338 reviews liked by Ryuuji_LL


Um joguinho simples e que consegue até ser divertido. Mas claramente o foco dele é nas conquista. 5000 GS em cerca de 3 horas, nada mal.

Um dos meus jogos favoritos de 2023 e sigo jogando em 2024, principalmente com as atualizações que a Poncle lança constantemente.
Mecanica simples e viciante

Historia envolvente e bem estruturada, te prende do começo ao fim. Não tem como falar muito do jogo sem entregar spoilers, mas para quem curte jogos do gênero, é um prato cheio.

O jogo que tem vergonha de se chamar Assassin's Creed, mundo aberto recheado e saturado , e com tempo de jogo que você implora que acabe, horripilante


Sim, tô escrevendo essa review de madrugada, porque esse é um daqueles jogos que têm tantos detalhes bons que, se eu deixar pra outro dia, vou acabar esquecendo deles. É aquele jogo de nicho, bem nicho mesmo, mas que não exige um conhecimento profundo sobre a época abordada, já que tem um sumário com várias notas explicando muitos detalhes, tanto geográficos quanto históricos. Isso facilitou muito pra mim, mas algumas palavras como "abadia", tive que pesquisar no Google mesmo. Basicamente, é um jogo investigativo com o foco quase todo em diálogos, feito pra tu ler, pensar no que dizer, convencer e se relacionar com os personagens, tipo um jogo da Telltale, mas menos linear, já que tu transita livremente pela cidade de Tassing.

Esse jogo me passou a mesma vibe de "O Nome da Rosa", filme de 1986, sobre um monge que investiga uma série de assassinatos dentro de um monastério (juro que daqui em diante não vou mais falar grego). Esse negócio de conhecimento proibido é muito presente em ambas as obras de uma forma que envolve todo o mistério da trama. Pra cinéfilos, tá aí uma recomendação.

Como é um jogo onde teu personagem é um prodígio a mestre artista, tu pode escolher no início os conhecimentos que Andreas aprendeu nas viagens de estudos, que vão te dar opções de falas exclusivas nos diálogos. É uma mecânica perfeita, por mais que eu tenha adquirido o "conhecimento da curtição" e não tenha conseguido "macetar" nenhuma das personagens através do diálogo, mas no trailer mostra que dá pra fazer isso sim.

Gostei muito de fuçar na vida de todo mundo e fazer vários amigos e inimigos, mesmo que o jogo todo se passe em um mapa pequeno com algumas localidades secretas a mais, tem uns time skips que vão trazendo novidades e mudanças na cidade com o passar dos anos, sempre te proporcionando aquela curiosidade pra saber como aqueles personagens queridos estão. A parte mais legal disso é ver a influência que você causou na cidade.

A estética e os simbolismos do game contribuem muito pra história, tipo as alegorias daqueles personagens que só existem na mente do Andreas, representando seus pensamentos, e as fontes diferentes nas falas dos personagens pra simbolizar status e nível de escolaridade.

No início do último ato, confesso que fiquei triste pelo que aconteceu e com medo do caminho que o jogo ia seguir, mas logo o game puxou minha atenção de volta à medida que a trama voltava para o núcleo do mistério principal.

E no final, teve uma bela conclusão, com uma explicação que amarra todas as pontas soltas, mostrando que já estava tudo ali, o jogo esfregou na sua cara, mas você não percebeu (pelo menos eu não percebi).

Não acho que esse jogo tenha um fator replay muito grande, já que o mistério depois do fim já foi solucionado, mas tô muito curioso pra saber o que aconteceria se eu tivesse seguido por outros caminhos e escolhido conhecimentos diferentes.

Edit: As crianças são muito fofinhas.

Partes fortes:
+ Ambientação
+ Construção de itens
+ Progressão e Exploração
+Personagens
Partes neutras:
+/- História
+/-Side Quests
Partes fracas
- Puzzles
- Ritmo (muito lento)

No geral é um bom jogo, a progressão e as conquistas que você faz são muito satisfatórias, e a mecânica principal de forjar metais e itens é legal também.

Me prendeu pelas 20 horas que joguei, é bem menor que o primeiro, mas ainda muito vasto de conteúdo, com a parte terrestre muito mais bem feita.
Pra mim o ponto mais forte do jogo é obviamente a exploração aquática. Ele da um pouco menos de medo, então fica gostosinho de explorar, ainda mais com o novo veículo que também é uma das melhores adições ao jogo.

Pontos fortes
++ Exploração
++ Estilo de arte, gráficos e ambientação
+ Trilha sonora
+ Reformulação das fases terrestres
++ Muito conteúdo de qualidade
++ Ritmo (cabe ao player ditar o ritmo, e termina exatamente quando tem que terminar.)
+ Novo veículo

Pontos neutros (depende do gosto)
+- História
+- Terror reduzido e criaturas menos aterrorizantes
+- Partes terrestres

Pontos negativos
- Level design não-intuitivo (certas partes dependem muito de guia online)

Gostou do primeiro jogo? Vai sem medo nesse, muito bom.
8/10



Ótimo jogo, tem uns defeitos que incomodam mas no geral é muito sólido.

Pontos Positivos
+ Protagonista (tem um ótimo desenvolvimento)
+ História
+ Mundo aberto
+ Side quests
+ Combate naval e progressão do navio
+ Personagens principais

Pontos Neutros
+- Stealth
+- Combate muito fácil (o protagonista é uma máquina)
+- Exploração naval

Pontos negativos
- Missões e level design repetitivos (siga alguem, viaje pra algum lugar, mate um cara, repita tudo até acabar o jogo)

Complicado dar essa nota meio baixa, pq em si o jogo é bom tem um design de monstro e estética de mapa mt bonito ainda mais para os bosses, uma dificuldade difícil e bons personagens com sua variação de gameplay. Contudo o que me complicou nessa nota do jogo foi o esquema de rejogar a fase QUATRO vezes só para conseguir um novo final que acabou sendo até maçante para mim, apesar de incluir novos personagens e algumas áreas q no mapa antes n podíamos acessar utilizando eles(q no fim se tu n acessá-la daria na msm) acabou se tornando meio estressante e a história é ok (meio alá dragon ball).
Recomendo ainda se quiser um co-op para se estressar junto com um amigo kkkkk.
(DOMINIQUE E HACHI TOP TIER)