60 reviews liked by Shirosaki3d


Final Fantasy IV pode ser debatido como o jogo mais importante da franquia, ao menos dentro dela mesma, mesmo com diversas entradas, cada uma sendo muito única, o IV ainda é mantido vivo em todos. Inclusive o meu título favorito da série e o mais recente quando estou escrevendo isso, o Final Fantasy XVI que usa o IV na intenção de subverter diversos dos seus plots como o tema de irmandade dentro do jogo, que de forma análoga cria uma história de redenção para Golbez/Clive onde ele aceita a verdade por trás de seu passado obscuro e da sua relação com seu irmão, o final de ambos os jogos tem diversas semelhanças em plot, não quero entrar em spoilers pesados de ambos os jogos, mas para além dos paralelos nos jogos mais recentes da franquia, o IV cria a base de uma história mais dubia e cinza, refletindo sobre o maniqueísmo inicial da franquia e ainda assim mantendo essas bases dicotômicas na relação entre bem e mal. É um jogo que acima de tudo explora humanos como humanos, como seres complexos que são ambíguos, e explora isso abordando temas como colonialismo, genocídio, preconceito, luto e acima de tudo redenção, Final Fantasy IV é sobre mostrar que não somos definidos por onde nascemos, é um de nossos traços, sempre estamos abertos a mudanças e precisamos dessas mudanças sejam elas felizes ou tristes.

O 3D Remake eu considero uma excelente forma de experienciar esse clássico, além de diversas melhorias de qualidade de vida, ele ainda tem uma direção muito apropriada para as cenas do jogo e a dublagem ajuda muito nisso.

This review contains spoilers

I was SUPER excited for this and the prospect of Clive finally being the complete vessel. I was GIGA excited for the implications this would have had on the final stretch of the story.

They even went ouf ot their way to have Ultima speak to Clive during the DLC and comment on his acquisition of Leviathan.

Then I go and do the last mission again after finishing the DLC and… the game completely ignores the fact that Clive is now a complete vessel.

Eh… Leviathan’s OST is sick tho

The rating is purely for the content of the story, which was decent. But this could have been SO much more.

Final Fantasy VII Rebirth acerta em muitas coisas, mas erra em outras. Porém a força de seus acertos quase ofusca todos os problemas. É um jogo ambicioso, que diferente do que senti no Remake, trouxe o espírito do original. Os personagens são a alma da experiência, todos carismáticos e bem escritos, e a história tem varios deslizes, principalmente no final que eu detestei, mas ele faz uma ótima releitura do original, com muitos picos de qualidade, e o que mais me espanta é o quão variado é o jogo em suas mecânicas, cada personagem tendo seu momento e uma "dungeon" própria. O mundo aberto é um problema, o jeito que você de locomove nos diferentes mapas é bom e variado, mas as atividades são chatas e repetitivas, então não senti vontade de fazer tudo. E visualmente o jogo é bonito mas muito inconsistente, tem areas lindas e outras nem tanto.

No fim apesar de todas as minhas reclamações o saldo é muito positivo, eu amei esse jogo, e foi uma grata surpresa.

Divertidíssimo, com uma pixel art belíssima e uma excelente trilha sonora, faz você surtar e amar o jogo ao mesmo tempo.
A história... bem... confesso que não entendi porra nenhuma, estava ocupando morrendo e voltando pra morrer de novo, então vou relevar.
A dificuldade do jogo depende se você se adapta fácil ou é um ruinzão (assim como eu).
Tempo de jogo: 31 horas




Infelizmente eu subestimei essa expansão e admito que ela é tudo isso que falam e muito mais. Shadowbringers me tocou de uma forma pessoal e emocional em um nível que eu genuinamente não esperava e acabou sendo uma experiência extremante especial pra mim e que irei levar pro resto da minha vida com muito carinho.

"The rains have ceased, and we have been graced with another beautiful day. But you are not here to see it."

No one can change my mind, this is still the best metroid game

pau a pau com o UM e tem o sistema de vôo mais legal de todos os jogos, o pós jogo é equiparável ao pós maravilhoso do UM