Castlevania - Franquia Ranqueada

Como alguém bastante experiente na franquia, tendo zerado todos os games presentes aqui na lista, resolver fazer este índice catalogando assim todos os jogos de maneira ranqueada, do melhor para o pior, servindo também como um guia para novatos nesta série tão incrível! lembrando que tudo isto é baseado no meu gosto e minha experiência pessoal com a franquia.
;)

Castlevania: Aria of Sorrow
Castlevania: Aria of Sorrow
O ápice da franquia inteira para mim. Eleva a forma metroidvania para a sua versão mais sólida, polida e coesa, trazendo o melhor level design dentre todos os jogos, ótima trilha sonora e apresentação audiovisual e no geral o mais perfeitinho em tudo o que se propõe a fazer - muito por conta da sua sincera, curta e objetiva duração. É com certeza a melhor porta de entrada para os títulos metroidvanias.

1

Castlevania: Rondo of Blood
Castlevania: Rondo of Blood
Se 'Aria of Sorrow' é o ápice dos metroidvanias da franquia, 'Rondo of Blood' é o mesmo para os games no formato "classicvania". Dispõe de uma das melhores apresentações audiovisuais de qualquer jogo, com lindíssimos cenários e uma trilha sonora heavenly, já na primeira fase somos agraciados com a "divine bloodlines" que é um dos maiores feitos da história da humanidade. Apresenta uma curva de desafio bastante satisfatória e muito polido no posicionamento de inimigos e balanceamento de itens.

2

Castlevania: Symphony of the Night
Castlevania: Symphony of the Night
O que falar disto que alguém já não tenha falado? quero acrescentar o quanto isto envelheceu bem e mesmo sendo um jogo definidor para a criação de novo um gênero ainda se mantém como um dos melhores dele, quantos outros títulos de símia importância e experimentação dispõem deste mesmo status, hein?
A trilha sonora é minha favorita de qualquer mídia tais como as primorosas artes em pixels continuam sendo algumas das melhores que eu já vi, meu único problema são algumas áreas do segundo castelos que não receberam o polimento necessário se tornando ruins de se explorar além de algumas tracks se repetirem muito durante isso, provavelmente se acabasse no primeiro castelo estaria em primeiro aqui nesta lista.

3

Super Castlevania IV
Super Castlevania IV
Super Castlevania IV é impecável! Foi o primeiro a inovar a jogabilidade trazendo um chicote muito mais eficiente que pode ser atirado para todas as direções, servir como escudo para repelir projéteis e ainda ser manipulado livremente - irônico este ser o primeiro jogo em que a utilidade do chicote realmente faz sentido com o tipo de arma que ele é.
Este sublime remake do primeiro título originalmente lançado no NES, aposta em uma palheta de cores mais sombria e uma trilha sonora muito mais puxada para o dark experimental, criando uma ambientação e atmosfera mais pesadas que tornam este título um ponto fora da curva dentro da franquia, muito provavelmente meu título de ação favorito do Super Nintendo.

4

Castlevania: Lament of Innocence
Castlevania: Lament of Innocence
Tem muitos problemas.. é bastante repetitivo, não tem um bom looping de upgrade, o level design é bastante preguiçoso, é muito curto.. mas tenho um apego e carinho gigantesco por ele, que o fazem subir muitas posições para mim. Muito por ter sido o primeiro título que joguei no Playstation 2, ainda muito criança, e até hoje sua apresentação audiovisual me cativa bastante, tem uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, salas e áreas bastante atmosféricas, um combate que é satisfatório e acaba sendo uma boa representação do que seria um classicvania em 3D, ótimas e memoráveis lutas contra chefes, mas principalmente o melhor protagonista e melhor narrativa da timeline original.

5

Castlevania: Curse of Darkness
Castlevania: Curse of Darkness
Outro de valiosa importância pessoal. Curse melhora em quase tudo o que seu irmão mais velho do Playstation 2 tentou fazer: tem uma curva de upgrade muito melhor, implementando o maravilhoso sistema de crafting que é um dos mais funcionais e intuitivos que eu já vi em qualquer jogo, além do sistema de innocent devil que também é maravilhoso e lhe permite treinar e aprimorar criaturas encontradas durante a jornada tornando isso quase que como um "pokemon" dentro de Castlevania - estes dois sistemas se entrelaçam e trazem algum dos combates mais satisfatórios e experimentais que a franquia já teve.
Ao mesmo temo que falha no que o título anterior fazia tão bem, a apresentação audiovisual, trazendo alguns dos piores cenários da série inteira, com algumas das piores escolhas de palhetas de cor que você vai ver na vida. Em compensação, a trilha sonora segue impecável.

6

Castlevania: Order of Ecclesia
Castlevania: Order of Ecclesia
Tem todas as qualidades que um metroidvania precisa ter, o ponto de maior destaque para mim é louvável variedade na ambientação, trazendo diversos áreas foras do castelo principal muito interessantes e bem feitas. Em contrapartida, a curva de dificuldade as vezes é bastante repentina e desbalanceada, o que compromete alguns pontos da experiência, mas no geral é um título excelente e quase impecável.

7

Castlevania: The Dracula X Chronicles
Castlevania: The Dracula X Chronicles
Basicamente um remake do Rondo of Blood que tem todas as mesmas qualidades do jogo original mas com um estilo artístico inferior.

8

Castlevania: Lords of Shadow - Ultimate Edition
Castlevania: Lords of Shadow - Ultimate Edition
Recomendo MUITO ler minha análise deste jogo.
https://backloggd.com/u/cambalhoto/review/887667/

9

Akumajou Densetsu
Akumajou Densetsu
(Castlevania III versão japonesa)
Isso é anos luz melhor do que a versão americana, por anos eu achei que esse jogo era ruim porque desconhecia completamente a diferença entre as versões.
ANOS LUZ o melhor jogo do NES, o que melhor envelheceu e que apresenta um desafio bastante instigante e interessante, tem a mesma base do primeiro Castle mas com ideias de design mais estabelecidas, adição de 3 novos personagens jogáveis que melhoram drasticamente a gameplay criando uma interessante bifurcação de possibilidades e formas de jogar.

10

Castlevania: Bloodlines
Castlevania: Bloodlines
Simplesmente esqueça que John Morris existe, escolha Eric FUCKING Lecarde e aproveite uma das jogabilidades mais deliciosas de qualquer jogo de ação e plataforma do Megadrive. Tem alguns bullshits e não é tão coeso quanto o seu contemporâneo do Super Nintendo, mas assim ainda é um ótimo game e bastante subestimado.

11

Castlevania: Portrait of Ruin
Castlevania: Portrait of Ruin
É um bom metroidvania, tem algumas das qualidades do simphony mas em contrapartida compartilha também do seu pior defeito, uma segunda metade colocada ali para aumentar artificialmente a duração do jogo com um level design inferior a primeiro.

12

Castlevania: Lords of Shadow 2
Castlevania: Lords of Shadow 2
Ainda quero fazer uma análise grande e detalhada, mas simplesmente melhora tudo que já era bom no combate do antecessor, além de compartilhar das mesmas qualidades em questão de visual, atmosfera e estrutura. Entendo o descontentamento da maioria com relação a história e os personagens mas eu particularmente aprecio bastante os conceitos que foram trabalhados aqui, e o plot twist do final conseguiu me agradar bastante.
Contudo, ainda tem decisões de design muito esquisitas (você que jogou, sabe do que estou falando), algumas delas são até contraditórias e quebram a imersão do jogo, mesmo sendo em pouca quantidade.

13

Castlevania: Dawn of Sorrow
Castlevania: Dawn of Sorrow
Basicamente um 'downgrade of sorrow', já que ele é inferior em quase tudo que seu antecessor fazia.. porém, apresenta bons chefes e uma apresentação audiovisual magnífica, que seria aprimorada ainda mais nos próximos títulos do DS.

14

Castlevania II: Simon's Quest
Castlevania II: Simon's Quest
CALMA, LEIA ISSO:
https://backloggd.com/u/cambalhoto/review/870360/

15

Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD
Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD
Underrated.
Tem A MELHOR E MAIS INTERESSANTE NARRATIVA da franquia, é bem simples em tudo o que tenta fazer e até medíocre em alguns aspectos, mas nada que seja ofensivo ou incômodo como muita gente fala. Simplesmente a melhor versão que Dracula, Trevor, Simon e Alucard já tiveram na série.

16

Castlevania: Harmony of Dissonance
Castlevania: Harmony of Dissonance
Tem problemas técnicos, como um som terrível e obviamente não dispõe do mesmo valor de produção do seu tão aclamado sucessor (Aria of Sorrow), ainda que apresente um bom visual em compensação.
O maior problema aqui é o level design confuso, que chega a ser quase irracional as vezes e compromete muito da experiência de descobrimento disto aqui..
btw, MELHOR DASH DA FRANQUIA INTEIRA

17

Castlevania: The Adventure ReBirth
Castlevania: The Adventure ReBirth
ótimo remake, basicamente aprimora tudo que do jogo original lá do gameboy, mas ainda é incosistente e tem alguns desafios bullshits.

18

Castlevania: Legacy of Darkness
Castlevania: Legacy of Darkness
É muito melhor que seu anterior, mas os controles e movimentação envelheceram mal as fuck, quando se acostuma dá para jogar até o final e se divertir, mas o processo é duro e pouco recompensador.

19

Castlevania Chronicles
Castlevania Chronicles
A pura definição de medíocre: nem bom, nem ruim, medíocre.

20

Castlevania
Castlevania
Não envelheceu tão mal, as primeiras fases são toleráveis e até divertidinhas, a coisa fica horrível mesmo nas últimas, com os saltos de dificuldade mais imbecis que você vai ver na vida, e os chefes são péssimos.

21

Kid Dracula
Kid Dracula
cópia mal feita de megaman com chefes horríveis e level design podre, fuja!

22

Kid Dracula
Kid Dracula
cópia mal feita de megaman com chefes horríveis e level design podre, fuja! pt2

23

Castlevania: Circle of the Moon
Castlevania: Circle of the Moon
Esse jogo é horrível e não deveria existir, mais informações em:
https://backloggd.com/u/cambalhoto/review/663374/

24

Castlevania Legends
Castlevania Legends
Qualidades: primeiro jogo da série a ter uma protagonista feminina! (mesmo que não canônica)
Defeitos: todo o resto do jogo.

25

Castlevania
Castlevania
É um protótipo do legacy of darkness, tem um visual legal, mas é falho em todo o resto, praticamente injogável hoje em dia.

26

Castlevania: The Adventure
Castlevania: The Adventure
O visual monocromático tem o seu charme, e as músicas realmente são boas. De resto, é um dos jogos que foram espancados pelo envelhecimento: graças as limitações técnicas do hardware em que o jogo foi lançado, ele é absurdamente lento, parece que acontece em slow motion, de uma forma que se torna até genuinamente engraçada. Tem vários outros problemas, em especial o hitbox dos inimigos e dos obstáculos de cenários que são alguns dos piores que eu já vi em qualquer jogo, tem várias coisas aqui que são praticamente impossíveis de evitar por conta disso. A ausência dos clássicos sub-itens é outro problema gravíssimo, pois se junta com o super mal implementado sistema de upgrade de chicote - em que você coleta melhorias pelo mapa, estas que já não são grandes coisas, e as perde com apenas 1 ataque inimigo - e formam o pior combate dentre todos os 'classicvanias'. Por contas das péssimas mecânicas e escolhas de game design os chefes são patéticos também.. quase nada aqui é aproveitável, não é tão ruim quanto Haunted Castle ou o Vampire Killer de MSX mas é certamente um dos pontos mais baixos da franquia inteira.

27

Castlevania Judgment
Castlevania Judgment
O pior jogo de luta de todos os tempos, mas isso não seria um problema tão grande se basicamente não tivessem feito as piores representações de personagens clássicos da série, de uma maneira tão ofensiva que alguns designs aqui parecem terem sido tirados diretamente do deviantart, se você tiver filhos esconda isto deles!!!!!

28

Haunted Castle
Haunted Castle
basicamente o pior jogo da história da humanidade.

29

2 Comments


9 months ago

Esse cachorro da capa do Legacy of Darkness é feio que dói

9 months ago

Parece o meme do lobisomen pidão lá do twitter KKKKKKKKKKKKKK além do modelo 3D terrível do drácula lá no fundo..


Last updated: