Veredito: A comida deliciosa e perfeita da vovó.

Minha avó paterna foi a melhor mestre-cuca de todas as galáxias. Ela não cozinhava nada extraordinário, nada que você veria num restaurante chique. Era feijão, arroz, bife, salada e purê de batata, tudo bem básico. Mas puta que pariu, NINGUÉM faz um feijão com arroz tão delicioso quanto o dela!

Chrono Trigger é o feijão com arroz dos JRPGs. Quase tudo nele já foi feito mil vezes em outros jogos: batalhas em turno, protagonistas adolescentes, fantasia medieval, magitecnologia, enredo de salvar o mundo. Mesmo os tropos dele que não são sempre associados a JRPGs, como viagens no tempo e parasitas malignos, são clichês de alguma forma.

Mas nenhum, NENHUM jogo faz o básico tão bem feito quanto ele. Cada mínimo detalhe foi projetado e executado com tal maestria que hoje, quase 30 anos depois, ele ainda reina como o melhor do gênero.

Tem nem competição.

História? A mais emocionante, bem amarrada e com melhor ritmo que um jogo do tipo já teve.

Sistema de batalha? Impecável, e te mantém engajado da primeira luta até o chefão final.

Personagens? Todos são excelentes, nas batalhas e nos diálogos. Porra, até a maioria dos NPCs parecem mais reais e desenvolvidos que muito protagonista por aí.

Sidequests? Todas são de alguma forma importantes pra trama e pro desenvolvimento interpessoal da equipe.

Não tem muito o que eu falar dele que já não tenha sido dito e repetido ao infinito na internet afora. Do mesmo jeito que nunca vou conseguir falar nada de novo sobre um bife. Um bife pode ser mega suculento, bem temperado, macio, delicioso, mas ainda é só o bom e velho bife.

Chrono Trigger ainda é um jogo super básico. Mas assim como o bife que vó Lourdes fazia, ninguém nunca conseguiu criar um JRPG tão perfeito quanto ele.
---------------------
PS: joguei a versão de DS, mas registrei aqui no site como a versão de Super Nintendo por burrice, hahaha! XD

Reviewed on Oct 07, 2022


19 Comments


1 year ago

Literalmente isso. Pra mim esse jogo é perfeito tecnicamente falando, mas não necessariamente o melhor.

Ótima trilha sonora. História boa. Combate simples, mas satisfatorio (principalmente aquele sisteminha de combos entre os membros da party). Personagens carismaticos. Sem encontros aleatórios e mais meia duzia de coisas que eu poderia ficar aqui citando. Hoje em dia isso pode parecer comum, mas esse arroz com feijão ter sido feito lá em 1995 deixa tudo mais especial. Amo esse jogo

1 year ago

Para, que desse jeito vai me fazer jogar.

1 year ago

@bernardolima95 Só vi vantagens.

1 year ago

O pior que eu também planejo zerar ele ainda esse ano, assim complica...

1 year ago

Olha, eu discordo que CT é feijão com arroz, hein. Em seu contexto, 1995? Tem nada de "básico" nele não. Só pegando os pontos que você elabora, temos: as batalhas não são em turnos típicos, usam uma forma avançada do ATB que é diegética com o mundo (sem telas de transição) e com features como os especiais combinados; os protagonistas começam estereótipicos mas logo a equipe se torna uma das mais diversas dentre os jRPGs, com direito até a um anti-vilão; o enredo superficialmente clichê logo se desdobra numa épica de horror cósmico existencialista.

Chrono Trigger pode parecer feijão com arroz hoje em dia, mas apenas porque foi um gigantesco divisor de águas que elevou todo o gênero de jRPG a um novo patamar e o resto da indústria seguiu seu exemplo.

1 year ago

tu só repetiu o que eu disse de maneira mais elaborada, se aquieta. Escrevi aquele comentário em 30 segundos sem pensar em nada elaborado

"Chrono Trigger pode parecer feijão com arroz hoje em dia, mas apenas porque foi um gigantesco divisor de águas..." sim, foi literalmente o que eu disse de maneira mais simples e resumida no final do meu comment. E ninguém usou arroz com feijão de maneira pejorativa, foi só uma hipérbole. Esse jogo é literalmente um dos meus favoritos

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

@Gaba_ Minha resposta foi pro review do CDX, não seu comentário. E tô ligado que o CDX não falou em tom pejorativo. Não é a primeira vez que eu e ele conversamos sobre CT e seus méritos, nem será a última.

1 year ago

Lucas e Gaba, sosseguem a porra do facho nessa caceta senão a porrada vai comer! =P

1 year ago

Lucas, concordo com você, mas eu não estava falando dentro do contexto histórico do lançamento, e sim justo da perspectiva de como é a sensação de jogar Chrono Trigger em 2022, quase 30 anos depois. Se isso não ficou claro no texto, era pra ter ficado, hahahaha

Não sou manjão de RPGs dos anos 80 e 90, não tenho nenhuma envergadura moral pra querer fazer uma análise histórica. :v

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

@CDX Então, mas tu sabe muito bem que minha opinião era bem similar à tua. Se você pesquisar nas nossas conversas deve encontrar algo de eu dizendo "CT é clichezão, mas clichê não é ruim, e ele usa seus clichês com maestria". Mas quanto mais eu me aprofundo no gênero, mas eu vejo como essa opinião é meio que um teleologismo. Mas, sei lá. Talvez em uns 10 anos, quando eu conhecer o gênero ainda melhor, minha opinião dá um giro de 180 e volto a achar CT só um maravilhoso feijão com arroz de novo.

1 year ago

Muita gentileza sua presumir que eu lembraria dessas conversas, hahahaha, mas obrigado. XD

1 year ago

@CDX Aposto que se fosse conversa se eu falando alguma besteira não só lembrava como tinha print. 🙄

1 year ago

Joguei um pouquinho dele mas gostei.

1 year ago

@lpslucaps Se fosse sobre Sonic eu lembraria até a data de cabeça. :v

1 year ago

@CDX @lpslucasps relendo minha mensagem talvez tenha soado meio grosso ou algo do tipo, não foi minha intenção é só meu jeito de falar que as vezes causa essa impressão mesmo. Inclusive peço desculpa ao Lucas caso ele tenha se ofendido de alguma maneira

CDX, tu tem que falar de mais JRPG aqui. Aproveita que seu alcance é grande e manipul... digo, influencie mais pessoas a jogarem esse gênero maravilhoso

1 year ago

@Gaba_ ❤️❤️❤️

Cara, joguei pouquíssimos JRPGs na vida, hahahaha! XD

Como sou platinador por natureza, e como jogos desse gênero normalmente são mega gigantescos e as sidequests quase nunca compensam (Chrono Trigger é exceção), acaba sendo raríssimo eu pegar um pra zerar. =P O último foi Omori

1 year ago

Comecei o jogo ontem e já estou apaixonado por ele. TUDO MUITO CARISMÁTICO!! Ansioso pro desenrolar da história e pra fazer um reviewzinho por aqui.

1 year ago

Aguardo. 👀

1 year ago

Fazer o básico da melhor maneira possível é a melhor definição pra esse jogo. Simplesmente maravilhoso