um ranking de castlevania

os jogos que eu joguei de castlevania (e bloodstained lol), na ordem do quanto eu gostei deles. eu gosto de simon's quest.

francamente o melhor classicvania já feito. BONITO. ATMOSFÉRICO. TRILHA ÓTIMA. NARRATIVA INTERESSANTE. MÚLTIPLOS CAMINHOS. TURBOGRAFX. VOCÊ PODE CONTROLAR UMA GAROTA QUE TEM AMIGUINHOS ANIMAIS QUE MATAM O DRÁCULA EM 30 SEGUNDOS. um amor de jogo
é o melhor dos igavanias. ótima exploração, ótimos chefes e uma história muito bem feita. é um sucessor à altura de symphony of the night, mesmo que não consiga superar a estética dele.
tecnicamente esse jogo é empatado com rondo of blood em termos do quanto eu gostei, mas acaba indo pra terceiro lugar por conta de umas quedinhas de qualidade que eu não senti em rondo ou aria. porém não se engane, esse jogo arrebenta E o redesign do Alucard deixa ele extremamente gostoso para mim, uma mulher lésbica. me deixa
a versão japonesa de Castlevania III: Dracula's Curse. além de superar a versão americana, o jogo em si é muito bom, evoluindo a dificuldade do castlevania original para algo mais metódico e menos injusto enquanto oferece caminhos novos e personagens extras, aumentando o fator de replay. um tanto impressionante a longevidade desse jogo.
symphony of the night pega muitas das ideias desse jogo e aplica elas de uma maneira mais competente, mas ainda assim, jogar simon's quest com qualquer tradução que não seja a original (e talvez com um guia ao lado caso se sinta perdido) é bem agradável quando você lembra que ele é basicamente tá tentando fazer um mundo aberto cheio de mistériozinhos e elementos de rpg ao mesmo tempo que mantém a gameplay de um jogo de plataforma. tudo isso dentro de um nintendinho. eu não me importo tanto com a dificuldade reduzida dos chefes. a vibe é bem gostosa e eu gosto de explorar o mundo com um carinha que controla da maneira que o simon controla! eu não gosto de como o jogo tira os seus corações quando você dá game over, considerando que eles são necessários para comprar itens, e também não curto muito o final do jogo ser tão dependente de quanto tempo você passou nele (algo que pune um pouco o jogador iniciante que quer explorar as coisas e não sabe exatamente pra onde ir) mas é um jogo que tenta algo completamente diferente e acerta em alguns aspectos. symphony of the night E rondo of blood possuem referências diretas e pegam de alguns elementos que foram introduzidos nesse jogo, então me incomodo um pouco quando pessoas tentam reduzir os méritos de simon's quest só porque viram um vídeo do angry videogame nerd onde ele claramente não gostou dele por não ser mais do platformer linear que o primeiro foi. apreciaria que as pessoas formassem as próprias opiniões ao invés de seguirem uma hivemind mas tudo bem. eu era assim quando eu tinha 15 anos então eu entendo.
espera. isso não é um castlevania haha. o que é isso. tira esse jogo daqui
é um bom classicvania que utiliza bem de máquinas modernas para ser mais intenso, colorido e vibrante. se o zangetsu base fosse mais divertido de controlar eu daria mais pontos pra ele, mas eu também fiz todas as rotas e o boss rush, então alguma coisa esse jogo fez certo.
eu gosto desse design que te incentiva a dançar um tango com seus inimigos para poder sair com vida. meio injusto de vez em quando mas tem seu charme. eu gosto dos controles dessa era.
uma tradução interessante dos elementos de exploração dos IGAvanias para 3D, mas a sua estrutura deixa o ato simples demais para eu querer fazer mais do que o mínimo possível. eu quase dropei ele múltiplas vezes e talvez eu drope ele ainda.
longe de ser o metroidvania mais fraco, mas longe de ser o metroidvania mais divertido também.
eu não gosto como as mudanças pra deixar o jogo mais difícil que a versão japonesa são tão preguiçosas. infelizmente acaba se encaixando naquele estereótipo de que jogos de nintendinho eram mais difíceis por serem estupidamente injustos, o que é algo que a versão japonesa consegue esquivar por ter um design parecido ao primeiro castlevania mas sem muitos momentos onde a sua morte parece ter sido mais culpa do jogo do que sua. a música dessa versão também é bem fraca devido ao chip dos cartuchos americanos ser mais ruim em comparação ao "disquete" do famicom disk system. considerando o quão acessível a tradução da versão japonesa é, eu recomendo você dar uma caçada nela (tosse tosse) ao invés de jogar essa versão.
remake do castlevania original para snes. não vou mentir achei esse feio e não senti muita vontade de jogar além da primeira fase
que porra é essa
metroidvania no piloto automático. me grudou um pouquinho mas me cuspiu fora bem rápido também.
port lixo de rondo of blood pra snes. já falei que é lixo?

3 Comments


5 months ago

Bloodlines abaixo de dracula X, é uma facada no meio corazón. Pelo visto você não jogou o aria e os de DS, para sua felicidade todos são uma puta melhoria em comparação com os antecessores de GBA e são mais aquém ao nível do symphony, especialmente na trilha sonora.

5 months ago

@Salaminho quer saber? eu fui muito dura com ele. ainda não sei se tanko muito mas abaixo de dracula x ainda é sacanagem

5 months ago

@Salaminho eu gostei do Bloodlines, não é um Metroidvania mas é um Classicvania dos que eu joguei.


Last updated: