Veredito: O meu jogo mais formativo, que sempre vou amar por isso.

Tenho muita coisa pra dizer de Sonic Adventure 2, dos defeitos e qualidades, mas vou me segurar. Hoje só vou falar de um pedaço do que ele fez por mim, e este texto já vai ficar enorme só com isso. Tá avisada a dose CAVALAR de nostalgia.

Conheci Sonic Adventure 2 no final da infância/começo da adolescência. Foi paixão desde o 1º "aperte start", e até hoje amo DEMAIS este pedaço jogável da cultura humana. É muito pouco dizer que ele foi formativo pra mim, pra minha personalidade e visão de mundo. Desde a 1ª zerada ele me acerta tão em cheio, e tão fundo, que no duro: jogar ele hoje é um exercício delicioso de auto-conhecimento.

Minha adolescência, como provavelmente a da maioria de vocês, foi um divisor de águas. E este jogo foi um dos motivos.

Sonic Adventure 2 é o "aquele jogo pra mim" do Marcelo, do CDX.

(Inclusive peço desculpas se esta análise parecer que tou falando mais de mim do que dele, mas o assunto é "jogo formativo" e aí não dá pra separar Sonic Adventure 2 da formação que tive com este jogo.)

Eu gosto de muita coisa. Gosto de fazer a coisa certa não pra ser certinho, inclusive na época os adultos em volta me viam como o respondão metido a rebelde. E sim porque, cara, pra que eu vou fazer merda - ou fingir que não tou vendo a merda - se tenho outra escolha? Só pra "não parecer politicamente correto"? Pra ter orgulho de ser cuzão?

Como quase todo mundo que teve uma criação saudável, eu gosto de me divertir. Tipo, gosto PRA CARALHO de me divertir. Tenho fama de ser um moleque de 5 anos num corpo de adulto barbado. Dentre outros motivos, porque eu gosto muito de brincar. Até hoje se estiver podendo na hora e me chamam prum pique-pega, aceito FELIZÃO. Pena que quase ninguém chama adultos pra brincar de pique-pega.

Entendo a importância de respeitar a lei, não sou alérgico a regulamentos. Mas detesto regras idiotas. Especialmente regras sociais vazias. Coisas que uma turma impõe sem nem saber explicar qual o bem que essa regra supostamente deveria estar fazendo, mas tem que obrigar geral a seguir cegamente. Aquelas regras que uma galera cria e enfia goela abaixo dos outros 100% na filosofia "o certo é ser igual a mim" só porque não tem a boa vontade de sentar e conversar, não quer bater um papo franco, aberto e respeitoso pra alimentar um convívio bacana. Que é só pra se sentirem acima do resto, e ficam ofendidinhas quando não são tratadas como o alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado. Tipo... Com todo o respeito, foda-se, tá ligado? Eu sigo o "viva e deixe viver". Deixa as pessoas serem felizes. Se não estiver fazendo merda, só seja livre e faz o que tu quiser, sem culpa. Toca o barco e segue o baile.

Gosto de simplicidade, mesmo que muitas vezes complique demais as coisas sem precisar. Na infância e adolescência eu fazia isso bem menos. Em parte porque não soube envelhecer, em parte porque nem sempre controlo minha empolgação e fico forçando explicações super detalhadas fora de hora, e em parte por problemas de saúde que me atrapalham nisso. Mas sempre é sem querer, e pra ser justo comigo mesmo não é o tempo todo. Quando eu não faço isso, sou muito feliz, e estou constantemente tentanto não fazer.

Também sou otimista incorrigível. Sempre dou um jeito de acreditar que as coisas podem dar certo, sempre acho que vale a pena tentar, que é só tomar cuidado e cair pra dentro. E nessas horas, de alguma forma tenho uma capacidade enorme de convencer os outros. Nem a depressão conseguiu tirar isso de mim. Sei lá, vai ver é porque sou teimoso também.

Sonic Adventure 2 é tudo que eu gosto de ser. Sonic ajudou a moldar meus gostos, minha personalidade, e o meu jeito de lidar com a vida. Duvido que fosse essa a intenção de muitos dos responsáveis por criar os sonics que cresci jogando - a maioria provavelmente só tava tentando fazer jogos maneiros - mas CAGUEI, IRMÃO. E ele não fez sozinho isso tudo comigo, óbvio. Tem toda uma história de vida pra explicar minha formação, Sonic nessa história é só uma franquia que eu curto muito. Mas os jogos dela são tudo isso que falei. E na minha vida, faz mais ou menos 20 anos, o Sonic Adventure 2 em específico é tudo isso LIGADO NA POTÊNCIA MÁXIMA!!!

Tipo... Sou cheio de defeitos, como todo mundo. Gosto de acreditar que sou mais sábio hoje do que quando adolescente, e em uma porrada de áreas com certeza sou, mas também sei que desaprendi muita coisa. Crescer sem desaprender a sabedoria da infância é uma das conquistas da vida. Uma que nem sempre consigo conquistar, justo por não ser nada perfeito. Mas sei que este jogo sempre vai estar aqui pra me ensinar de novo, entende? Como ele sempre me ensinou. Pra me ajudar, do jeito mais simples e divertido que eu conheço, a ser quem eu gosto de ser.

Sonic Adventure 2 tem um milhão de motivos pra estar junto de Sonic 3 & Knuckles no pódio de ser o jogo mais importante da minha vida. Mas este com certeza é um desses motivos.

Eu te amo, Sonic Adventure 2, com todas as minhas forças. Muito obrigado por tudo.

Reviewed on Jan 06, 2024


26 Comments


3 months ago

Às vezes o indivíduo está louco no Sonic'ismo.

3 months ago

@lpslucasps Eu te avisei. =P

3 months ago

"Crescer sem desaprender a sabedoria da infância é uma das conquistas da vida"

Amei essa frase.

3 months ago

@Hunyoshi Graças a Sonic Adventure 2, não vou precisar de colcha hoje pra dormir. Já vou estar coberto de razão. :v

3 months ago

Nunca joguei Sonic nos msm níveis que vc meu caro, aliás, joguei nada pq nunca zerei algum, mas teu texto bateu forte em mim pq eu me identifiquei com MUITA coisa que vc passou, que vc pensa e tem como filosofia. Muito foda quando a gnt enxerga essas nuances que nos moldam, e mt foda conseguir absorver sentimentos parecidos de uma obra que quase não conhece. No final, como vc disse "pedaço jogável da cultura humana" tenho esses sentimentos com Resident Evil. Obrigado pelo texto e por me fazer despertar tais sentimentos.

3 months ago

Na moral, nunca joguei esse Sonic mas só por esse texto absurdamente maravilhoso estarei defendendo este game com unhas e dentes!!!!!

3 months ago

Já pode chorar?

3 months ago

Jogar Sonic Adventure 2 também é um exercício de auto-conhecimento pra mim. Ver raízes morais, comportamentais e musicais que se instauraram em mim através desse jogo e da realidade que me contorna representadas de maneira lúdica, simples e divertida. Cheia de defeitos, mas é muito mais que um jogo, é um pedaço de mim posto pra fora, que paradoxalmente, só está em mim em parte pela sua existência prévia.
Me identifico profundamente com seu texto, e se eu trocasse o seu nome pelo meu haveriam poucas diferenças. Fico emocionado de saber que existe outro crianção, perfeccionista e otimista que compartilha o mesmo sentimento indescritível que essa obra me dá. Obrigado por pôr isso pra fora!!

3 months ago

This comment was deleted

3 months ago

Por favor, alguém faça um remake dos jogos Adventure 😭😭😭😭😭😭😭😭

3 months ago

Porra, cara.
A mais profunda química entre jogo e jogador é algo que é indescritível, não é?
A absoluta sinergia envolta de pixels para com o jogador É mágico.
Eu mesmo fui conhecer isso em 2022 e acabei me encontrando novamente no fimzinho do ano passado.
Adorei a review, cara. Sério mesmo.

3 months ago

@OGabriel77 Feliz que meu texto te fez bem. ❤️ Te falar que a obra nem é tão desconhecida assim. Sonic Adventure 2 provavelmente é o Sonic 3D lembrado com mais carinho, perdendo talvez só pro Generations.

@Gaimm_ Hahahahaha! XD Bom, você sempre pode jogar ele pra daí defender com a sua própria jogatina ao invés de ficar limitado às minhas. =P

O @DnzHenrique ficou só como? https://i.imgur.com/HOH2Twi.jpeg

@noventaporcento "um pedaço de mim posto pra fora, que paradoxalmente, só está em mim em parte pela sua existência prévia" EXATAMENTE!!!!! É um jogo que eu gostaria de ter feito, se ele já não existisse.

@Geno123 Mas cadê os recursos pra isso? XD

@GaiBrusX Pô, que maneiro, cara! Como foi contigo, em 2022 e no fim de 2023?

3 months ago

@CDX se os caras conseguem mexer no Sonic 2006 eu acredito em QUALQUER coisa!

3 months ago

@CDX
Hollow Knight em 2022 e Dark Souls no fim de 2023.
Ainda farei uma review de DS1. Parecida com essa, aliás.
Mindblowing.

3 months ago

@Geno123 Ah, mas Sonic 2006 não foi lançado oficialmente pra computador e o Sonic Adventure 2 foi, e o que não falta é mod pra ele. =P

Eu também queria um remake bom feito todo do zero, algo que mods não conseguem fazer, mas isso infelizmente é bem improvável. Vamos continuar torcendo. XD

3 months ago

@GaiBrusX Quando fizer me marca. ❤️

3 months ago

This comment was deleted

3 months ago

O maior fã de Sonic do Brasil. Eu conheço muitos fãs da franquia, mas nenhum chega perto de vc, bela review mano

ps: apaguei o comentário pq tinha escrito errado

3 months ago

@IgorSales Eu vi nas notificações, hahahaha

Já ia te zoar com um "mas não sou nacionalista". :v

3 months ago

adorei o texto. tem jogos que vêm e marcam a vida da gente de um jeito loko ne, essa mídia é incrível. que lindo, cara! to aplaudindo daqui 👏

3 months ago

@CDX *Não somos kkkkkk

3 months ago

@VitorConti Nossa, sim. Sonic em geral, Talos Principle e Outer Wilds fizeram isso por mim e eu sou extremamente grato por isso.

3 months ago

@OGabriel77 SÓ DEPOIS QUE ENTENDI O QUE TU QUIS DIZER COM "OBRA QUE QUASE NÃO CONHECE" HAHAHAHAHA

Que burro, dá zero pra mim! XD

13 days ago

@Vee How on earth could you read this? XD Google translate ptBR -> en?

No big deal, just curious. =P

13 days ago

This comment was deleted

13 days ago

Aliás, só agora percebi que eu respondi ao @DznHenrique na época com o @ errado e ele provavelmente nem viu por causa disso. Foi mal aê, cara. XD

13 days ago

I used to use google translate when I followed a BR friend, but I tried my Firefox's built-in translator to try to get everything out of it, even if it was really sketchy. Machine translations aren't the best, but yeah...

12 days ago

@Vee Well, we use the tools we can to get the job done. XD

Nice to meet ya, anyway. ;-)

12 days ago

@CDX não tinha visto mesmo não, mas fiquei exatamente do jeito que você falou KKKKKKKKKKKK