Veredito: Continua sendo o pior Zelda, mas mesmo assim é ótimo.

Link's Awakening está num momento curioso da história da franquia: saiu pouco depois do Zelda de Super Nintendo, 5 anos antes de Ocarina, foi o 1º Zelda portátil e - talvez o mais importante - foi um projeto paralelo de seus criadores, iniciado quase que só pela zuera da coisa, sem praticamente nenhum envolvimento do cara que inventou Zelda.

Link's Awakening é um Zelda descompromissado e despretensioso.

Essa é de longe sua maior qualidade, mas também é de onde surge a maioria dos seus problemas: várias armadilhas são baratas, alguns puzzles forçam um pouco a barra, e uma ou duas vezes eu corri o risco de me travar e quase precisei recomeçar tudo do zero. Sem contar que você não é exatamente um herói numa aventura épica pra salvar o reino, tu é só um náufrago preso numa ilha e tentando sair. E o mapa é consideravelmente pequeno. Jogo bem bacana como qualquer Zelda, mas comparando com o resto da série este é um dos mais fraquinhos.

Ao mesmo tempo, essa liberdade é justo o que dá o charme de LA, é justo de onde saem suas ideias mais legais. Ele faz umas coisas que (quase?) nenhum outro Zelda faz. Por que todo jogo precisa ser uma jornada épica? Por que todo mapa precisa ser imenso? Esquece isso, coloca aí animais falantes, personagens hilários e situações inusitadas no jogo. Por que tem aparições aleatórias de um monte de outras franquias da Nintendo, especialmente Mario, algumas necessárias pra avançar na história? Por que tem uma sidequest de tirar fotos divertidas? Porque sim, oras.

É essa lógica que permite você combinar itens para ter efeitos novos, que trouxe o primeiro (e mais divertido até agora) minijogo de pesca em Zelda, e que traz uma história meio melancólica e pessoal pra franquia pela 1ª vez. Alguns labirintos e chefes são ruins sim, mas quando eles são bons, eles são REALMENTE bons.

Nem todas as ideias novas deram certo, mas pelo menos eles puderam ter ideias novas. Não precisaram passar pela aprovação de 20 supervisores e ler 50 documentos só pra botar uma ideia legal num jogo legal.

É difícil de imaginar meia dúzia de gato pingado na Nintendo pegar hoje uma de suas franquias mais renomadas e fazer o que quiser com ela, sem levar nada muito a sério e sem ninguém ficar se metendo. Mas é uma pena. Por mais problemas que tenha, Link's Awakening experimentou coisas novas e muitas delas são super maneiras. E parece que isso só foi possível ali naquele momento: quando a galera tava fazendo o que queria, criando o jogo que estavam a fim, sem se preocupar com os milhões de dólares que precisam ser investidos nos mínimos detalhes pra botar qualquer coisa em prática.

Reviewed on Feb 06, 2024


21 Comments


2 months ago

"O pior Zelda" é um baita elogio, hahaha.

2 months ago

@lpslucasps
[Spirit Tracks entrou na sala de bate-papo]

2 months ago

Minha relação com essa franquia nunca foi boa mas todas as versões do Link's Awakening são as minhas aventuras favoritas da franquia, as músicas, os gráficos são bem bonitinhos e a parte que mais gostei foram as aparições de inimigos do Mario e do Anti Kirby, de longe o meu maior problema com esse jogo foram as últimas Dungueons que achei bem difícil ainda mais que eu não sou fã.

2 months ago

@Geno123 Já mandei o papo: Zelda 3D é bem diferente de 2D. Se tu curtiu LA e quiser conhecer melhor os 2D, vai pra A Link Between Worlds e Minish Cap. Confia no pai aqui.

2 months ago

Rapaz, tu acha esse pior que o Zelda 2? Hahaha

Entendo achar pior que o Zelda original, mas até do 2?

2 months ago

@lukehxh eu, particularmente, prefiro o zelda de CDI do que o 2. não ironicamente.

2 months ago

@lukehxh @ximitbaka Eu adoro Zelda II. :v

Vem pro pau quem discorda. ò.Ó

2 months ago

aeuheahuea não irei opinar pq joguei esse há muito tempo. só lembro que detestei. se fosse rejogar veria se saiu alguma hack rom que dá uma arrumada lol
"arrumar o quê se já é perfeito??"
PARE IMEDIATAMENTE

2 months ago

@ximitbaka Ah, tá longe de ser perfeito. Mas isso não me incomoda. Todo Zelda menos o Between Worlds tem defeitos.

2 months ago

Esse game é bem fraquinho mas eu adoro ele, joguei muito no meu finado DS. Eu ainda prefiro esse que o Zelda 2, sendo sincero.

2 months ago

O pior zelda ainda é melhor que 98% dos jogos

2 months ago

[Zelda 2 joined the chat]

2 months ago

@Shiham O Zelda II já tinha entrado na sala de bate-papo (quer dizer, aqui nos comentários) muito antes de você invocar ele, hahaha!

@Gaimm_ Normal. Gostar de Zelda II é uma opinião impopular já não é de hoje.

@Depper Olha, sou muito fã de Zelda mas acho que eu não chegaria ao extremo de dizer isso. XD

2 months ago

@CDX nunca zerei um zelda, só cheguei na metade desse ai que você fez review, mas só essa experiência que tive foi capaz de mostrar que a qualidade é muito alta

2 months ago

@Depper Pô, se um dia tu zerar e fizer review de algum, me marca então!

2 months ago

@CDX Joguei metade do LA e meia hora do Minish Cap, qual você me recomendaria?

2 months ago

Ainda preciso joga a versão original!! concordo em quase tudo levando a minha experiencia em partícula com o Remake, tirando os bosses, que são bem divertidos, pelo menos no Remake, a melancólica e o quanto esse jogo é corajoso, é o que mais me atrai para ele, ainda que seja um dos poucos Zelda que eu coringuei nas dungeons

2 months ago

@Depper Se tu gostou do que viu na meia hora inicial do Minish Cap, vai fundo dele. Se não gostou, recomendo o A Link Between Worlds. Se não gostar de nenhum dos dois, sugiro rejogar a mesma versão do Awakening que tu parou na metade. Se não gostar de nenhum dos 3, acho que Zelda 2D não é pra tu mesmo. =P

2 months ago

This comment was deleted

2 months ago

@Lipeli Nunca joguei o remake, só a versão DX, esta se bem me lembro foi minha 2ª partida dela. A 1ª foi quando descobri a emulação na pré-adolescência e agora foi no Nintendo Switch Online.

Lembrando que a DX também não é a original, ela foi lançada em 1998. A original não tem cor, foi lançada em 1993, e que eu saiba nunca foi oficialmente relançada. Pra jogar a original, só emulando ou nos consoles com suporte às fitas do GB tijolão.
Além da coragem e das condições únicas da sua época em que foi feito que você mencionou, uma coisa que eu curto muito nesse jogo é como ele é um jogo 100% novo e completo pro gameboy, e não um port de ALTTP ou outro.
E pra mim tá longe de pior Zelda.

1 month ago

@noventaporcento Mas se parar pra pensar isso era bem comum. Super Mario Land 2, Metroid 2, Kirby, Tetris, os Mega Man, Wario Land, até mesmo Pokémon. O GB era cheio de jogos novos.

O GBA é que foi um inferno nesse sentido. Esse sim ficou realmente superlotado de ports, vtnc. XD

E pô, eu deixei bem claro que não acho ele ruim. Só considero o pior Zelda porque a concorrência é muito pesada mesmo. =P