Recent Activity



Hadesz finished Ghost of Tsushima
Quando tradição se vê desafiada pela inevitável mudança dos tempos, os orgulhosos não resistem e são engolidos pela história. Ghost Of Tsushima é um jogo sobre guerra e honra, mas principalmente sobre como reagimos quando o implacável monstro da mudança se mostra no horizonte.

Com sua estrutura um tanto quanto genérica e repetitiva de mundo aberto aliada à uma história e personagens não tão memoráveis, mas que cumprem seu papel de forma sólida, o jogo fala muitas coisas que se contradizem e explora essas contradições de uma forma um tanto insegura. Um dos pontos altos do jogo é a forma como o protagonista, um nobre samurai, se vê em uma situação da qual ele precisa quebrar seu código de honra para sobreviver e salvar seu povo, esse conflito interno também evidência as contradições do "código samurai" e sua ineficácia em realmente proteger ou servir ao interesse coletivo japonês. A mensagem é muito interessante, mas o jogo por muitos momentos simplesmente se recusa à mostrar o ideal samurai como algo falho e tenta manter por muito tempo uma visão um tanto quanto covarde à serviço de apresentar um produto que acabe não desagradando potenciais consumidores.

Mecanicamente o jogo é simplesmente muito divertido e polido, o combate tem um teto de habilidade e expressão bem alto e a fantasia de ser um samurai é muito bem realizada. No departamento visual o jogo é um primor, a direção de arte é um ponto chave que faz todas as falhas do jogo serem muito mais palatáveis e proporciona momentos de puro "wow, que lugar bonito" que são bem-vindos.

Inclusive é importante ressaltar como a parte estética do jogo é a grande responsável por "amarrar" o pacote todo. Ghost Of Tsushima é extremamente inspirado no cinema samurai, principalmente os filmes do Kurosawa, inspiração que resulta em lindos enquadramentos, uma atenção louvável aos detalhes e um cuidado especial com a cinematografia do combate. O jogo também se utiliza de sua força estética para apresentar cada missão como uma espécie de conto samurai, como um mini filme jogável, uma ideia muito criativa que por muitas vezes faz você esquecer que praticamente todas as missões usam a mesma estrutura que fica cansativa depois de 4 repetições.

Possivelmente é completamente não intencional que o jogo, com seus temas de como enfrentar e se adaptar à mudança e "ameaça exterior" converse muito sobre o lugar que o Japão ocupa na sua história moderna. Uma sociedade que se projeta na vanguarda da tecnologia e ao mesmo tempo se agarra à suas tradições, assim criando contradições e problemas em um povo historicamente insular. Ghost Of Tsushima é um jogo bom que se perde um pouco em tudo que tem pra mostrar e dizer, um potencial perdido deixa um gosto um pouquinho amargo na boca, mas não torna a experiência menos divertida e polida.

23 hrs ago


1 day ago


2 days ago


Bampede earned the Replay '14 badge

2 days ago



2 days ago




2 days ago



2 days ago


2 days ago


2 days ago


Ceythian followed Astranum

2 days ago


Filter Activities