só servem pra arranjarem qualquer motivo para correr. Não curto muito a parte do shadow ser um anti-herói, no sonic adventure 2 tinha um motivo para ele estar no lado de eggman, mas aqui se torna apenas estranho. A campanha do sonic e knuckles é bem inútil, mas quando chega a parte do shadow e silver é revelado uma informação que me surpreendeu de tão pouco que esperava do jogo, mudando completamente a visão de antes (o plano do vilão é bem ruim e mesmo com a revelação não muda tanta coisa), mas a parte de jogar com todos os personagens não te dá uma história extra, e sim o metal sonic para usar nos torneios e corridas normais, levando todo meu esforço em vão.

Falando delas, o jogo tem várias recompensas de acordo com a classificação que tu tira das fases, tais recompensas sendo 300 bilhões de cartas contendo artes de sonic, e skins para os personagens. Bonitinhas, porém tenho vontade nenhuma de rejogar ele novamente.

Acho que se eu mantivesse meu preconceito com sonic rivals, não ia mudar nada na minha vida porque esse jogo é o mais mediano possível. Tu não tá perdendo nada não jogando ele, não é um jogo ruim, mas muito broxante de se jogar, contendo nada de muito especial. Espero que o mesmo não se repita com o 2.




Acho que de longe, esse é o CRPG mais divertido que joguei.
O contexto, roteiro e liberdade do jogo me agrada muito mais do que Baldurs Gate, da mesma empresa.
Porra, acho que não vou me recuperar da experiência incrível que foi jogar isso nos últimos 2 dias.

4 key words:
Pacing
Art style
Movement complexity
Difficulty
This game is incredible epsilon is such a cool character to control and a perfect match for the challenges that you will face on this unfinished masterpiece

O melhor: A jogabilidade original e a ótima trilha sonora
O pior: Controlar a câmera é sofrível em alguns momentos
O melhor/pior: A dublagem americana é bisonha, mas é do tipo que dá a volta e acaba ficando engraçada

Dos vários jogos de plataforma 3D da quinta geração de consoles, Ape Escape era um dos poucos que nunca havia jogado. É muito interessante ver essa abordagem nos controles antes da padronização de como utilizar dois analógicos que temos atualmente. Cada gadget é bem simples de usar e, tirando o incômodo de ter que acessar o menu para trocar algum dos quatro que podem ficar nos botões de atalho, é muito divertido usar cada um deles para explorar as fases, muitas delas surpreendentemente grandes para um jogo de PS1.

O visual é muito charmoso, apesar de limitações técnicas como o campo de visão mais limitado. E a trilha sonora é, em sua maior parte, excelente. Os pontos negativos ficam para o controle de câmera, naturalmente limitado ao digital devido a jogabilidade única do jogo, mas que pode ser bem problemático em lugares que exigem mais precisão na plataforma. E também para a dublagem americana, que é bem, bem ruim.

No geral gostei muito de Ape Escape, especialmente porque é muito bom revisitar as fases com todos os gadgets disponíveis em busca do 100%. Mais um clássico do PS1 do saudoso Japan Studio para riscar da lista. E também pretendo jogar as sequências de PS2.

da pra olhar pra cima e pra baixo ent é bom

No desenvolvimento desse jogo aqui, parece que enfiaram o teclado no cu e saiu essa merda ai, pior jogo da franquia de longe

Hey there reference to the first game did you like reference to the first game here's 10 minutes of dialogue abstracting reference to the first game.

Bored of reading in a vn? Don't worry, here's an anime AMV depressed lofi beats to study and reference to the first game.

O jogo é based, kinazzo. É uma cápsula do tempo com cheirinho de falsa nostalgia, gostoso demais. Queria muito ter curtido o original na época, o pvp e etc pra hoje em dia não depender de emulador.

Já o "remake" é uma das coisas mais covardes que já vi, ao invés de corrigir certos probleminhas ou adicionar QOL relevante, só destruíram a direção de arte e praticamente apagaram a existência do jogo original. Um desrespeito sem igual.

A Sony é um câncer. A nota alta é unicamente pelo jogo original.

Teria sido melhor ir ver o Pelé