Tenho 130 horas no meu save e ainda não consegui terminar.

Fichário Danificado: Sem resistência -- ou som -- os dois painéis movem-se um contra o outro. O compartimento agora está aberto. Dentro, você vê dois canhotos de ingressos e um cartão postal feito à mão.
Você: Porra, se mata, seu arrombado.
Fichário Danificado: As palavras simplesmente... cruzaram sua mente, de alguma forma.
Você: Para quem eram?
Limiar da Dor [Média: Sucesso]: Você.

"For a moment you feel like you have made a terrible mistake. Who would choose this weight? This anxiety? This deep well at the center of existence.
But then you feel it. Riko's hand, gripped hard around yours, trembling a little, sweating a little. Riko's hand with its brittle bones and crumpled skin. Riko's hand.
And in that moment you understand why you made this choice. And then you squeeze Riko's hand, and you wake up.
Something passes between you then, a kind of shared sadness for the impossible choice; the choice to escape your body, or to stay and suffer it. Her smile is warm, and generous, and whatever the wisdom of your choice, you are glad to feel welcome in this moment, in this place."

esqueci de logar isso aqui, mas só é legal por causa do fanservice, pq o combate é ok e a história é uma bosta


-A montanha nos destruíu.

-É, rolou isso.
-Mas eu preciso acreditar que a gente consegue
deixar isso pra trás.
-Eu preciso acreditar que a gente é capaz de fazer isso.

Não dá pra falar desse jogo sem mencionar o desastre que foi o lançamento dele, eu me lembro de ter jogado no dia que saiu e simplesmente ter as poucas expectativas que tinha, por conta do hype todo, serem completamente esmagadas por um jogo claramente rushado e faltando desenvolvimento. Vou abordar essa review em tópicos pra ficar mais prático.
-Desempenho e otimização
No primeiro minuto do jogo eu já tinha percebido que o framerate tava baixo, o que é até compreensível pelos "bons" gráficos e por meu pc já não ser tão novo quanto antigamente. Mesmo assim é extremamente evidente que o jogo não era nem um pouco otimizado, ao longo da minha jogatina eu percebi e me impressionei com a façanha que a CD PROJEKT conseguiu fazer de que o jogo PERCA framerate e desempenho quanto mais horas seguidas você estiver jogando. Eu queria muito que fosse da minha imaginação isso, mas pesquisando eu encontrei outras pessoas que estavam se deparando com essa mesma situação, e olha que eu joguei Red Dead Redemption 2 nesse mesmo pc, que pode ser até debatível na questão de melhores gráficos. Também não posso deixar de comentar que o jogo não renderizava vários modelos de npcs e carros, coisa que depois de quase 2 anos de lançamento ainda acontece de vez em quando, sendo só resolvido de fato se o jogo for instalado em um SSD (ou seja, foda-se quem não tem um ou não tem espaço como eu).
-Gráficos
Padrão de um jogo AAA.
-História
É no máximo ok se você tem mais de 14 anos ou se você já jogou algo de desenvolvedoras independentes, que não tem dinheiro e nem tempo pra gastar com coisas fúteis, tipo... customização da genitália do seu personagem...? (tipo sério pra QUE isso existe??) E que preferem focar esses recursos em transmitir algum tipo de ideia ou sentimento como Katana Zero, Firewatch ou Outer Wilds. Eu falo isso porque é muito simples a abordagem do gênero cyberpunk como um todo, e engraçado o fato de um jogo criticar corporativismo e capitalismo sendo que foi lançado todo bugado só pelo dinheiro. Os personagens princiapis são legais como a Judy, Johnny, Takemura, Panam, e até que fazem você se prender no enredo, mas é nítido de que o resto dos personagens secundários não teve atenção nenhuma, o que eu sinceramente eu já não esperava e não ligaria que não tivesse, mas sabe, eles prometeram TUDO isso e eu de verdade não sei como esse tipo de mentira passa tão despercebida por milhões de pessoas. Inclusive, uma coisa que notei e queria comentar, é o tanto de cutscene no início do jogo, que na minha opinião parecia um pouco de enrolação pra não mostrar os problemas do jogo e gameplay mediana que ele tem e não dar o tempo de reembolso pra quem comprou por plataformas como a steam, que tem um tempo máximo de horas jogadas pra você pedir.
-Combate e IA
O combate é simples e enjoa bem fácil, parte do jogo só fica parecendo um looter-shooter, matar, pegar arma melhor, repetir. Nem tem tanta variedade de build, então nem parece um RPG direito e funções como hackear são bem simples. O stealth é clunky, não só pelas animações bugadas mas pela IA que simplesmente pode decidir que um boneco olhe pra trás do nada, ou que te veja mesmo sem estar olhando pra você, e outros bugs merdas que acontecem desse tipo. As modificações de corpo são legais por uns 20 minutos até você sentir a gameplay repetitiva de novo.
-Trilha sonora
Legalzinha.
-Considerações finais
Honestamente dá pra ver que a CD PROJEKT trabalhou e ainda tá trabalhando pra arrumar bastante desses problemas, mas mesmo assim eu acho que foi extremamente de má fé lançar o jogo no estado que tava, ainda mais por 200 reais, e o pior é que os executivos dessa empresa tão nadando no dinheiro e não sofreram nem 5% das consequências que deveriam ter sofrido por ter lançado um produto mentiroso. Não vale a pena gastar dinheiro e tempo nisso e foram raros os momentos que me diverti. Nada fora das missões principais ou as secundárias importantes é minimamente interessante, você só vai fazer pra arranjar dinheiro e comprar equipamento melhor pra usar nas principais ou pra ter que avançar nas principais e falar que é um RPG. O design do mundo é mid, não aproveita de verticalidade, as ruas são todas confusas e não é algo proposital da estética. Os finais são bem foda-se também. Enfim, não recomendo, joguei até o final só pela Judy e o Johnny porque de resto é bug e missões cheias de ação, explosões e eventos scriptados pra dar aquela dose de dopamina barata no seu cérebro. Veja a animação que é realmente boa e fique longe da bagunça de códigos de programação podre que isso é, e que chamam de "jogo". CD PROJEKT é overrated e foi ingenuidade minha esperar um jogo AAA como esse ser genuinamente divertido. Se alguém falar que esse jogo é bom é provavelmente porque ela não sabe que existem obras melhores e infelizmente se contenta com um lixo desses. Quanto mais as pessoas aceitarem e pagaram pelo lançamento desse tipo de produto, mais jogos desse tipo aparecerão e afundará ainda mais a qualidade da indústria como um todo. Se quem estiver lendo isso for jogar, eu imploro que baixe pirata.

Dark Souls 1 só que é melhor e é tipo o terceiro jogo da série ou algo do tipo

2020

Eu nunca vou conseguir expressar o quanto eu amo esse jogo.

This review contains spoilers

Recentemente tem sido muito difícil algum jogo prender minha atenção, esses últimos meses foram um verdadeiro inferno e entrar no meu pc pra jogar qualquer jogo que seja, fps, sandbox, puzzle, não trazia mais um sentimento de felicidade. Eu tinha até me esquecido que ia sair essa DLC e só fiquei sabendo por conta de um amigo meu.
Outer Wilds é de verdade o melhor jogo de exploração que eu já joguei, Firewatch e Omori tem atmosferas incríveis e é muito fácil você ficar preso querendo resolver o mistério que tem nesses jogos, mas Outer Wilds tem um espaço guardado bem no fundo do meu coração. Eu não sei se parte disso é porque eu sempre gostei desde pequeno de assuntos sobre o espaço, planetas e o universo, mas pilotar sua nave indo de um planeta a outro é uma experiência única.
No início do jogo dá até um pouco de medo de ser lançado no espaço assim logo de cara, mas o jogo te ensina todas as mecânicas básicas da gameplay no própio planeta que o jogo começa.
Aquele mundo por mais que bem pequeno parece ser cheio de vida de várias histórias que ainda há de explorar. Você fazer as próprias conexões entre os fatos e entender o que se passa nesse sistema solar é uma das coisas mais únicas que os jogos podem trazer. Não é simplesmente tu jogar um jogo da Rockstar e seguir tudo o que aquela maldita frase da missão fala pra fazer, "Pegue a carroça e estacione ela naquele lugar bem específico marcado no mapa".
Jogar a DLC foi mais interessante ainda, não só com mecânicas novas de resolver os enigmas, e de encontrar rolos de filmes pelo mapa, mas sim até no design dos lugares. Sério, quem jogou sabe o sentimento que é entrar no Desconhecido, navegar pelo rio, olhar pra cima e ver que o lugar que você está é em uma nave em forma de anel gigante. Dando a mesma vontade de explorar que você tinha no início da gameplay.
Eu achei bem interessante o jeito que a Mobius introduziu essa parte nova da história, sem interferir em nada na principal. Quando eu entrei no museu e vi a nova exibição da torre de rádio eu fiquei surpreso como aquilo foi sútil e inteligente ao invés de uma opção no menu do jogo escrito "Jogar Echoes of The Eye". O final continua o mesmo, ver a morte do universo depois de ter conhecimento das duas raças que visitaram esse sistema solar é triste mas ao mesmo tempo confortador
A minha única "crítica" é a direção estranha do mundo da simulação em que tem elementos de terror, sério eu tenho muito medo de qualquer coisa e passar por aquela parte foi horrível. Mas no fim a experiência foi incrível. Esqueci de falar também que a trilha sonora do jogo é sensacional.
Obrigado Mobius Digital pela obra-prima que é esse jogo.

"Twenty-eight years in that godforsaken Jungle. Killing soldiers wasn't so bad. I hardly remember it. But burning those villages, watching those naked peasants cry... I see it every day. It's not PTSD, it's the drug."