Recent Activity


VEN0M reviewed Spec Ops: The Line
Esse aqui foi foda demais, tem nem oque dizer. Tudo nesse jogo é bom, a direção de arte é foda, as OSTs são surpreendentemente muito boas, e a gameplay não deixa a peteca cair, com diversas setpieces durante a campanha, isso sem falar da história, que despensa apresentações, pesada pra caralho, faz desse jogo uma das melhores obras anti guerra que eu já vi.

Uma experiência curta, mas é consistentemente de alto nível por toda a sua duração

13 hrs ago


14 hrs ago


VEN0M completed Deus Ex: Human Revolution
Não é o caso do jogo, mas ele me passa uma vibe de um projeto que foi feito pra ser de uma IP diferente no meio do desenvolvimento, tipo o filme de Starship Troopers que no início era outra coisa. Esse jogo é tipo MGSV ou Prometheus no sentido de que é uma prequel feita pra fazer conexões que....ninguém liga? Ou só eu não ligo. Existem histórias e histórias e casos e casos que uma prequel pode funcionar mais ou funcionar menos. Metal Gear é uma história mais introspectiva e por isso prequels como MGS3 funcionam, mas Deus Ex é sobre o mundo inteiro e como ele reage à tecnologia, e o final desse jogo é inteiramente sobre isso. Eu não sei como o Mankind Divided vai tratar isso mas a gente meio q já sabe como as coisas vão estar no primeiro Deus Ex, então essa história, pelo menos pra mim, acabou não tendo muito impacto.

Falando no primeiro Deus Ex, uma das coisas que contribuem pro sentimento que eu apontei no início, é a estética e os visuais desse jogo. O primeiro se passa em 2050 e é um jogo extremamente pé no chão. Óbvio que existem coisas como nanotecnologia, ciborgues e hologramas, mas no geral, na forma de veículos, prédios, armas, é tudo bem atual e relatável. Esse jogo se passa em 2027 e tudo parece mais tecnológico, fantasioso, diferente doque a gente tem. Esse tipo de diferença é bem explícita nos computadores, helicópteros, soldados, que no primeiro pareciam bem atuais e aqui se parece bem futurista. Isso de forma alguma é uma reclamação, mas é algo estranho no sentido de me deixar curioso, e acaba dando uma gigantesca identidade visual pro Human Revolution.

No departamento da gameplay, ela é funcional. Joguei o jogo inteiro no stealth sem matar ninguém e é bem viável, só se prepare pra ter MUITA paciência e dar load em save que é uma beleza. O tiroteio do jogo me pareceu bom e muitas vezes eu só queria dar tiro em todo mundo.

O level design é bom e muito bem pensado, como qualquer jogo que aspire o mínimo a ser um ImmSim deve ter, com bastante opções, como esperado.

E também, um grande salve pro sistema de diálogo desse jogo, é muito criativo, foda, interessante, e seria bom se mais jogos fizessem coisas assim.

Assim como o primeiro Deus Ex, esse jogo tenta fazer bastante coisa e acaba sendo o tanto quanto fraco em algumas partes, mas na soma das partes, acaba sendo uma experiência positiva.

Não é o melhor Immersive Sim da época dele e não deve ser o melhor Deus Ex, mas é um jogo bem massa, e foi uma boa repaginada do Deus Ex original pra uma geração mais atual, em um sistema e game design mais atual.

1 day ago


VEN0M shelved Deus Ex: Invisible War
Não é a encarnação do diabo na terra mas prefiro gastar meu tempo jogando outra coisa. É um FPS com umas quests e uns elementos de ImmSim pra te deixar passar das coisas de vários jeitos. Até q isso é bom, mas a estranheza tanto estética tanto na gameplay de jogar isso dps de Deus Ex é simplesmente muito brutal pra você aguentar jogar isso. Taaaalvez eu volte mas duvido

3 days ago


VEN0M completed Deus Ex
Primeiramente, quero deixar claro que minha experiência foi apenas afetada pelas minhas experiências com Immersive Sims anteriores a Deus Ex(System Shock 1/2 e Thief 1/2). Joguei os jogos da Arkane (Dishonored 1/2, Prey, Deathloop) mas faz tempo que joguei eles, e não comparei eles com esse jogo em nenhum momento, tanto por serem diferentes dentro de suas propostas, tanto por eu achar retardado julgar um jogo velho por concepções atuais. Ninguém é totalmente imune disso, obviamente não sou, mas tento evitar

Esse jogo é, pelas pala palavras do próprio Warren Spector, uma fusão de RPG, FPS e Stealth, e pagou o preço da ambição dele, porque ele não é impressionante em nenhum desses 3 aspectos, e assim, pra mim, tornando toda a experiência chata, desinteressante, com diversos picos de interesse onde você reconhece a qualidade do game design e oque eles tentaram fazer. Sim, em 2000 você contava nos dedos quantos jogos faziam metade doque esse jogo faz, mas sempre que eu vejo as pessoas falando dos aspectos que "envelheceram mal" eu sempre vejo elas falando de coisas como controles e gráfico(que sinceramente, é a pior crítica que eu consigo imaginar) e não o jeito que o jogo funciona em si, oque me deixa com uma pulga atrás da orelha achando que eu não entendi algo, eu acharia isso jogando na época ou não? Provavelmente não, mas lembra que eu falei que ninguém é imune a julgar o jogo por concepções atuais? Então, é de se evitar, mas as vezes não dá.

A história desse jogo é outra coisa que não entendi porque falam tanto. Sobre a história, é realmente algo que é realmente muito foda na época dele, e isso eu respeito, mesmo que hoje em dia ela não seja tão foda. A história desse jogo é um enredo até que intrigante sobre todo tipo de teoria da conspiração, que é algo que tava muito em alta na época, então é certo falar que sim: A história desse jogo é massa, mas pra quem fala hj em dia que a história é uma masterpiece, vou assumir que metade jogou na época, 25% teve esse meu discernimento e o restante só não jogou o jogo.

Bom, gostaria muito de gostar mais desse, mas não teve a mesma mágica em mim que teve em outras pessoas. No fim, acho que os jogos da Looking Glass valem mais a pena, por serem mais focados e serem magistrais no que se propõem (não que Deus Ex não valha a pena)

Mas afinal, eu acharia tudo isso se eu tivesse jogado na época? Afinal, System Shock e Thief já existiam, e hoje em dia ainda não vi alguém com uma opinião semelhante a minha acerca dos elementos desse jogo, oque me dá a impressão que eu deixei algo passar. Vou ver se conforme esse jogo vai envelhecendo na minha memória, eu ache a resposta

Nota posterior: Tem umas coisas q eu lembro e penso "Era bem foda" não vou morrer de amores por esse jogo mas felizmente tá envelhecendo melhor na memória

8 days ago


VEN0M commented on PaulinhoDoGrau's review of Outlast
Eu e Jonathan Santos comemos o frango de macumba

14 days ago


Filter Activities